Bom eu tenho um, e tão cedo não quero outro!
Quer dizer terei de ter outro, mas porque o meu é comercial e mais tarde ou mais cedo vou necessitar de um 5 lugares...
Bom, vamos ao que interessa:
O carro é um 2.0, common rail de segunda geração, turbo de geometria variável, 16 válvulas, injecção com pré combustão (tipo Unijet) e Dupla arvore de cames á cabeça (vulgo DOHC) e partes do motor em alumínio.
O motor, é um dos mais silenciosos do mercado, senão o mais silencioso, e com uma faixa de binário muito farta e constante, sendo até considerado um diesel bastante "rotativo"(se é que isto existe, mas enfim).
A desvantagem desta linearidade, é que para um condutor habituado a outros tipos de filosofia diesel (estilo Tdi), digam que o motor seja pouco "explosivo".
Fiabilidade a excelente nível, não sendo conhecidos problemas crónicos nenhuns e com muito pouca ocorrências de problemas pontuais, atrevo-me mesmo a dizer que é (era) o Turbo Diesel moderno mais fiável do mercado.
Bons materiais, bem montados e um conforto em bom nível, o que se torna a sua maior desvantagem que é um comportamento demasiado filtrado, sendo até mesmo seguro e "domado" demais.
A direcção é precisa , mas tem um feeling demasiado eléctrico.
A nível de prestações,(para quem conhece) está situado algures entre o 1.9 Tdi 110cv e o 1.9 de 115 cavalos, ou seja relativamente equivalente ás prestações existentes no mercado algures entre 2002-2003.
De velocidade de ponta, dificilmente passarás dos 210 Km/h (de velocímetro) em linha resta, dado que o escalonamento da caixa é demasiado longo na 5ºa relação, o que por outro lado, se o "largares duma ribanceira" facilmente passa dos 220 KM/h, se bem que isso não interessa nada dado que o que interessa é em recta.
Consumos? Eu neste momento estou com 5,8 L/100 já á quase um ano no meu CB, logo é muito aceitável para um 2.0.
Mais algumas questões?