Trabalho na América Central. E agora...?

Avasques

New member
Bom dia!!
E agora o que fazer relativamente aos descontos para segurança social e IRS?
Devo descontar para além do país para onde vou, para a segurança social e IRS de Portugal? Isto não é uma duplicação de descontos?
Mas se descontar para a segurança social terei direito a reforma de lá e de cá?
Alguém que trabalhe fora da UE?

Se trabalhas lá e vives lá e não tens rendimentos em Portugal não tens que declarar nada em Portugal nem pagar nada.
Só tens que declarar cá os rendimentos obtidos no estrangeiro se estiveres cá a viver mais de metade do ano.

Quanto à reforma, se quiseres continuar a descontar para a SS, acho que podes dizer que és trabalhador independente ou assim, mas isso já te vai fazer com que vivas em Portugal, e depois também tens que declarar os rendimentos do estrangeiro e pagar IRS.
Se queres ter uma reforma garantida, vai é poupando dinheiro e colocando numa conta à parte, esquece a SS.

Nessas questões tudo depende da tua morada fiscal e é sobre isso que vai incidir o teu regime fiscal.

A tua morada fiscal deve corresponder ao sitio onde vives e fazes descontos, se fazes os descontos noutro país, só tens de te entender com esse país, mas claro, deves informar as finanças Portuguesas que vives noutro país, se não vão-te pedir contas.

Mudas a residência fiscal para onde fores trabalhar e pronto.

Se eventualmente tiveres em PT outros rendimentos e precisares de declarar tudo cá em IRS basta teres comprovativos dos impostos pagos no estrangeiro para crédito fiscal.

Bom dia!!
E agora o que fazer relativamente aos descontos para segurança social e IRS?
Devo descontar para além do país para onde vou, para a segurança social e IRS de Portugal? Isto não é uma duplicação de descontos?
Mas se descontar para a segurança social terei direito a reforma de lá e de cá?
Alguém que trabalhe fora da UE?

depende dos acordos

aconteceu uma coisa semelhante com os meus pais

reformados com pensões da alemanha e uma de portugal, eram não residentes fiscais

após terem recebido IRS para pagar eu fiz uma reclamação graciosa, passados quase 2 anos e tal recebeu-se a resposta que a reclamação tinha sido diferida, devolveram o dinheiro todo

a reclamação foi bem sucedida porque a Alemanha e Portugal celebraram um acordo para evitar a dupla-tributação

Tenho uma pessoa próxima numa situação algo parecida (Brasil). Tem lá o domicílio fiscal e não paga nada cá (nem vai receber em termos de aposentação, como é lógico), mas fez algo que me parece inteligente: alimenta um PPR todos os meses cá no burgo!

Não sei se algum dia voltará (já por lá constituiu família), mas continua a vir cá regularmente e a jurar que em reformado regressa de vez, mas eu duvido...

Importa agora é saberes as regras da reforma nesse país: idade da reforma, anos de desconto, possibilidade de receber a reforma mais tarde noutro país, penalizações...

O meu Pai trabalha fora do pais e possui morada fiscal fora de Portugal.
Como tal, não declara nada cá em Portugal e como tal, não tem qualquer direito, seja SNS, seja IMI, seja o que for.
No entanto, paga um seguro social voluntário mensal para continuar com histórico de descontos em Portugal mas já chegou à conclusão que mais vale guardar esse dinheiro porque a segurança social já era. Quando se for reformar daqui a 10 anitos, já não recebe nada que está tudo na *****.

Como tal, não declara nada cá em Portugal e como tal, não tem qualquer direito, seja SNS, seja IMI, seja o que for.
No entanto, paga um seguro social voluntário mensal para continuar com histórico de descontos em Portugal mas já chegou à conclusão que mais vale guardar esse dinheiro porque a segurança social já era. Quando se for reformar daqui a 10 anitos, já não recebe nada que está tudo na *****.

Alguma coisa há-de receber, e nunca se sabe antecipadamente se compensa descontar ou não. Imagina que dura até aos 100 anos, nesse caso compensará largamente.
Mas nesses caso acho que o melhor é mesmo guardar o dinheiro numa conta à parte. Descontar para o estado, só o que for obrigado.

1) se te mudas e trabalhas para outro país, é lá a tua residência permanente, logo não pagas nada (IRS ou SS) ou Portugal;

2) em relação à reforma, há normalmente acordos entre países, tens de te informar se há algum acordo entre PT e o país para onde vais. Dentro da UE, a regra é que os anos em que descontas para a SS contam para pedir a reforma em qualquer país, mas continua a haver um período mínimo de anos que tens de trabalhar num determinado país para ter pensão por inteiro. Depois quando chegas a altura da reforma das 2 uma, se tens anos suficientes nesse país recebes a reforma daí por inteiro, se não, recebes dos 2 países prorata com os anos que trabalhaste em cada um. Mas os anos contam acumulados para poderes fazer o pedido de reforma.

1) se te mudas e trabalhas para outro país, é lá a tua residência permanente, logo não pagas nada (IRS ou SS) ou Portugal;

2) em relação à reforma, há normalmente acordos entre países, tens de te informar se há algum acordo entre PT e o país para onde vais. ...Depois quando chegas a altura da reforma das 2 uma, se tens anos suficientes nesse país recebes a reforma daí por inteiro, se não, recebes dos 2 países prorata com os anos que trabalhaste em cada um. Mas os anos contam acumulados para poderes fazer o pedido de reforma.

Sendo Panamá, terei então que contactar a SS para saber se há acordo e irei às finanças mudar o domicilio fiscal. Será qque dá via net tanto uma coisa como outra?
Obrigado a todos pelas informações.

Last edited:

Tem direito a SNS, basta ser cidadao portugues.

Pois penso que dará para poupar para um Seguro Social Voluntário
Casa própria não há

O meu pai tem casa própria cá em Portugal e é casado com a minha querida mãe.
Continua sem declarar nada ao IRS ou à SS à excepção do Seguro Social Voluntário isto porque a morada fiscal dele passou a ser a morada do trabalho que é num país estrangeiro fora da UE.
Aliás, usufruíam de isenção de IMI mas como o meu pai passou a morada fiscal para o país do trabalho, perdeu-a.

Tens é de falar com a tua empresa e esclarecer tudo. É portuguesa sequer?

O meu pai tem casa própria cá em Portugal e é casado com a minha querida mãe.
Continua sem declarar nada ao IRS ou à SS à excepção do Seguro Social Voluntário isto porque a morada fiscal dele passou a ser a morada do trabalho que é num país estrangeiro fora da UE.
Aliás, usufruíam de isenção de IMI mas como o meu pai passou a morada fiscal para o país do trabalho, perdeu-a.

Tens é de falar com a tua empresa e esclarecer tudo. É portuguesa sequer?

é isso tenho que falar com HR. É americana

Tenho uma pessoa próxima numa situação algo parecida (Brasil). Tem lá o domicílio fiscal e não paga nada cá (nem vai receber em termos de aposentação, como é lógico), mas fez algo que me parece inteligente: alimenta um PPR todos os meses cá no burgo!

Não sei se algum dia voltará (já por lá constituiu família), mas continua a vir cá regularmente e a jurar que em reformado regressa de vez, mas eu duvido...

Importa agora é saberes as regras da reforma nesse país: idade da reforma, anos de desconto, possibilidade de receber a reforma mais tarde noutro país, penalizações...

Já agora, trabalha em que área no Brasil?

Olha que há acordo entre a Segurança Social e o equivalente no Brasil (INSS). Se ele já fez descontos em Portugal, pode transferir a carreira contributiva para cá e reformar-se por cá. Não me recordo dos detalhes, mas minha mãe fez isso.

Back