RuiSoad
Banido
Dou-te o historial do meu.
Começando pelo motor, eu acho-o suficiente para os andamentos que EU (!) tenho com o carro. Mas para teres uma pequena noção, é um carro q em AE vai estabilizado nos 160 sem o menor problema e se meteres o pé a fundo responde com alguma celeridade. O motor aguenta-se muito bem, tem bastante pulmão, a título de exemplo faz a subida da A25 a caminho da Guarda a 155 sem vacilar. Mas como já referi numa série de intervenções, cada um sabe o q quer espremer de um motor. Acho q move o carro com a rapidez necessária e com algum esforço chega à sua velocidade máxima. Sempre sereno, sereno ...
Médias de combustível entre o muito bom e o aceitável, costumam andar entre os 5.5 e os 5.8 (de computador de bordo). Em uma centena de kms a velocidades obscenas em AE ( de 170 para cima ...) marcou-me 6.8l/100.
Problemas mecânicos, teve um tubo roto e um sensor de pressão do turbo pifado, ambos resolvidos na garantia.
A nível de interior, se conheces o historia da marca, esquece-o, pois o 407 foi um passo de gigante em termos qualitativos (na marca). Num carro com 110.000kms, q passa por todo o tipo de estradas imagináveis (e já quase fez de jipe), nem meia dúzia de ruídos parasitas tem. Os materiais parecem estar a aguentar-se bem, ainda q o rebordo dos comandos dos vidros da porta do condutor se risque facilmente (é um plástico com toque aveludado). Os comandos não têm ganho folgas e tudo parece bem sólido. A insonorização é muito boa.
A consola é de fácil habituação pois poucos são os botões q se usam no dia-a-dia, e é bastante prático esvaziar os bolsos no seu interior.
O conforto é muito elevado (até pela utilização dos comandos, bastante amortecidos) só acho q os bancos poderiam ser ligeiramente mais firmes, de preferência nas laterais, e o veludo é muito quente. Os sistemas de elevação, inclinação e apoio lombar não são dignos de um carro deste segmento. O banco do condutor ainda mantém a forma, apesar de eu não ser propriamente levezinho ...
O espaço é suficiente, excelente largura mas peca no espaço para pernas traseiro.
A electrónica deu um ou outro problema pontual (má ligação num farol traseiro, o écran central sofre muito com o calor perdendo definição, a abertura eléctrica da mala pifou uma vez), o rádio é de qualidade mediana e as colunas de péssima qualidade. O AC podia ser mais potente mas é eficaz.
Passando para o comportamento, apesar da inércia de um carro de 1500kgs, é extremamente eficaz. Tem uma tracção fabulosa, curva extremamente bem e "atirá-lo" de curva em curva revela uma enorme fluidez devido à suspensão evoluída. A direcção é directa e precisa, mas um bocado abafada. O ESP dá alguma liberdade à traseira mas quando actua é um bocado bruto.
Novamente a inércia é o calcanhar de aquiles em subidas, pois é preciso acelerar um bocado para arrancar com convicção, até ele ganhar rotação. A dianteira não gosta de passeios e descidas, por ser demasiado longa para lá do eixo.
É um excelente complemento para todo e qualquer tipo de estrada, ainda hoje continuo a gostar dele e a recomendá-lo. Se bem q os seus concorrentes têm evoluído a olhos vistos, considero q o carro ainda consegue dar luta no seu segmento.
Para não me estar a alongar e a dar uma de completo fanático ([]), se precisares de mais algum esclarecimento (manutenção, etc), está à vontade para perguntar.
um pouco OFFTOPIC mas este post espelha bem um cliente satisfeito que tem tido sorte com o produto que comprou, se formos á Secção Boxes um simples correia partida é o suficiente para termos um post completamente oposto.
Quanto ao post, reitero o que foi dito. Depois lá está o motor depende de cada um.