Tópico sobre cães.

Eu continuo a achar que isto de cão e apartamento não conjugam, é um mito... A minha casa tem quintal, e é aí que está a São Bernardo, mas o meu dobermann vive dentro de casa... por opção nossa.
Só consigo entender esta posição, se vier daquelas pessoas em que os sapatos ficam à porta de casa, não têm miudos pequenos, se andarem de meias imaculadamente brancas o dia todo, no fim do dia elas permanecem brancas, a todo o momento estão a tirar o grão de pó que caíu na mesa, etc, etc...
Mas como a minha casa não é museu, é para eu e a minha família vivermos em paz e sossego, eu tenho um cão em casa...

Eu continuo a achar que isto de cão e apartamento não conjugam, é um mito... A minha casa tem quintal, e é aí que está a São Bernardo, mas o meu dobermann vive dentro de casa... por opção nossa.
Só consigo entender esta posição, se vier daquelas pessoas em que os sapatos ficam à porta de casa, não têm miudos pequenos, se andarem de meias imaculadamente brancas o dia todo, no fim do dia elas permanecem brancas, a todo o momento estão a tirar o grão de pó que caíu na mesa, etc, etc...
Mas como a minha casa não é museu, é para eu e a minha família vivermos em paz e sossego, eu tenho um cão em casa...

eu quando tinha o meu cão, um epagniel do tibete, da linha do pequinois, ele lavava as patas cada x que ia à rua [:D] [:)] [:p] [:cool:] [;)]

Texuga, as coisas não são sempre branco/preto.
Na altura em que tive o cão, chegava a estar fora de casa (por motivos profissionais) 14h a 15h seguidas. Sendo o meu filho bebé, decerto compreenderás que não era exequível a minha esposa ir com a criança levar o cão à rua ás 22/23h. Moral da história, o cão ficava esse tempo todo em casa e garanto-te que não fazia nada em casa. Não era uma situação razoável, principalmente do ponto de vista do animal, e que poderia vir a trazer-lhe problemas de saúde (experimenta estar vários dias com espaços de 15/16h sem ires à casa de banho e vais ver que não deve ser muito agradável).

Texuga, as coisas não são sempre branco/preto.
Na altura em que tive o cão, chegava a estar fora de casa (por motivos profissionais) 14h a 15h seguidas. Sendo o meu filho bebé, decerto compreenderás que não era exequível a minha esposa ir com a criança levar o cão à rua ás 22/23h. Moral da história, o cão ficava esse tempo todo em casa e garanto-te que não fazia nada em casa. Não era uma situação razoável, principalmente do ponto de vista do animal, e que poderia vir a trazer-lhe problemas de saúde (experimenta estar vários dias com espaços de 15/16h sem ires à casa de banho e vais ver que não deve ser muito agradável).

Uma coisa é a nossa vida pessoal e as horas de ausência, e aí eu acho que nem em apartamento nem em vivenda se deve ter um cão. Outra muito diferente é o "eu não posso ter PORQUE vivo em apartamento", ponto. Percebes a diferença?[;)]

Uma coisa é a nossa vida pessoal e as horas de ausência, e aí eu acho que nem em apartamento nem em vivenda se deve ter um cão. Outra muito diferente é o "eu não posso ter PORQUE vivo em apartamento", ponto. Percebes a diferença?[;)]

Touché!
Completamente de acordo contigo.

Eu não tenho a casa imaculada nem tenho a mania das limpezas, vivo descontraidamente, mas para mim o lugar de um cão não é dentro de uma casa. Não é só por uma questão de higiene mas também de segregação de papeis e de espaços.

Por muito que goste dos meus cães que tenho e que já tive brinco e estou com eles no quintal/rua ou piso da garagem. Cozinha, sala, quartos, etc... sempre foram lugares proibidos a animais dentro de minha casa, isto para não termos a nossa vida condicionada por eles já que eles tem uma grande tendência para irem conquistando espaços a pouco e pouco. É certo que podem ser educados, mas todo esse processo é bastante mais complicado principalmente dentro de casa onde existem tantos estímulos e distracções extra.

E depois também há a questão da higiene que é relevante sim. O meu lab está agora na fase de mudar o pelo e aquilo é pelo por todo o lado ás paletes então se lhe faço festas e a seguir ele começa a correr fica uma nuvem de pelos para trás. Já para não falar nas brincadeiras na água ou lama que eles tanto gostam.

Eu não tenho a casa imaculada nem tenho a mania das limpezas, vivo descontraidamente, mas para mim o lugar de um cão não é dentro de uma casa. Não é só por uma questão de higiene mas também de segregação de papeis e de espaços.

Por muito que goste dos meus cães que tenho e que já tive brinco e estou com eles no quintal/rua ou piso da garagem. Cozinha, sala, quartos, etc... sempre foram lugares proibidos a animais dentro de minha casa, isto para não termos a nossa vida condicionada por eles já que eles tem uma grande tendência para irem conquistando espaços a pouco e pouco. É certo que podem ser educados, mas todo esse processo é bastante mais complicado principalmente dentro de casa onde existem tantos estímulos e distracções extra.

E depois também há a questão da higiene que é relevante sim. O meu lab está agora na fase de mudar o pelo e aquilo é pelo por todo o lado ás paletes então se lhe faço festas e a seguir ele começa a correr fica uma nuvem de pelos para trás. Já para não falar nas brincadeiras na água ou lama que eles tanto gostam.

O meu dobermann respeita os espaços, ele não vai para os quartos por exemplo, e não preciso de fechar as portas... já os gatos...:sh) Esses sim, são o diabo em forma de bicho:sh)...

Nem de propósito... há uns dias recebi o seguinte email:

AVISO - Pra quem visitar a minha casa:

Preste Atenção!!!

Se não quiser ser recebido por patas e rabinho “dançante”, não entre... porque um cão vive aqui.
Se não gosta de nariz gelado e língua molhada, não entre... porque um cão vive aqui.
Se não quiser tropeçar nos brinquedos espalhados, não entre... porque um cão vive aqui.
Se acha que uma casa deve estar sempre cheirando a perfume, não entre... porque um cão vive aqui.
Mas se não se importa com nada disso, você será muito bem recebido em meu lar e muito amado também...

1. Seja bem-vindo.

2. Lembre-se de que meu cachorro vive aqui. Você não.

3. Se você não quer pêlos de cachorro em suas roupas, fique longe dos móveis.

4. Sim, os cachorros têm hábitos desagradáveis. Eu também, assim como você. E daí?!

5. CLARO que ele cheira a cachorro. Já percebeu como nós, humanos, cheiramos ao final de um dia de trabalho? Coloque-se no lugar de alguém que tem um olfacto 400 vezes mais sensível que o seu e sempre o receberá com explosões de carinho no retorno ao lar.

6. É da natureza dele tentar cheirar você. Por favor, sinta-se à vontade para cheirá-lo também.

7. Se existisse algum risco do cachorro mordê-lo, eu não o deixaria se aproximar de você. Porém, não posso impedi-lo de responder a agressões, as quais podem ocorrer até em pensamento, seja para com ele, seja para comigo a quem devota fidelidade. Os cachorros percebem, tenha certeza.

8. Você já tentou beijar alguém e recebeu em troca um empurrão? Se um cachorro tentar lambê-lo é porque aprova sua presença e quer demonstrar isso carinhosamente a você; e lembre-se que cachorros não mentem ou fingem.

9. Aqui cachorro recebe devidos cuidados veterinários, alimentação sadia e cuidados higiénicos. Sua companhia é altamente recomendada pelos médicos, e a maioria das doenças que contraímos ao longo da vida com certeza nos são transmitidas por outros humanos.

10. Há diversas situações nas quais cachorros são preferíveis a pessoas. Afinal de contas, sempre podemos confiar inteiramente em sua fidelidade e sinceridade.

11. Para alguns ele é um simples cachorro. Para mim é um filho adoptivo que anda de 4 e não fala tão claramente. Eu não tenho problema em nenhum desses pontos. E você?

12. Volte sempre que quiser, pois será bem-vindo. Até pelo cachorro. Eles são mais sensíveis que nós, bastando se aproximar para distinguir com clareza verdadeiros amigos de pessoas falsas.

"Existem pessoas que não gostam de cães, estas, com certeza, nunca tiveram em sua vida um amigo de quatro patas. Ou, se tiveram, nunca olharam dentro daqueles olhos para perceber quem estava ali."

[;)]

Texuga eu não me importo com o cheiro deles, lambidelas, pelos (se bem que das últimas vezes que estive com ele tenho notado algumas dificuldades em respirar a seguir, o que pode significar que esteja a desenvolver uma alergia... [s)]), e até não me importo quando acabo de vestir uma roupa lavada e ele me recebe com uma patada cheia de lama nas calças acabadas de lavar e a seguir fica a olhar para mim a desafiar-me para a brincadeira.

Mas gosto de ter o meu espaço, como ele tem o dele. Ele sai, brinca, diverte-se mas no fim volta para o seu sítio e nunca volta infeliz, basta dizer-lhe "casota" e ele vai a correr e fica à espera que eu vá fechar o portão. Depois posso ir para a sala e sentar-me a ver um filme, ou ir almoçar/jantar tranquilamente na cozinha sem ter que andar sempre a afastá-lo ou tê-lo sempre ao meu lado a mendigar por atenção.

Pessoalmente acho que facilita bastante as coisas, até porque durante o dia, quando não estás em casa é impossível controla-lo.

Texuga eu não me importo com o cheiro deles, lambidelas, pelos (se bem que das últimas vezes que estive com ele tenho notado algumas dificuldades em respirar a seguir, o que pode significar que esteja a desenvolver uma alergia... [s)]), e até não me importo quando acabo de vestir uma roupa lavada e ele me recebe com uma patada cheia de lama nas calças acabadas de lavar e a seguir fica a olhar para mim a desafiar-me para a brincadeira.

Mas gosto de ter o meu espaço, como ele tem o dele. Ele sai, brinca, diverte-se mas no fim volta para o seu sítio e nunca volta infeliz, basta dizer-lhe "casota" e ele vai a correr e fica à espera que eu vá fechar o portão. Depois posso ir para a sala e sentar-me a ver um filme, ou ir almoçar/jantar tranquilamente na cozinha sem ter que andar sempre a afastá-lo ou tê-lo sempre ao meu lado a mendigar por atenção.

Pessoalmente acho que facilita bastante as coisas, até porque durante o dia, quando não estás em casa é impossível controla-lo.

Repara que o que estás a relatar é o comportamento de um cão de "rua", quando está em casa.
O meu cão, em casa, não mendiga atenção nem nos chateia nada... Quando estamos a ver TV, ele está na cama dele, no cantinho dele. O mesmo se passa quando estamos a jantar ou a almoçar, ele não chateia, anda calmamente pela casa, fica deitado no canto dele e nem se ouve.
Eu acho que é tudo uma questão de habituação, eles habituam-se a viver contigo, partilham e respeitam o teu espaço.
Já o mesmo não posso dizer dos gatos, que já me partiram metade das coisas que tinha em vidro e loiça pelas prateleiras da casa[8b]... Esses confesso que não sei educar:sh)...

Sera que cães e gatos se dão bem? [:D]

YouTube - Carinho sim... Sacanagem não!!!

Tens dúvidas?[:p]

DSC03859.jpg

E mais...
os_tres.jpg

Last edited:
Não tenho duvidas :)

Tenho a certeza que se dão bem, como há outros que se dão mal, é como tudo na vida.

Só achei foi imensa piada ao vídeo. [;)]

Só mais uma achega...

A foto não é só para ilustrar a cor do cão, é para ilustrar a cor, o tamanho, a morfologia no seu todo, desde o focinho às angulações das patas, o peso, os andamentos que não se vêm nas fotos, mas também são avaliados, os dentes, a linha dorsal, etc, etc...[;)]

Sim, a cor não é a única coisa a ser avaliada.

Apenas falei da cor por ser uma coisa que, à primeira vista, se assemelha ao meu cão, mais nada... [;)]

Já agora, esse Yorkie é macho ou fêmea?

Last edited:
Já que falaram do filme Marley&Eu, faço o meu comentário :P Li o Livro à cerca de dois anos e estou desejosa de ver o filme :D

É realmente uma história fascinante.

Quanto ao filme, ainda não vi mas quero ver. No entanto não me seduz assim tanto, pois não gostei do final onde eles não operam o cão por ser velho demais...:sh) É mais uma produção Hollywoodesca e pronto...

É fácil, para quem nunca passou pelo "mesmo"...ah e tal...(ACHO!)

Hã cerca de 11 anos atrás o meu cão com apenas 2 anos de idade, foi atropelado, o carro atingiu-o de frente.

Resultado, ficou gravemente ferido, esteve 1 semana nos "cuidados intensivos" e no final o veternário disse que o custo da operação chegava aos 500 contos, fora os cerca de 120 contos que pagámos por aquela semana e que o cão jamais ficaria igual, aliás que vivia sempre com dores, ainda mais quando fazia necessidades.

Perguntámos qual a melhor solução a dar, o veternário disse que se o cão fosse dele que o mandava abater, porque o estado era péssimo (mesmo com os ganhos que teria na operação, foi sincero).

Portanto o meu ponto de vista, sobre o final é perfeitamente compreensível (mas sendo um filme [;)], nada aconteceu ao cão)...

Back