Toyota Hiace

LUSOPOWER

New member
Em tempos, um dos furgões mais vendidos e afamados entre os comerciais, o actual Toyota Hiace tem vindo a perder terreno e está completamente desactualizado face aos seus concorrentes. O ultimo restyling está horrivel na minha opinião, e parece que a Toyota decididamente deixou cair no esquecimento este comercial. :(

Primeira geração
hiace 1.jpg

Segunda geração
hiace 2.jpg

Terceira geração
hiace 3.jpg

Quarta geração
hiace 4.jpg

Quinta geração (versão europeia)
hiace europa 2.jpg

Quinta geração (versão japonesa)
hiace japan.jpg
hiace japan 2.jpghiace japan 3.jpginterior hiace japonesa.jpg
Esta ultima é comercializada no Japão desde 2004, mas bem que podia ser comercializada na Europa que acham?

o meu pai teve essas todas, e se há coisas que a Toyota não devia ter feito era esse facelift :sh)

De resto, no que toca a estes carros de trabalho, nunca o deixaram ficar mal. Se comprava outravez? Sim...mas cuidado com a concorrência.

o meu pai teve essas todas, e se há coisas que a Toyota não devia ter feito era esse facelift :sh)

De resto, no que toca a estes carros de trabalho, nunca o deixaram ficar mal. Se comprava outravez? Sim...mas cuidado com a concorrência.
Cá por casa também já passou uma Hiace de 83 e outra de 91, esta ultima rolou 337.000km nas mãos do meu pai antes de ele a vender por causa de um acidente.

Só tenho pena de ver este comercial ficar para trás da concorrência, não entendo qual a estratégia da Toyota [8b]

Por aqui foi a última, deixaram de servir para o prepósito ainda que se mantenha cá uma da V geração. Contudo também não percebo, aliás eu não percebo algumas coisas no mercado automóvel. Se estavam tão bem financeiramente, porquê não eleborar um novo modelo como a mercedes fez com a Vito. A VW também está agradável, mas a vito em andamento..vai lá vai.

A 5ª geração é esta:

toyota_hiace_LXH12_arco_ams_400.jpg

A que indicas como 5ª geração é a 6ª geração ou, para mim, a 5,5 geração. [:D] [;)]

É um carro que se fabrica em Portugal em Ovar ( para quem não sabe) e que não tem hipóteses de competir no mercado pois não tem preço nem argumentos fortes de venda.

Só vende porque felizmente, há marretas que insistem em comprar toyota [:D].

Tanto quanto sei, é para acabar a Produção em Portugal a curto prazo.

Conheço alguns dissabores com algumas da terceira geração, mas de resto é pena que se tenham esquecido e as "actualizar", mas para trabalho acho que sao competentes e viaveis como se quer num comercial de seu nome

Eu tenho a impressão que a Toyota de há uns 15 anos (mais coisa, menos coisa) para cá tem esquecido a Hiace. Basta olhar para o design, ainda parece que tem linhas da Hiace de há 20 anos, o interior não tem pedalada para as concorrentes... :sh) No entanto, não coloco em causa a qualidade da carrinha e a sua fiabilidade, mas os olhos comem, apesar de ser um comercial.

A que indicas como 5ª geração é a 6ª geração ou, para mim, a 5,5 geração. [:D] [;)]
Sim, podemos considerar a 5,5 geração.
A que postei é o mesmo modelo com o ultimo restyling que acabou por matar o que já estava quase morto... [s)]

A melhor foi a 2ª geração e a de mais sucesso a 3ª geração.

A actual nem parece Japonesa mas Coreana. :(

A Hiace terá por cá sido o 2º melhor furgão depois das Transits.

Hoje está tudo muito equilibrado, só nos "grandes volumes" é que a Iveco e a Mercedes Sprinter de destacam.

Last edited:
É um carro que se fabrica em Portugal em Ovar ( para quem não sabe) e que não tem hipóteses de competir no mercado pois não tem preço nem argumentos fortes de venda..
Infelizmente é verdade. :(

Só vende porque felizmente, há marretas que insistem em comprar toyota [:D]. .
Compram porque esses "marretas" provavelmente são velhos clientes da marca que ficaram sempre bem servidos e satisfeitos com a Hiace [;)]

Eu tenho a impressão que a Toyota de há uns 15 anos (mais coisa, menos coisa) para cá tem esquecido a Hiace. Basta olhar para o design, ainda parece que tem linhas da Hiace de há 20 anos, o interior não tem pedalada para as concorrentes... :sh) No entanto, não coloco em causa a qualidade da carrinha e a sua fiabilidade, mas os olhos comem, apesar de ser um comercial.
Sim, é verdade.
Basta ver as semelhanças estéticas entre a 4ª e 5ª geração, em que a principal diferença incidiu na cabine avançada (semelhante à Ford Transit). De resto são muito parecidas na lateral e traseira:
hiace traseira.jpg
hiace traseira 22.jpg

A Hiace terá por cá sido o 2º melhor furgão depois das Transits.
Confirmo. Era o segundo furgão mais vendido a seguir à Transit que estava sempre no primeiro lugar da tabela, e foi assim durante muito tempo... ainda tenho velhas revistas Guia do Automóvel com a dita tabela dos lideres de venda.

Curioso. Ainda há uns dias fui pesquisar sobre a Hiace e estou longe de querer ou de precisar comprar uma.

Penso que um dos factores que contribuiu para o declínio deste modelo foi a fama que ganhou por causa dos acidentes. Aquela frente (nas gerações mais antigas) quando batia ficava irreconhecível, mesmo em colisões a baixa velocidade e também tinha fama de "bailarina".

As vans evoluíram muito e a Hiace continuou algo estagnada. Pode ser isso a par com a concorrência cada vez mais renhida, a lendária fiabilidade Toyota já não é o suficiente para vender e ser líder no segmento. [;)]

Penso que um dos factores que contribuiu para o declínio deste modelo foi a fama que ganhou por causa dos acidentes. Aquela frente (nas gerações mais antigas) quando batia ficava irreconhecível, mesmo em colisões a baixa velocidade
A frente era "cortada", daí que nos embates frontais a dianteira recuava de forma assustadora, invadindo o já escasso espaço da cabine. Na época falava-se muito de graves acidentes envolvendo comerciais com este tipo de configuração de carroçaria (motor colocado no centro do eixo dianteiro, debaixo dos bancos da cabine) dos quais resultavam na amputação das pernas de alguns ocupantes... :sh)
Outros factores negativos era o calor excessivo que se fazia sentir no interior, dada a proximidade do motor ao habitáculo (eu próprio sentia isso, sobretudo no verão).

Aqui por estes lados ja rodou 2ª geração depois a 5ª geração 1997 com motor atmosferico , e em 2002 veio outra mas D4d 102 cvs , tem 415 mil kms sem unico problema mecanico.

Tambem não gostei do ultimo facelift que fizeram ha carrinha, por causa disso ainda não deu para comprar uma nova , fico aguardar por um modelo totalmente novo.

Quanto ha concorrençia podem ser bonitos , conforto etc mas fiabilidade anda longe da toyota...

A frente era "cortada", daí que nos embates frontais a dianteira recuava de forma assustadora, invadindo o já escasso espaço da cabine. Na época falava-se muito de graves acidentes envolvendo comerciais com este tipo de configuração de carroçaria (motor colocado no centro do eixo dianteiro, debaixo dos bancos da cabine) dos quais resultavam na amputação das pernas de alguns ocupantes... :sh)
Outros factores negativos era o calor excessivo que se fazia sentir no interior, dada a proximidade do motor ao habitáculo (eu próprio sentia isso, sobretudo no verão).

Recordo-me de um acidente com uma Hiace que cortou em dois os ocupantes, isto nos anos oitenta. Salvo erro foi um despiste com embate num muro em granito. :(

os actuais chassis-cabine japoneses mantêm essa configuração de carroçaria... Toyota Dyna, Mitsubishi Canter, Isuzu NPR, Nissan Cabstar, etc.

Back