Tópico Tesla - Novo Model S Plaid: 10 Junho

Tenho wallbox Tesla mas aquilo é configurar uma vez (pode ser com hotspot) e esquecer, se tiver rede dá um histórico de carregamentos (sessões) e tal, pode ser interessante se quiseres saber quem anda a carregar lá, mas não é essencial, basicamente pela app do carro é que controlas a corrente de carga,…
Sinceramente não ligo muito à WB, meti mais porque é bonita, fica bem na parede e é prática.

Ahhhh e a wallbox Tesla tem proteção diferencial interna, com proteção para a parte DC também, só isso acrescenta uma mais valia muito interessante na proteção elétrica, pelo preço a Wall Conector é grande bizz!!!

Yep, mas o carro tem muita energia DC e pode haver fuga para a instalação da casa, o carregador portátil que vem (ou vinha) com o carro não tem essa proteção, essa proteção pode ser efetuada usando um diferencial próprio no QE da garagem por exemplo.

Yep, mas o carro tem muita energia DC e pode haver fuga para a instalação da casa, o carregador portátil que vem (ou vinha) com o carro não tem essa proteção, essa proteção pode ser efetuada usando um diferencial próprio no QE da garagem por exemplo.

Como tens fuga para a rede da casa da parte DC se a unica coisa que ligas é por um equipamento AC?
As proteções de uma Wallbox protegem um circuito AC e tudo o que está para lá disso, seja num EVSE Tesla ou outro qualquer, um EVSE de 80 paus chinês tem todas essas proteções, até tem a proteção de terra, vê lá, não percebo o que queres dizer com isso, muito sinceramente. O diferencial do QE é obrigatório em todas as casa como deves saber...

Proteção AC à Terra. Um diferencial banal.

Just saying… se quiseres pergunta à IA se há alguma probabilidade de chegar corrente DC à casa e surpreende-te com a resposta.

Proteção AC à Terra. Um diferencial banal.

Just saying… se quiseres pergunta à IA se há alguma probabilidade de chegar corrente DC à casa e surpreende-te com a resposta.
A pergunta

"existe alguma prossibilidade de passagem de corrente dc da bateria de um carro para a rede de uma casa estando a carregar em ac?"

A resposta

"Não, não existe qualquer possibilidade de a corrente contínua (DC) da bateria de alta tensão de um carro elétrico passar diretamente para a rede de uma casa enquanto o veículo está a ser carregado em corrente alternada"

Era para me surpreender?

🤔 tens de alimentar inputs na tua IA… ainda está muito optimista. Usa outro…

Não é suposto acontecer, é até difícil ocorrer, mas é possível, e é para isso que as proteções existem. Para nunca servirem para nada até ao dia que sejam precisas.

Sim, teoricamente existe uma possibilidade, mas num carregamento AC normal de um carro elétrico é extremamente improvável que a tensão DC da bateria do carro chegue diretamente à instalação AC da casa.

O motivo é a arquitetura do carregamento:

Rede AC da casa → carregador de bordo (OBC) → bateria DC do carro

O carregador de bordo faz a conversão AC → DC e fica galvanicamente/eletronicamente separado da rede através da sua eletrónica de potência e isolamento.

Para a bateria HV do carro (tipicamente 300–800 V DC) aparecer na instalação AC, teria de existir uma falha muito anormal, por exemplo:

• falha de isolamento do carregador de bordo;
  • falha simultânea de componentes de potência e dos sistemas de proteção;
  • perfuração/defeito grave de isolamento entre o barramento DC e AC;
  • falha de um contactor/relé acompanhada de outras falhas;
  • instalação ou equipamento de carregamento defeituoso.

Além disso, os EVSE/OBC normalmente têm monitorização de corrente residual/DC e isolamento, precisamente para detetar condições desse género e interromper o carregamento.

Um ponto importante

Se a tua preocupação é “poder aparecer DC na instalação elétrica da casa enquanto o carro está a carregar em AC”, há uma distinção importante:

• Corrente DC de fuga muito pequena: pode teoricamente existir devido a eletrónica de potência/capacidades parasitas e é uma das razões para existirem proteções específicas.
  • A tensão DC da bateria (ex. 400 V) passar para os 230 V da casa: não é um funcionamento possível normal e exigiria uma falha grave.
  • DC suficiente para causar problemas num diferencial tipo AC: é uma questão diferente e pode acontecer em determinadas condições de falha, razão pela qual o carregamento de VE requer proteção adequada contra componentes DC.

Se me disseres que carregador/Wallbox tens e que carro estás a carregar, posso explicar exatamente quais são as barreiras de proteção entre a bateria HV e a rede de tua casa e se existe algum cenário plausível de fuga DC.

Os evse mais baratos não têm qualquer proteção contra corrente DC, bem como o carregador móvel Tesla, a wallbox tem!

O EVSe não precisa de ter essas proteções, o EVSE só serve para manuseares a ficha sempre sem tensão nos bornes, e mesmo assim têm montes de proteções, o meu Chinês no trabalho por vezes dá "power leak" a terra não é grande coisa, imagina se tivesse a corrente da bateria a vir para trás, até me batia. 😄

O carro tem todas as proteções, pergunta á tua IA se os EVs não protegem a ficha de carregamento AC contra o que dizes. ;)
O carro tem barreiras eletronicas, eletricas, mecânicas e até pirotecnicas para que não aconteçam falhas catastróficas dessas, mesmo no caso de um carro se incendiar o que tens mais são proteções dentro do proprio carro e da propria bateria.

Última edição:
[2017] Tesla Roadster mk2 ~1,000PS

UQjjzEt.png

Dinheiro não falta, está ligada a empresas de inovação tecnológica, já tem clientes financiadores,… julgo que racionalmente é de esperar qualquer coisa completamente fora da caixa, até porque os americanos é tudo menos racional…

Eu parece-me que vejo um drag car nesse leak, mas seja o que ele quiser xD

Voltar
Superior