Tranformar carro de caixa automática para caixa manual

Rpgo

New member
Boa noite.

Tenho uma megane break de 2005 de caixa automática. Atualmente a caixa tem um problema em que, às vezes e enquanto o óleo da caixa não aquece, se subir acima das 2000 rotações, a caixa bloqueia na terceira velocidade. O problema em si, não traz grandes problemas, a não ser que esteja numa subida inclinada, e resolve-se desligando o motor e voltando a ligar. E depois de aquecer o óleo, este problema muito raramente ocorreu, mesmo em altas rotações. Já estive a pesquisar, e é um problema crónico neste tipo de caixa. Na Renault tenho um orçamento para mudar o distribuidor da caixa por 600 e tal euros+IVA+ mão de obra.
Acontece que estou a pensar mudar de carro. E se já é dificil vender um carro com caixa automática em boas condições, ainda é pior com o o problema atual. Por isso estive a pensar se, mudando a caixa para uma manual, seria bem mais facil vender a megane. Agora, era aqui que precisava da vossa ajuda. Para além da caixa, o que teria de ser mudado? Uma alteração destas ficaria por que preços? A minha ideia é que, se fosse de caixa manual, penso que facilmente conseguiria uma valor entre os 4000 e os 5000 (é uma break com 122000 (garanto que são reais), bastante bem equipada (keyless, ar condicionado auto, jante 17", etc)). De resto, a carrinha não tem problemas.

Obrigado.

É possivel a alteraçao, terás que ir a sucata a ver o que ha por lá, saber preços da aquisiçao e trabalho do mecanico. Barato nao vai ficar

a carrinha deve ter um valor na volta dos 4.000 a 6.000 €

acho que não vale a pena estares a gastar tanto para a colocar com caixa manual ...

não compensa de modo algum a transformação, alem de ser dispendioso, e é dinheiro que nunca irias recuperar, e quanto ao valor comercial, neste momento deve rondar os 4000€ mesmo com caixa manual e já te dás por muito contente...

Mas uma operação destas custaria quanto? 1000€? 2000€? Para além da caixa, o que tinha de levar? Uma nova centralina? Tenho um colega que substituiu a caixa de velocidades (manual) por cerca de 600€. Ficaria muito mais caro?

Mas uma operação destas custaria quanto? 1000€? 2000€? Para além da caixa, o que tinha de levar? Uma nova centralina? Tenho um colega que substituiu a caixa de velocidades (manual) por cerca de 600€. Ficaria muito mais caro?

provavelmente cerca de 2000€, pois caixa manual+ respectiva cablagem eléctrica e centralina+ reprogramação da centralina+ mão de obra do mecânico e electricista, simplesmente não é algo que compense fazer, e não se pode pensar em fazer só metade pois o carro nunca vai andar em condições...

As caixas manuais também não funcionam com uma coisa chamada de pedal de embraiagem? mas isso não deve dar trabalho nenhum a montar.

Ok. Obrigado pelas respostas. Estava focado na caixa e nem me lembrei da questão da embraiagem. Podem fechar.

Pedal embraiagem é um problema como toda sua montagem, so mesmo se tivesses um carro acidentado que aproveitasses tudo o que precisas para esse. Tenta arranjar alguem que repare essa caixa automatica fica-te mais em conta do andar a inventar pois como ja foi dito nao compensa

Para não gastares 600€ a reparar a automática e por achares que é difícil de vender, consideraste uma alteração de fundo de milhares de euros?

As caixas auto podem não ter tanta procura, mas existe procura e não acho que desvalorize um carro.
Há pessoas que procuram carros automáticos usados, podem demorar mais a aparecer, mas aparecem, e caso não haja pressa deve-se vender por um valor justo.

Novamente, obrigado pelas respostas. O arranjo não é 600 mas sim para cima de 1000€. Considerei esta alteração de fundo pois não sabia o que implicava e qual o custo que implicaria. Por isso é que vim aqui questionar. Já percebi que não vale a pena.

Pedal embraiagem é um problema como toda sua montagem, so mesmo se tivesses um carro acidentado que aproveitasses tudo o que precisas para esse. Tenta arranjar alguem que repare essa caixa automatica fica-te mais em conta do andar a inventar pois como ja foi dito nao compensa

O sintoma é saltar de 4ª para 3ª velocidade?

O sintoma é, a frio e em subida, quando está acima das 2000 rotações ela bloqueia a caixa na 3ª velocidade, aparecendo uma mensagem no quadrante de "cx velocidade com deficiência" e acende a luz do "service". Normalmente, quando bloqueia dá um pequeno solavanco (ás vezes nem se sente nada). Em relação a arranja-la, a única hipótese que tenho é na Renault. Vivo no Funchal, e as únicas casas especializadas em caixas automáticas ficam no continente. Já tentei procurar por aqui mas não encontrei ninguém.

O sintoma é, a frio e em subida, quando está acima das 2000 rotações ela bloqueia a caixa na 3ª velocidade, aparecendo uma mensagem no quadrante de "cx velocidade com deficiência" e acende a luz do "service". Normalmente, quando bloqueia dá um pequeno solavanco (ás vezes nem se sente nada). Em relação a arranja-la, a única hipótese que tenho é na Renault. Vivo no Funchal, e as únicas casas especializadas em caixas automáticas ficam no continente. Já tentei procurar por aqui mas não encontrei ninguém.

És do Funchal, eu tambem sou ca da ilha [:D] aqui na Madeira esta lixado para arranjar isso, ca tambem nao conheço ninguem!
Só se for na zona industrial da cancela numa rua que se entra a direita quem vai para a vulcanizadora 25 de Abril

Já tentaste no teu mecânico? O ano passado também reparei a caixa (manual) no meu mecânico. Também sou do Funchal....

Back