Tópico sobre cães.

Preciso de ajuda/aconselhamento/opiniões sobre a hipótese de vir a ter um cão!

Vivo num apartamento e penso que o principal problema/preocupação seja o facto dele passar parte do dia em casa sozinho 9h-18h.
Poderá em 2/3 dias da semana ter companhia durante pouco mais de 1h nesse período, mas nada 100% certo.
A juntar a isso, inicialmente e até se habituar estaria restringido a uma pequena varanda fechada (3 m2), onde teria a cama, comida, água e brinquedos. Depois de crescer e habituar a controlar-se (urina e fezes) terá a casa toda para ele... se não for destruidor! [:)]

Os passeios matinais e do fim do dia à partida consigo/tenho que cumprir... acho que fico com pouco tempo para discipliná-lo!
Preocupa-me o facto de até ter mais de 5/6 meses, lhe acontecer alguma coisa no nosso período de ausência... :sh)

A raça já está escolhida e não há volta a dar... é um São Bernardo!

A resposta é NÃO. O que pus a bold são incompatibilidades, não só por ser um SB, mas por ser um "cão". Agora um São Bernardo em apartamento é impensável, a não ser que tenhas um especial prazer em viver no meio de pêlos e baba, e numa varanda, jamais, seja um SB ou um chihuahua.

A resposta é NÃO. O que pus a bold são incompatibilidades, não só por ser um SB, mas por ser um "cão". Agora um São Bernardo em apartamento é impensável, a não ser que tenhas um especial prazer em viver no meio de pêlos e baba, e numa varanda, jamais, seja um SB ou um chihuahua.

Eheheh! Estava na brincadeira relativamente à raça! [:D][;)]

A raça escolhida é um West Highland White Terrier (aka westie):

Vivo num apartamento e penso que o principal problema/preocupação seja o facto dele passar parte do dia em casa sozinho 9h-18h.
Poderá em 2/3 dias da semana ter companhia durante pouco mais de 1h nesse período, mas nada 100% certo.
A juntar a isso, inicialmente e até se habituar estaria restringido a uma pequena varanda fechada (3 m2), onde teria a cama, comida, água e brinquedos. Depois de crescer e habituar a controlar-se (urina e fezes) terá a casa toda para ele... se não for destruidor! [:)]

Os passeios matinais e do fim do dia à partida consigo/tenho que cumprir... acho que fico com pouco tempo para discipliná-lo!
Preocupa-me o facto de até ter mais de 5/6 meses, lhe acontecer alguma coisa no nosso período de ausência... :sh)

Arranja um gato! [:D]

Last edited:
Arranja um gato! [:D]

Gatos não gostamos... :sh)

Originalmente Colocado por Texuga

Obviamente a parte da varanda seria, tal como disse, no período em que não está ninguém em casa e até ele controlar as suas necessidades fisiológicas... estou no entanto ciente que não será uma situação benéfica para o cão a curto prazo (6/8 meses)!

A minha irmã tem uma Westie num apartamento e vai de manhã, ao almoço e à noite com ela à rua. Em vez da varanda, escolhe outra divisão da casa.
Nomeadamente cozinha deixando as coisas que ela pode estragar longe do seu alcance.
Na varanda nunca porque fica exposta aos elementos, seja frio, calor, chuva, vento... Ou a varanda é fechada? Mas mesmo assim 3m2 é muito pouco para qualquer cão.

Eu tinha um chihuahua de pêlo curto. Fui buscá-lo com cerca de 2 meses. No dia que ele fez os 7 meses, fui a uma exposição de cães em São João das Lampas e estava a falar com um senhor que levava uns quantos a concurso. Conversa puxa conversa, viemos a descobrir que ele tinha lá um irmão da mesma ninhada do meu. Resultado e explicando o "tinha" inicial, agora tenho dois chihuahuas... Que por acaso amanhã fazem um ano!
WP_000257.jpg

Eu tinha um chihuahua de pêlo curto. Fui buscá-lo com cerca de 2 meses. No dia que ele fez os 7 meses, fui a uma exposição de cães em São João das Lampas e estava a falar com um senhor que levava uns quantos a concurso. Conversa puxa conversa, viemos a descobrir que ele tinha lá um irmão da mesma ninhada do meu. Resultado e explicando o "tinha" inicial, agora tenho dois chihuahuas... Que por acaso amanhã fazem um ano!
View attachment 111301

Levaste um chihuahua para uma exposição de cães? :sh)

Sim. Era ao ar livre. Era um concurso. E por estranho que pareça, entrei com um e saí com dois. A multiplicação do Chihuahua!!! Entretanto já sei onde anda o terceiro irmão da ninhada. LOP's seguidinhos. Mas dois já me chegam para fazer trânsito lá em casa. Quando lhes dá para correr, um atrás do outro, tenho que ter cuidado para não ser atropelado.:sh)

Um São Bernardo, para um apartamento ???

Não digo que seja impossível mas tenho a impressão que não será o melhor ambiente para o tipo de raça e mais ainda para as condições que impões. É certo que com educação e muita paciência se educa o animal mas um cão será sempre um cão.

Fazias melhor em adoptar um cão sénior. O seu temperamento é geralmente mais calmo e já estão bem ensinados no que toca a higiene e habituados a viver dentro de casa na maioria dos casos.

DeCeIi, mas o Levezinho já disse que estava na brincadeira quanto à raça. Não é um São Bernardo mas sim um West Highland Terrier.

Gatos não gostamos... :sh)

Obviamente a parte da varanda seria, tal como disse, no período em que não está ninguém em casa e até ele controlar as suas necessidades fisiológicas... estou no entanto ciente que não será uma situação benéfica para o cão a curto prazo (6/8 meses)!

Pelos teus posts, já deu para ver que estás decidido. Mas, infelizmente, é um erro. O ideal era um gato ou como não gostam de gatos, um cão pequeno/médio. Não é impossível ter um São Bernardo em apartamento, pelo contrário, mas não é recomendado e se o cão apresentar níveis altos de stress, vais ter muitos problemas e de difícil resolução...

Posto isto, pergunto-te: Que experiência tens com cães?

Já editei o meu post inicial para não haver mais enganos relativamente à raça. O cão é um westie e não um São Bernardo, a marquise é fechada e com o chão em soalho flutuante e são uns 3,5m2 disponiveis.

Não está nada decidido, muito pelo contrário!
A minha experiência canina resume-se a algumas tardes, manhãs e dias passados com o "ex" cão da minha esposa (ficou na casa dos meus sogros quando casamos e é um pitbull).
A experiência da minha esposa é muito maior dado que sempre teve cães desde pequenina.

Já editei o meu post inicial para não haver mais enganos relativamente à raça. O cão é um westie e não um São Bernardo, a marquise é fechada e com o chão em soalho flutuante e são uns 3,5m2 disponiveis.

Não está nada decidido, muito pelo contrário!
A minha experiência canina resume-se a algumas tardes, manhãs e dias passados com o "ex" cão da minha esposa (ficou na casa dos meus sogros quando casamos e é um pitbull).
A experiência da minha esposa é muito maior dado que sempre teve cães desde pequenina.

Então peço-te desculpa pelo meu lapso! E, se me permites, vou dar-te uns conselhos. Eu atirei-me quase de cabeça para um cão, tendo a confiança de que a minha namorada e a família dela sabiam tratar de cães (não estou, com isto, a dizer que a família da tua mulher não tem, estou a falar do meu caso). Mas foi um erro. Devia ter-me informado mais e melhor sobre cães. Eles tinham, e têm, uma visão demasiado comum do que é um cão. Não entendem coisas simples como ignorar a nossa cadela mal a vêm e só passado meia hora ou até ela se acalmar começarem a dar-lhe festas.

Lê livros sobre cães. Não um, mas vários, de autores diferentes. Pesquisa na net pelas características dessa raça (que confesso não conhecer ao pormenor) e pelos potenciais problemas que podem ocorrer. Há coisas que são genéricas, há outras que dependem da raça e há outras que dependem dos donos, da forma como educam os cães. A grande maioria dos problemas decorre deste último "pormaior"...

Posto isto, do que aprendi tardiamente, as coisas mais importantes são disciplina e passeios. Não os passeios para xixi/cocó-casa de 10/15 minutos, mas sim passeios para o cão socializar, distrair-se da rotina de estar em casa e esgotar a energia (há cães que precisam de horas e outros que em uma hora estão "despachados"). Um cão com a mente limpa é um cão pacífico e geralmente sem propensão a problemas. Normalmente as pessoas que se queixam que o cão roi tudo em casa são as mesmas que não os passeiam...

Falem com o criador, se forem comprar o cão, e escolham um cão da ninhada que aparente ter baixos níveis energéticos. Isto porque, assim, terá pouca tendência a tornar-se dominante. Vais passar a ter uma matilha em casa e tu e a tua mulher têm, obrigatoriamente, de ser os líderes. Senão vão surgir problemas, graves, mesmo tratando-se de um cão pequeno.

Há certamente mais conselhos que te podem ajudar, mas é por isso que também recomendo a leitura de vários livros. Não me recordo de muito mais coisas, neste momento. Espero que tenha ajudado. [;)]

Cão fechado em casa, sozinho, meses e meses, mais tarde ou mais cedo acaba abandonado em canil. Para evitar isso, arranja um gato ou um dálmata de loiça...

Cão fechado em casa, sozinho, meses e meses, mais tarde ou mais cedo acaba abandonado em canil. Para evitar isso, arranja um gato ou um dálmata de loiça...

Epá vocês são tão dramáticos!
Então mas agora para ter um cão é preciso deixar o emprego e arranjar uma casa no campo ou quê?? Ganhem juízo!
Há cães que se dão bem em apartamentos, outros não.
Há uns meses vim aqui pedir opinião por estar a pensar comprar um bull terrier e não saber muito sobre a raça, fui aconselhado a não o fazer, mas comprei na mesma, e ali está a minha cadela super feliz e eu também.
Não pensem sempre o pior das pessoas, porque nem sempre é assim! O que vocês conseguem com tanto medo que metem nas pessoas é que elas não liguem às vossas opiniões, quando até podem ter razão (foi o que fiz, porque percebi que havia aqui muito exagero...)
E para quem diz compra antes um gato..........:sh) Os gatos precisam bem mais de andar na rua todo o dia do que um cão, ao cão basta-lhe a companhia do dono, e passeios constantes, já um gato precisa de horas na rua todos os dias.

Então mas agora para ter um cão é preciso deixar o emprego e arranjar uma casa no campo ou quê?? Ganhem juízo!
Há uns meses vim aqui pedir opinião por estar a pensar comprar um bull terrier e não saber muito sobre a raça, fui aconselhado a não o fazer, mas comprei na mesma, e ali está a minha cadela super feliz e eu também.
Não pensem sempre o pior das pessoas, porque nem sempre é assim! O que vocês conseguem com tanto medo que metem nas pessoas é que elas não liguem às vossas opiniões, quando até podem ter razão (foi o que fiz, porque percebi que havia aqui muito exagero...)
E para quem diz compra antes um gato..........:sh) Os gatos precisam bem mais de andar na rua todo o dia do que um cão, ao cão basta-lhe a companhia do dono, e passeios constantes, já um gato precisa de horas na rua todos os dias.

E fotos do Bull Terrier?

Obrigado a todos pelas opiniões!

Relativamente à raça, já li muita coisa disponível na internet. Ao que parece é um cão pequeno, mas que tem que despender energia como se de um cão grande tratasse. É algo teimoso (a origem do nome Ideafix) não aceita muito bem ordens... curiosamente dizem que é um bom cão para se ter dentro de casa. Sociável, gosta ser o centro das atenções e tem que ser tosquiado no mínimo 2x por ano e escovado regularmente!
Não é cão que coma muito.

Gostei muito de ler o que o GansoLFM escreveu, quase me fez lembrar o Cesar Millan (o Encantado de cães do qual sou telespectador assíduo) [:cool:].
A minha esposa e família também tem muitas coisas que referiste, comparativamente à tua namorada e família. [:D]

Relativamente ao cão ir para o canil isso nunca seria possível por vários motivos que nem vou estar a explicar. [;)]

Tenho que pensar bem nisto com a minha esposa!

Há algum site "credível" para consultar criador de cães? Vi este:

Cachorros West Highland White Terrier para venda

e enviei vários pedidos de informação por email ontem, apenas me respondeu um tal de jopet a dizer:

Boa tarde,

O preço dos cachorrinhos é 350€ e têm cerca de 2 meses. De momento, não tenho para entrega só daqui a 15 dias.

Nem lhe tinha perguntado o preço :confused: e tinha-lhe feito mais 4 perguntas às quais não me respondeu.
Entretanto fui investigar e deparei-me com isto:

JOPET

O homem vende todas as raças e mais algumas! [:D]

Oi????????????
O que tu criticas nos exageros dos outros, critico-te eu no que referes em relação aos gatos..

Back