Tópico sobre cães.

? Para mim isto é novidade, todos os cães que tive sempre tiveram na rua, mesmo em pequenos, numa casota com algo para os aquecer. Nem nunca o veterinário disse que teriam de estar em casa em pequenos.

É um risco muito grande e um pouco inconsciente colocar um cachorro sem o plano de vacinação completo na rua, mas isto sou eu, que os considero como família. Também os podes prender com uma corrente toda a vida, e o veterinário certamente não te vai proibir.

Sabes o que é a Leishmaniose ? e a Leptospirose ? e a esgana ? e a gastroentrite ? e a dirofilariose ? etc.etc.

Last edited:
É um risco muito grande e um pouco inconsciente colocar um cachorro sem o plano de vacinação completo na rua, mas isto sou eu, que os considero como família. Também os podes prender com uma corrente toda a vida, e o veterinário certamente não te vai proibir.

Uma coisa é andar com o cachorro pela rua em contato com outros cães sem o plano de vacinas. Agora nem deixar o cachorro no quintal de casa (devidamente protegido), sinceramente é exagerado, na minha opinião. Os cães não são uma flor de estufa.
Não percebo a comparação de ter um cão acorrentado com ter um cão no quintal de casa ...

Uma coisa é andar com o cachorro pela rua em contato com outros cães sem o plano de vacinas. Agora nem deixar o cachorro no quintal de casa (devidamente protegido), sinceramente é exagerado, na minha opinião. Os cães não são uma flor de estufa.
Não percebo a comparação de ter um cão acorrentado com ter um cão no quintal de casa ...

A leptospirose, a lechmaniose, a dirofilariose etc.etc. não são transmitidas por outros cães mas sim por "mosquitos" e ratos. Também não tens disso no quintal ? Qualquer das acima mencionadas são doenças que se não tratadas a tempo são mortais. Manda o bom senso que se tentem evitar, tanto pelo gasto em vets como pelo sofrimento do animal. Será que percebeste agora ?

Last edited:
Até porque um cachorro nunca deve ser desmamado antes dos 3 meses (este é o mínimo para que a mãe o possa também ensinar). Bom...é a minha opinião e de muitos...

Até porque um cachorro nunca deve ser desmamado antes dos 3 meses (este é o mínimo para que a mãe o possa também ensinar). Bom...é a minha opinião e de muitos...

Desmamado pode, retirá-lo do pé da mãe é que quanto mais tarde melhor (sim entre 2,5 e 3 meses é o ideal)

mas eu disse que me comprometia...o gato e o cao foram trazidos pelo irmao da rua, e ela aceitou...e nao aceita um cao que eu lhe disse que vai ser de porte pequeno?e que eu chorei banho e ranho que queria muito e que era um sonho para mim ter um cao?
foi bom isto ter acontecido pois fez-me reflectir sobre as pessoas que tenho à minha volta...morreram todos para mim la em casa, e a relacao com o meu sogro tambem ja nao vai ser a mesma...ate vou tratar de vender os meus abacateiros enxertados que ele está desde outubro do ano passado para os plantar...nao preciso de mais nada dele...vou agora la fora à rua deitar tudo para o esterco o alecrim, a camomila, as sementes de ameixa, e a hortela..mas aquilo tambem estava tudo em vaso ainda tudo muito pequeno mas sao menos coisas que ele se tem de ter ao trabalho de regar...so nao deito fora os vasos de semente de abacate que ja têm 1 ano porque isso vai ser plantado nem que seja num sitio qualquer da rua ou no meio da mata....um dia crescerao e ficarao uma arvore "publica" para quem passar na rua e assim contribuo para a florestação...mas os abacateiros enxertados vou ter mesmo de vender porque foram caros, acho que nao vai ser dificil vender
ups, ate me esquecia que tinha aloe vera que tambem queria tanto..nao ha problema,vou ja pegar no carro e plantar a aloe vera e as sementes de abacate num sitio ai qualquer e a natureza ha de fazer o seu trabalho..alias..vou é plantá-los no sitio onde eu nasci e vivi era o que mais faltava, aqui o que nao falta é pessoas com arvores que tem tanto fruto que ate deitam fora e nao dao nada a ninguem porque sao egoistas..
aqui nao planto nada de abacates e aloe veras..vou plantar é ao lado da minha casa num sitiiozinho la qualquer que ate tem zonas de mato

se já está em casa um gato e um cão cuida desses.

Ela aceitou os que foram trazidos pelo teu irmão, porque provavelmente gosta mais do teu irmão, é o filho preferido da tua mãe-

se já está em casa um gato e um cão cuida desses.

Ela aceitou os que foram trazidos pelo teu irmão, porque provavelmente gosta mais do teu irmão, é o filho preferido da tua mãe-

sim ela sempre teve algo contra mim, e mesmo hoje em dia nao sou a filha preferida dela...mas ela agora, muito sinceramente, nem que o meu irmao trouxesse,ela nao quer mesmo mais animais..digo isto com toda a certeza
é porque o ultimo cao que tivemos foi uma experiencia traumatizante,o cao tinha ataques epilepticos, sofremos todos muito..o cao teve internado 5 vezes
e o meu irmao mandou-o abater e os medicos concordaram.. eu sei que ha pessoas que nao se importam de ter animais em casa, mas a minha mae importa-se e é daquelas que gosta ver tudo limpo, nao gosta de ver os pêlos do gato nas camas e as portas arranhadas

mas eu muito sincermanete fiquei triste de nao me terem deixado ficar com o cao...ja chorei muito hoje,deitei tudo cá para fora....e so depois de ter chorado tudo consegui ficar com os pes assentes na terra, e por isso pedi desculpa a todos porque disse coisas hporriveis à minha familia e a vida é curta demais para ficar chateada com coisas parvas e estar a deixar os outros tambem tristes...se nao tenho agora um cao tenho um dia mais tarde....
entretanto gastei dinheiro com a transportadora e a trela mas pronto, fica para um caozinho que venha vir a ter um dia

so tenho é inveja de voces que têm o privilegio de ter um cao..eu gosto muito de gatos, mas eu com o meu cao...senti um amor mais forte por ele....os animais sao uma grande companhia e so dao mais amor e alegria à nossa vida...entao o cachorrinho que eu tive, que doce aquele cao era...mas pronto teve a infellicidade de ter nascido epileptico..a epilpesia dele era muito grave..nem com medicmanetos aquilo controlava

tenho saudades de lhe dar abraços, os abraços que lhe dava sabiam me tao bem..eu adorava aquele cao

Last edited:
IMG_1323.jpg - Click image for larger version  Name:	IMG_1323.jpg Size:	224.0 KB ID:	14326635

uma doçura como podem ver
e era um cao muito asseado e inteligente,nunca mijava em casa..quando queria ir à rua pedia

e o que ele corria? valha me deus...
eu quando o levava à rua atiravalha pedras para ele correr..ele ficava uns 20 minutos a correr de um lado para o outro,como se fosse uma flecha,sem sem se cansar..tinha uma energia...tambem porque era um cao novinho, ele tinha 4 anos quando morreu..o meu irmao tirou-o da rua em agosto de 2020, foi à vet e a vet disse que ele devia ter uns 5 meses...
mas houve uma vez que eu arrebentei mesmo com ele e ele ficou tao cansado que nem conseguia se levantar para caminhar..[:)]

Attachments

• IMG_1323.jpg
    IMG_1323.jpg
    224 KB · Views: 0
Last edited:
A leptospirose, a lechmaniose, a dirofilariose etc.etc. não são transmitidas por outros cães mas sim por "mosquitos" e ratos. Também não tens disso no quintal ? Qualquer das acima mencionadas são doenças que se não tratadas a tempo são mortais. Manda o bom senso que se tentem evitar, tanto pelo gasto em vets como pelo sofrimento do animal. Será que percebeste agora ?

É o teu ponto de vista, também não vou enfiar um cão dentro de casa a pensar em tudo de mal que pode acontecer. Há muitas formas de morrer sim, mas havendo condições para o ter num quintal é a minha opção.

É o teu ponto de vista, também não vou enfiar um cão dentro de casa a pensar em tudo de mal que pode acontecer. Há muitas formas de morrer sim, mas havendo condições para o ter num quintal é a minha opção.

Nao há pior cego do que aquele que não quer ver. Nunca disse para enfiar o cão em casa, disse sim, que até ter a vacinação completa é um grande risco para a carteira e para a saúde do animal. Começa a parecer-me que deves ser daqueles donos pouco preocupados com o bem estar do seu companheiro e que quando acontecem problemas, o abandono é a solução.

Nao há pior cego do que aquele que não quer ver. Nunca disse para enfiar o cão em casa, disse sim, que até ter a vacinação completa é um grande risco para a carteira e para a saúde do animal. Começa a parecer-me que deves ser daqueles donos pouco preocupados com o bem estar do seu companheiro e que quando acontecem problemas, o abandono é a solução.

Da mesma maneira que tu me pareces aquele tipico dono que sofoca os pobres animais e que eles nem cães conseguem ser com um mínimo de liberdade, quando possível.
Todas essas deduções só porque disse que nunca coloquei os cães dentro de casa quando cachorros e nunca o veterinário me disse que devia, ainda deste o triste exemplo dos cães acorrentados ... Epa demais ... Planos de vacinação completo, claro que é importante ter as vacinas, mas falas como se há 100 anos houvessem vacinas, não é por isso que os cães não estão cá, nem 8 nem 80.

O ser humano também cá anda e não é por isso que se deixam de vacinar as crianças. Epá quando um dia fores adulto talvez compreendas aquilo que quero dizer. Até lá boa noite e um queijo :rolleyes:

Girl92, tem paciência e daqui a algum tempo já conseguirás reunir condições para ter o teu cão.

Também não era razoável impor o cão às pessoas, nomeadamente à tua mãe.

Nessas questões deve imperar o bom senso.

Da mesma maneira que tu me pareces aquele tipico dono que sofoca os pobres animais e que eles nem cães conseguem ser com um mínimo de liberdade, quando possível.
Todas essas deduções só porque disse que nunca coloquei os cães dentro de casa quando cachorros e nunca o veterinário me disse que devia, ainda deste o triste exemplo dos cães acorrentados ... Epa demais ... Planos de vacinação completo, claro que é importante ter as vacinas, mas falas como se há 100 anos houvessem vacinas, não é por isso que os cães não estão cá, nem 8 nem 80.

Cães do século XXI é outra história [:D]

Os meus cães nunca entram dentro de casa, estão sempre no exterior, e é vê-los faça chuva ou faça sol (não neva mas seria igual) a dormir ao relento.

Mas também lá está, tenho preferência por cães adaptados e desenvolvidos durante séculos para essas condições, porque se fosse determinadas raças já teria de ter outros cuidados.

Neste momento tenho um serra da estrela com 13 anos.
​​​​​​

Cães do século XXI é outra história [:D]

Os meus cães nunca entram dentro de casa, estão sempre no exterior, e é vê-los faça chuva ou faça sol (não neva mas seria igual) a dormir ao relento.

Mas também lá está, tenho preferência por cães adaptados e desenvolvidos durante séculos para essas condições, porque se fosse determinadas raças já teria de ter outros cuidados.

Neste momento tenho um serra da estrela com 13 anos.
​​​​​​

Não há um certo nem um errado nestas coisas. Como referes há cães mais vocacionados para isso do que outros.

É porreiro quando os cães ainda são utilizados para o fim que foram desenvolvidos.

De qualquer forma permitir a entrada dos cães em casa (para quem vive em moradia, como será o caso) pode ser uma forma de desfrutar mais deles.

A relação entre donos e cães tem evoluído imenso com benefícios para ambos.

Não há um certo nem um errado nestas coisas. Como referes há cães mais vocacionados para isso do que outros.

É porreiro quando os cães ainda são utilizados para o fim que foram desenvolvidos.

De qualquer forma permitir a entrada dos cães em casa (para quem vive em moradia, como será o caso) pode ser uma forma de desfrutar mais deles.

A relação entre donos e cães tem evoluído imenso com benefícios para ambos.

O que referes no 2o parágrafo é algo ao qual dou bastante valor e infelizmente vai cada vez mais perder-se séculos de desenvolvimento e seleção funcional em detrimento de concursos de beleza e papéis de puridade.

Basta olhar o nosso património de raças, todas eles têm seleção funcional, mas vamos ver onde o caminho nos vai levar daqui a umas décadas.

Não sei se a relação entre cão e pessoa tem evoluído nos últimos anos, eu acho até que tem regredido...cada vez mais se confunde um cão com uma pessoa, e cão é cão, pessoa é pessoa.

girl92 já te "conheço" há muito tempo aqui pelo fórum.

Deduzo que tenhas perto de 30 anos pelo que:

1) no teu lugar ficava com o cão, já és maior e vacinada e divides as despesas da casa.

2) aproveitava a não aprovação e sairia de casa e tornar-me-ia independente.
Trabalhas e tens um ordenado.

3) Ao voltares atrás na tua palavra não te vão levar a sério.

4) Passamos do 8 para o 80.
Que mal tem um cão dormir na casota? Que preciosismo, desde que tenha condições para quando o Inverno chegar!

girl92 já te "conheço" há muito tempo aqui pelo fórum.

Deduzo que tenhas perto de 30 anos pelo que:

1) no teu lugar ficava com o cão, já és maior e vacinada e divides as despesas da casa.

2) aproveitava a não aprovação e sairia de casa e tornar-me-ia independente.
Trabalhas e tens um ordenado.

3) Ao voltares atrás na tua palavra não te vão levar a sério.

4) Passamos do 8 para o 80.
Que mal tem um cão dormir na casota? Que preciosismo, desde que tenha condições para quando o Inverno chegar!

Talvez ela ainda não tenha condições para sair de casa.

Arrendar um apartamento ou quarto com um cão é muito mais difícil. Se forem mobilados, quase impossível.

Back