Topico Solidworks

Eu comecei a usar catia por ser necessário numa cadeira.. antes usava o solidworks.. A animação no CATIA também não é fácil.. E ainda não domino como queria.. Também só aprendi as bases ontem à tarde.. Hehe

a gente comeca do zero certo? eu de inicio n percebia nd de solidworks. mas tbm so percebo a 40% ainda! falta explorar muito.

olha que perceber 40% de um programa destes é mesmo bastante... Eu catia se perceber 10/20% ja ficava feliz.. Hehe

tenho curiosidade em explorar o solid ao maximo. para o mes k vem vou tirar um curso completo k vai demorar uns meses. e ainda pra mais e a empresa que paga! lololol

2007126133532_flight%20case.JPG

isto e o k eu vou comecar a fazer nos proximos anos no solidworks. Pelo menos se correr tudo bem ira ser assim.

Last edited by a moderator:
Espero que tenhas sucesso... Eu gosto deste tipo de trabalho... Mas espero no futuro não recorrer tanto a ele.. Passado um tempo torna-se chato por ser um trabalho muito fechado.. Mas como futuro engenheiro mecânico e gostando deste tipo de projectos, devo vir a utilizar muito.

eu n acho chato pq as flight cases k se fabrica na empresa nao sao todas iguais. e depois pq da um certo prazer fazer a montagem das caixas 3D e saber que toda a linha de producao da fabrica vai estar de olho nos projectos que sairam da minha parte e de outro colega de trabalho. e que so trabalham pelo projecto em causa, n podem fugir a nenhum detalhe porque senao a finalizacao nao passa no controlo de qualidade. mas tambem e de grande responsabilidade pq se falhamos nos, falham os outros todos! e um risco que se corre. nao se podem fazer as coisas a pressa.

Tendo um objectivo não é nada chato é verdade. E dá gosto ver as coisas construídas "virtualmente". É um boa ajuda no projecto. Ás vezes ficava noite dentro e nem dava por ela.. Porque queria ver X componente desenhado.. Depois a parte da assemblagem é o mais giro.

Este ano para o meu projecto de fim de curso já perdi horas valentes a desenhar, e outras tantas a pensar na melhor forma de construção. Visto que parti do zero e é preciso pensar em vários pormenores ao mesmo tempo.

e precisamente ai onde queria chegar. a seca maior e na criacao de pecas pq n pode falhar nd. ja no assembly e totalmente diferente. e dp ha que brincar um bocadinho no edrawings tbm claro! lolol

Eu a vez que me senti mais feliz foi ontem com a animação.. Hehe ao tempo que queria fazer isso mas não sabia ninguém que me ensinaram.

eu aprendi um pouco com tutoriais e exemplos. o resto aprendi mexendo aki, ali e acola! agora vou aprender o avancado, mais contente irei estar. primeiro por saber que a empresa vai apostar em mim, dp pq e bastante bom para o curriculo profissional. mas eu costumo de dizer k primeiro comeca-se pelo basico, mas a meu entender aquilo de basico tem pouco,...

Estes programa-se começa-se a fazer algumas coisas bastante depressa. Eu com uma tarde em que me disseram os comandos e um ou outro exemplo comecei a fazer umas brincadeiras. Mas depois evoluir e dominar mesmo a sério estes programas só com formação e muito trabalho. A necessidade é que nos faz explorar o programa.

exactamente air, se n tivessemos necessidade n estariamos interessados. ate poderia ser por uma questão de curiosidade, mas é assim, são tantos programas deste género, que não teríamos o tempo todo pra matar a curiosidade! lol

Sim é mesmo isso. Eu quando precisei de fazer a cadeira que tratava disto escolhi a peça e depois pensei:"tou bem danado com um F grande". Mas depois comecei pelas peças mais simples, até chegar à mais complexa e não foi assim tão dificil. Exige apenas tempo, atenção e alguma imaginação da melhor estrategia.

Venho aqui relatar os meus primeiros passos no software Alibre (concorrente do solidworks)

Descobri hoje que há uma versão gratuita. Sim, totalmente free. É o Alibre Express.
É incrível mas nunca vi um programa gratuito com tanto potencial.

Recomendo a todos. O esquema é similar ao SW e tem tutorias para tudo e mais alguma coisa…

A versão livre está limitada a 25 parts mas de resto é totalmente funcional e estável…

Experimentem e digam qq coisa.
http://www.alibre.com/xpress/software/alibre-design-xpress.asp

untitled-1.jpg

neoxic só está mesmo limitada a 25 parts? Não há limite para acções em cada part? Mesmo assim para quem não é profissional serve e muito bem. Muitas PME's de certeza que resolvem os seus problemas com um programa assim!

citação:Originalmente colocada por air

neoxic só está mesmo limitada a 25 parts? Não há limite para acções em cada part? Mesmo assim para quem não é profissional serve e muito bem. Muitas PME's de certeza que resolvem os seus problemas com um programa assim!

Sim um assembly só pode ter 25 partes.
Mas já vi casos de empresas q compraram o SW ou ACAD que faziam a festa toda, mandavam foguetes, apanhavam as canas e ainda sobrava dinheiro com esse programa...

Back