Transferência bancaria

DragonH

New member
Pessoal

Fazendo uma transferência bancaria ao balcão de um banco pelo respectivo titular para outro banco é possível anular a mesma?
Por exemplo fazendo uma transferência para outro banco às 9 horas da manha, é possível anula la por volta das 10:30 do mesmo dia?

Outra situação para passar a declaração de venda, tenho de facultar copia do meu Cartão de cidadão para a pessoa conseguir fazer o registo de propriedade em seu nome?

Última edição:
Quanto à primeira questão se for para outro banco tenho ideia que consegues anular a mesma até às 11/12, mas não é garantido que consigas anular. Mas quando fores fazer a trf confirma com o empregado.

Quanto à segunda questão não te posso ajudar.

A questão é que não quero ser enganado, vou com a outra pessoa ao balcão fazer a transferência e não quero correr o risco de mais tarde a mesma conseguir anular a ordem que deu.

Se fores receber pede para ir ao banco antes das 15h (antes do encerramento da agência), pois se a pessoa quiser cancelar só o poderá fazer no dia seguinte, mas entretanto a trf já foi processada logo nunca vai conseguir cancelar a mesma.

Presumo que seja um carro, o bem a transaccionar. Para mim é simples de resolver: ele vai ao banco e com um cheque levanta lá o dinheiro à tua frente e faz o pagamento em troca da declaração. Pagamento por cheque, só visado. Ou então dás-lhe a declaração quando tiveres o dinheiro na conta. Ele que escolha como quer fazer.

Quanto à questão da anular a transferência, não te sei ajudar.

Agora penso, sem certezas, que não seja preciso a cópia do CC para fazer o registo em nome dele.

Sim é para fazer a venda de uma viatura a um rapaz que nunca vi na vida nem conheço de lado nenhum.
Por isso o receio...

Vou tentar que aceita fazer antes levantamento em dinheiro, mas pela conversa que tive com ele está muito inclinado para a transferência.
Amanha logo vejo.

Depois de já ter visto situações de transferência anuladas, eu não arriscaria. É só ir ao banco e em vez de transferência faz um levantamento em cash.

Já saí da banca à cerca de um ano e entretanto pode ter mudado mas no banco que trabalhei essas transferências eram apenas processadas no "batch" que ocorria de madrugada... a excepção eram as urgentes que eram processadas mais cedo e as efetuadas no MB pois são processadas pela SIBS. Não o conheces e ele também não te conhece, se não fosse possível anular que garantia ele tinha que ias até ao registo?

edit: estou a falar de transferências para outro banco, se for o mesmo banco não é possível anular.

Última edição:
Obrigado pelas explicações. Estou na mesma situação, pelo que já pedi para que o pagamento seja em numerário.
Aceitou. Agora espero que as notas sejam verdadeiras!!!

volto a repetir: é possível anular uma transferência interbancaria, ou era até à pouco tempo atrás. Claro que tem de ser no dia e antes da informação ter sido transmitida ao outro banco. Numa situação destas seria fraude mas era possível. Na falta de informação oficial deixo aqui um artigo do jornal de negócios:
http://www.jornaldenegocios.pt/merc...ngana_a_fazer_uma_transferencia_bancaria.html

eu pessoalmente já anulei transferências logo após ter feito a mesma bem como algumas horas depois, neste caso pedia-se ao cliente a devolução do duplicado da operação bem como uma declaração a se responsabilizar pela anulação da mesma. Tenho só as minhas dúvidas se o processamento é apenas a uma determinada hora ou várias vezes ao dia. De qualquer das formas o assunto foi resolvido.

volto a repetir: é possível anular uma transferência interbancaria, ou era até à pouco tempo atrás. Claro que tem de ser no dia e antes da informação ter sido transmitida ao outro banco. Numa situação destas seria fraude mas era possível. Na falta de informação oficial deixo aqui um artigo do jornal de negócios:
http://www.jornaldenegocios.pt/merc...ngana_a_fazer_uma_transferencia_bancaria.html

eu pessoalmente já anulei transferências logo após ter feito a mesma bem como algumas horas depois, neste caso pedia-se ao cliente a devolução do duplicado da operação bem como uma declaração a se responsabilizar pela anulação da mesma. Tenho só as minhas dúvidas se o processamento é apenas a uma determinada hora ou várias vezes ao dia. De qualquer das formas o assunto foi resolvido.

Só é possível anular transferências bancárias que ainda não tenham sido efectuadas. Depois de executadas (dinheiro debitado da conta, não confundir com cativado) não é possível anular. Só se pode pedir a devolução, o que requer o acordo do destinatário e do seu banco.

Só é possível anular transferências bancárias que ainda não tenham sido efectuadas. Depois de executadas (dinheiro debitado da conta, não confundir com cativado) não é possível anular. Só se pode pedir a devolução, o que requer o acordo do destinatário e do seu banco.
Mas tendo em conta o tempo que as transferências realmente podem demorar a chegar ao destino dá tempo de fazer muita coisa.

Mas tendo em conta o tempo que as transferências realmente podem demorar a chegar ao destino dá tempo de fazer muita coisa.

Quando uma transferência SEPA (ou seja, qualquer transferência europeia, nacionais incluídas) está executada, já não há nada a fazer, independentemente de só chegar ao destino no dia útil seguinte.
O grande problema está em que por vezes as transferências não estão executadas, mas apenas "introduzidas", "agendadas", "submetidas" ou qualquer outra coisa consoante a linguagem que cada banco utiliza. Nesses casos costuma ser possível obter um comprovativo de transferência agendada, ou introduzida ou submetida, mas que muita gente por distracção olha para aquilo e assume logo que está executada. É preciso ler com muito cuidado um comprovativo.

Pessoal, correu tudo pelo melhor acabei por receber em dinheiro, o levantamento ao balcão era mais barato que a transferência ao balcão e o tipo lá aceitou fazer assim.

Voltar
Superior