Toyota bate record "eléctrico" no Nordschleife

Bj40

New member

Este Record bem podia ser o record do metropolitano... É que o barulho, é tal e qual. [:vm)]

Uns chamam-lhe progresso outros uma ilusão, o futuro dirá quem tem razão.

Ainda assim são imagens interessantes.[:cool:]

Toyota com recorde "elétrico" do Nürburgring Nordschleife

A Toyota Motorsport detém a partir de ontem o recorde do circuito de Nürburgring Nordschleife em carros elétricos, com o seu TMG EV P001 a registar, nos lendários 20.832 km, 7m47.794s, batendo o anterior recorde de 9m1.338s. Utilizando dois motores elétricos, o TMG atinge uma velocidade máxima de 260km/h o que, combinado com o impressionante binário de 800Nm, permitiu um tempo ainda muito longe do recorde da pista, pertencente ao malogrado Stefan Bellof, em Porsche 956 de Grupo C, em 1983, 6m25.91s. Como curiosidade refira-se que o tempo agora alcançado coloca o TMG EV P001 ao nível, por exemplo, de carros como o Mercedes SLS AMG ou Audi R8 V10. Veja o vídeo.

Toyota com recorde "elétrico" do Nürburgring Nordschleife - Autosport.pt

Faz-me uma certa confusão chegar a uma curva e não ter velocidades para travar com o motor!!!

Já imaginaram o quanto de inseguro pode ser um carro electrico, há ali curvas que bastava uma redução e quase sempre usou o travão... bem, tem que ser uns bons travões pois imagino o esquentamento que aquilo levou!

Faz-me uma certa confusão chegar a uma curva e não ter velocidades para travar com o motor!!!

Já imaginaram o quanto de inseguro pode ser um carro electrico, há ali curvas que bastava uma redução e quase sempre usou o travão... bem, tem que ser uns bons travões pois imagino o esquentamento que aquilo levou!
O motor não é feito para travar.

Um carro que precise do motor para entrar numa curva precisa é de travões novos.

Eu quero ver é eléctricos de produção a fazer isto.

Que cena estranha, onde é que isto vai parar [:D] Mas é interessante [;)]

Tu provavelmente foste levado a essa questão apenas porque o barulho é continuo... existe um aumento quando se acelera e uma diminuição quando se desacelera. Não existem pelo menos 6 relações como num motor normal.

Mas por acaso até é ao contrário, a ideia é mesmo não travar com o motor. Numa caixa sequencial/manual robotizada uma redução é acompanhada por um ''blip'' no acelerador para que as rodas não bloqueiem, pelo que a travagem é virtualmente nula. Apenas passas de uma relação x em y RPM's para uma relação x-1 a y + ? RPM's, ou seja, rotações sempre mais altas em relação ao que estaria à mesma velocidade na relação seguinte. Mas isso nada têm a ver com travar o motor. Isso é sempre o que se quer evitar.

O mesmo para uma manual... correctamente nas reduções deverá haver ponta tacão, para que não exista qualquer bloqueio das rodas. Em situações em que o movimento não saia perfeito - coisa muito natural, já que estamos a falar de seres humanos e a movimentos que dificilmente saem sempre, sempre, sempre iguais - é que pode haver uma pequena redução da velocidade com o motor mas apenas como efeito colateral e negativo.

Essa questão pode ser aplicada mais no dia a dia e numa eventual situação de urgência em que exista uma falha de tudo o resto. Na pista... é tempo de sair ou fazer uma pausa [:D] Ou então mudar os travões.

Que cena estranha, onde é que isto vai parar [:D] Mas é interessante [;)]

Tu provavelmente foste levado a essa questão apenas porque o barulho é continuo... existe um aumento quando se acelera e uma diminuição quando se desacelera. Não existem pelo menos 6 relações como num motor normal.

Mas por acaso até é ao contrário, a ideia é mesmo não travar com o motor. Numa caixa sequencial/manual robotizada uma redução é acompanhada por um ''blip'' no acelerador para que as rodas não bloqueiem, pelo que a travagem é virtualmente nula. Apenas passas de uma relação x em y RPM's para uma relação x-1 a y + ? RPM's, ou seja, rotações sempre mais altas em relação ao que estaria à mesma velocidade na relação seguinte. Mas isso nada têm a ver com travar o motor. Isso é sempre o que se quer evitar.

O mesmo para uma manual... correctamente nas reduções deverá haver ponta tacão, para que não exista qualquer bloqueio das rodas. Em situações em que o movimento não saia perfeito - coisa muito natural, já que estamos a falar de seres humanos e a movimentos que dificilmente saem sempre, sempre, sempre iguais - é que pode haver uma pequena redução da velocidade com o motor mas apenas como efeito colateral e negativo.

Essa questão pode ser aplicada mais no dia a dia e numa eventual situação de urgência em que exista uma falha de tudo o resto. Na pista... é tempo de sair ou fazer uma pausa [:D] Ou então mudar os travões.
Obrigado pela explicação [;)]

O motor não é feito para travar.

Um carro que precise do motor para entrar numa curva precisa é de travões novos.

Eu quero ver é eléctricos de produção a fazer isto.
Experimenta abordar uma curva em 3ª velocidade por exemplo e depois em ponto morto.

Em ponto morto o carro vai embalado e com velocidade engrenada não, pois o carro electrico dá a sensação que vai sempre embalado quer acelere ou não!

eu até acho que os travões até são quase que esquecidos, porque num motor eléctrico a velocidade a que este gira depende da energia eléctrica que lhe dás, logo basta levantar um pouco o pé para abrandares

Q
.........

O mesmo para uma manual... correctamente nas reduções deverá haver ponta tacão, para que não exista qualquer bloqueio das rodas.
.......

Não concordo com isto.

Tu fazes ponta-tacão (ou "kick" electrónico no acelerador) para evitar que as rodas bloqueiem momentaneamente no preciso instante da redução. Isso é verdade.

Mas não invalida que "ultrapassado" esse momento, o motor sirva de travão ao próprio movimento. Parece-me lógico que trava e nos carros de competição não é assim tão pouco quanto isso (o motor cai de rotação muito mais rapidamente do que num carro de estrada)

Já aqui falaram da tracção e obviamente está relacionado. É totalmente diferente travar forte para uma curva com o carro desengatado (ou numa velocidade alta) ou fazer a mesma travagem "agarrado" a uma mudança que aproveite a cinética do motor para travar.

Não concordo com isto.

Tu fazes ponta-tacão (ou "kick" electrónico no acelerador) para evitar que as rodas bloqueiem momentaneamente no preciso instante da redução. Isso é verdade.

Mas não invalida que "ultrapassado" esse momento, o motor sirva de travão ao próprio movimento. Parece-me lógico que trava e nos carros de competição não é assim tão pouco quanto isso (o motor cai de rotação muito mais rapidamente do que num carro de estrada)

Já aqui falaram da tracção e obviamente está relacionado. É totalmente diferente travar forte para uma curva com o carro desengatado (ou numa velocidade alta) ou fazer a mesma travagem "agarrado" a uma mudança que aproveite a cinética do motor para travar.

Obviamente que não andas com um carro desengatado em pista... mas é assim mesmo, não é susposto. A rotação irá cair independentemente da relação em que estejas. E de facto a queda de rotação não é igual para todos os carros, mesmo os de estrada. Basta colocar um set up de embraiagem + volante do motor diferente para ver isso e como fica muito mais free reving.

E deves estar sempre com o pé no acelerador ou no travão, não estar a fazer nada, por assim dizer, não deve acontecer. Não falo num instante, claro, mas num intervalo um pouco mais alargado.

Não sei ao certo como funciona este motor electrico e como chega às rodas... mas se o principio for parecido ou igual a um motor normal (o que acredito que seja, apesar de não saber o que se inventa com estes eléctricos [:D]) provavelmente quando tiras o pé do acelerador o mesmo efeito acontece. A questão aqui é que, como disse lá em cima, não tens 6 relações ou o que for. Acho que isso é que levantou logo a questão, já que o pessoal está habituado a muito trabalho de caixa.

Vi o video até ao fim sem interrupções e em certos momentos esqueci-me que era um motor eléctrico que estava ali a esganiçar.

Eu até acho piada ao barulhito!
Acho que o maior problema mesmo é não existirem mudanças que normalmente ajudam na percepção da potência/velocidade do carro...

Não faz esquecer um bom motor de ciclo otto mas...sinceramente e sei que sou suspeito...prefiro muito mais isto a um diesel.
Sempre tem aquele esganiçar contínuo, dá mesmo a sensação de aumento de velocidade e de mudanças como que a cortarem às 30 000 rpm [:D]
Eu prefiro este futuro, ao menos é limpo e está ali um desempenho brutal. Mas que petardo que ali deve ser.

Last edited:
eu gosto.. cada tipo de motor no seu galho, mas sim, é um grande avanço, e aquela subida pujante e continua de um motor electrico com um binario igual em toda a rotação é uma maravilha :)

E o consumo deve ter-se mantido baixo, lololol

É possível o motor eléctrico travar através de um efeito inversor. Aliás, até poderia nem ter travões que pressionando o travão, alterava o sentido de rotação da corrente e o motor travava.
Agora em curva, sem acelerador e travão, não sei como poderá ter travão motor a não ser com algo que simule uma caixa e faça esse efeito inversor dependendo da rotação.

O que "mata" o carro eléctrico em termos de performance é aquela recta enorme: ter uma bateria que consiga manter uma descarga de amperes tão elevada durante tanto tempo não deve ser nada fácil.

Achei interessante, não gosto, quase que por birra, dos eléctricos mas deve ser interessante ouvir os limites de aderência de forma tão clara, parece que se torna mais orgânica a fusão entre mecânica e piloto. Há o problema de não ter caixa de velocidades o que para mim é essencial num carro.

Back