Erro de avaliação...
O que disse foi muito claro. Mts toureiros erram o alvo, embora a maioria acerte. Acertem ou não, são ambos actos infelizes, pois magoam e incapacitam o animal, para divertimento de alguns.
Não preciso de pôr em causa o que cientificamente já está mais que provado que é o facto de os touros terem nervos.
Ninguém disse o contrário.
Tem nervos mas tb têm mecanismos de supresão de da dor que torna o Touro bravo um caso único, até ver, na classe dos mamíferos e é por isso que quem vai à praça não vê animal nenhum a sofrer.
Nem sequer vai lá para tal.
Para ver animais a sofrer as visitas guiadas a matadouros teriam um muito maior sucesso.
Bom diz que não prova nada cientificamente, mas no seu diálogo acha que quem não sabe da ciência do assunto fala muito com a emoção.Então é o que se passa consigo, mas a favor...
Engano seu.
Não tenho qq ligação com o mundo das corridas e em todos os meus 43 anos de idade devo ter ido a meia dúzia, se tanto.
Então se não prova ( pelo que diz), porque introduziu esses assuntos e veio desafiar quem é contra as touradas para provar ( cientificamente)o contrário?
Pode não ser da área, mas veio representar o ponto de vista de veterinários que lucram com a tourada ( sejam sérios ou não é irrelevante pois lucram na mesma), daí não se espante que alguém o viesse interrogar sobre o assunto porque tem conhecimentos para tal. E eu humildemente, embora tenha alguns conhecimentos, não sou especialista em touros especificamente ( e sinceramente nem me importo).
O que eu venho por em causa é esta maneira de discutir e de tratar um animal como se de um ser humano se tratasse.
A humanização dos animais ou das plantas é apenas emoção.
A emoção de quem olha para os animais como quasi seres humanos.
Não é a mesma coisa e se tivesse um bocadinho de atenção tb verificava que o referido veterinário NÂO LUCRA com as corridas.
É professor Universitário Catedrático de carreira e segundo afirma viu tantas corridas como eu.
Fez foi um trabalho científico sobre a capacidade de produção de "betaendorfinas", salvo erro, que torna as imagens humanizadas do toiro tão patéticas como colocar árvores a falar ou obrigar cavaleiros a andarem com cavalos às.... cavalitas.
Quanto à emoção, eu questiono-me será que a sociedade humana pode ver com razão e emoção em simultâneo? Se não houvesse emoção eramos uns robots... A emoção pode existir e a razão tb... E garanto-lhe que são esses sentimentos que surgem na mente, de quem conhece os animais e os respeita e ao ver estas coisas se indigna.
Eu percebo que não quer mudar ninguém, eu tb não quero, aqui apenas se discutem opiniões. Penso eu.
É o que estamos a fazer.
Mas como a maior parte das vezes, como se viu neste tópico, a emoção e as comparações absurdas imperam tentei puxar um bocadinho a Razão para cima.
Os fundamentalistas anti-touradas são CONTRA o uso de animais no circo, por exemplo, qd se aproximar a época natalícia repara no vegetariano Sr. Miguel da associação a.n.i.m.a.l.
Não se trata de terem más condições ou serem mal tratados.
São contra o uso para o trabalho de animais.
São mais uns que querem MUDAR o mundo e dar saltos e revoluções civilizacionais.
Desconfio de tal gente.
Não são só contra a caça ou pesca ou a morte de galinhas em aviários que já são comparadas a casos humanos na história do homem.
São contra corridas de cavalos, outro exemplo.
São mesmo contra o uso de animais como os outros machos bovinos "capados" para servirem de trator, como o TiZeDasCoives tão bem referiu.
O que eu digo é:
CUIDADO COM OS EXAGEROS.
O homem não é vegetariano nem o deverá ser.
Têm em minha opinião uma visão distorcida da realidade.
E acusam, sem conhecimento, pessoas que, pelo menos, merecem algum respeito.
Qt aos meus gostos pessoais, e para uqe fique registado, posso dizer-lhe que não acho piada nenhuma à tourada à Portuguesa.
Aprecio mais a Espanhola mas tem coisas que eu não entendo nem gosto.
Daí que não seja "consumidor de touradas".
Ao TiZeDasCoives: Olha que quem deita fogo tb costumam ser os pastores, para terem pastos bons no futuro....... dizem.