Topico Solidworks

hc80

New member
boas! tenho este programa já há algum tempo, mas n tenho mt tempo pra explorar melhor. entao é assim srs entendidos do solidworks 2006. queria fazer um movel para a minha sala. nd de mt complicado. agradecia, se me pudessem ajudar, como começar a fazer um sketch para o fazer. irei colocar uma foto pra dar a ideia do movel em questao. penso k este topico tbm será útil pra outros users.

vou aguardando pelas ajudas. e pode ser k nos ajudemos uns aos outros.

cumprimentos

2006121095855_Sem%20título.JPG

é mais ou menos isto

Last edited by a moderator:
quais os primeiros passos a dar? se puderem fazer print screens será mais facil a compreensão da resposta. sei fazer umas brincadeiras. mas este tipo de projecto n faço a mínima por onde começar.

O solidworks aprende-se a trabalhar numa tarde. O mais fácil é pedires a alguém que saiba que perca 3h contigo. Um móvel desse género faz-se muito rápidamente. Eu não uso o solidworks mas já usei, agora uso CATIA, mas é tudo a mesma coisa.

pois, eu sei fazer outro tipo de peças k n este movel. consigo fazer o bloco por fora, mas akelas divisorias e prateleiras interiores etc n faço a minima como fazer. sei k haviam aqui membros k sabiam como.

Fazes 1º o esboço em papel dps fazes os componentes em "parts" no SW( tipo componentes do ikea...)
Depois fazes o assembly usanto mates. Vais ter alguma dificuldade de início por exemplo a prateleira tem um mate de distância com a base e uma aresta paralela a uma aresta da base. ( 2 mates para fixar portanto.

Se quisere sir ao pormenor do parafuso aí tb se faz mas levate muito mais tempo....

Aconselho-te a criares linhas de construção para facilitar os mates caso contário não é muito dificil te baralhares com os planos :)

citação:Originalmente colocada por hc80

pois, vcs falam, mas eu,... fico a saber o mesmo! lol

Ensinar Solidworks por aqui? Não acredites em milagres, cavalheiro.;) Procura tutorials e executa-os. Depois vem cá pedir dúvidas, que nós ajudamos.:) O help também é um grande amigo, se lido com cuidado. Foi assim que eu aprendi a mexer no Solid.;)

eu desenho-te o movel completo (com dobradiças e tudo) se me desenhares uma coisa deste genero:D
sequential-gearbox-selector-drum.jpg

(peça da direita)

agora a serio...

talvez seja melhor expores uma duvida especifica. tens dificuldade nos mates da assembly?
queres criar as dobradiças, pontos de apoio da prateleira, ou qqr coisa assim?

Eu penso que ele não sabe mesmo nada. Estes programas é preciso alguém perder uma tarde conosco a explicar os comandos e o que eles fazem. Depois a partir daí com a prática vai-se lá.

hmmm....

os tutorials dizem tudo. no "help" do SW2006 tens lá alguns exemplos explicados passo por passo para ficares a conhecer os comandos mais comuns.
para um movel destes basta o basico! fazer rectangulos, dimensionar, extrude...e dps mates.

Sim.. alguém perder uma tarde conosco ou fazer 2 ou 3 tutorials vais dar ao mesmo. Esse móvel não tem nenhuma dificuldade aparente.

eu sei. o meu problema so ta nas mates das divisorias interiores, da sempre erro. fala k o sketch esta aberto mas eu axo k tou a fazer td bem... qto ao parafuso acima indicado ainda n e pra mim!! lololol

eu n tenho os ficheiros e ajuda instalados. so tenho um pdf de modulacao de pecas avancadas. cerca de 140 pags, mas n tem nd a ver com o movel. tem mais a ver com esse parafuso acima, por assim dizer.

citação:Originalmente colocada por air

Sim.. alguém perder uma tarde conosco ou fazer 2 ou 3 tutorials vais dar ao mesmo. Esse móvel não tem nenhuma dificuldade aparente.
o prblm e so nas mates das div interiores. de resto ja ta tudo.

Back