Transferência Internacional

ipvesav

Banido
Uma tia minha que se encontra no Liechtenstein fez me uma transferência internacional para a minha conta,domiciliada no Banco CTT.
Ela fez no balcão do banco dela,em francos e indicou o meu IBAN.
Após ter pesquisado sobre o tema,reparei que existe o Código BIC/Swift,que desconheço se é obrigatório ou não,só que,por estar pouco habituado a este tipo de transferências,não o indiquei (indiquei somente o meu IBAN e o nome do Banco).
O mais grave,isto a meu ver,é que o Banco CTT não aceita transferências noutras moedas.
Que poderá vir a acontecer?
Já me disseram para expôr a situação pelo homebanking.
É que estava a precisar do dinheiro com muita urgência e agora encontro-me encravado por completo.
Ela enviou-me comprovativo de transferência.
Que sugerem que se faça?

Última edição:
não te consigo ajudar quanto ao banco CTT mas a nível de serviço ainda não está ao nivel dos outros bancos, já viste o activobank? tb não se paga comissões e pertence ao Millennium BCP.

quanto ao estares enrascado se estiveres empregado vai ao banco ctt e pede um descoberto autorizado.

basicamente deixam-te passar a conta abaixo de 0, pagas à volta de 16% de juros ao ano... mas é ao dia, ou seja se precisares por menos de 1 mês pagas em juros para aí 1% do valor...

o codigo SWIFT penso não ser necessario, mas sem certezas... já está lá o PT50 e os 4 digitos a seguir identificam o banco, isso é para alguma coisa

Se ela enviou francos e tens a conta em euros o dinheiro nunca irá chegar. Ela tem de ver a situação no banco dela e refazer a transferência em euros.

Se ela enviou francos e tens a conta em euros o dinheiro nunca irá chegar. Ela tem de ver a situação no banco dela e refazer a transferência em euros.

Estranho, uso vários bancos para mandar libras para contas euro em PT e nunca houve problemas.
Até agora o único inconveniente é a taxa de câmbio que estes bancos aplicam e que é sempre inferior à taxa de câmbio real. Tirando isso, 2 dias úteis depois o dinheiro fica disponível na conta em euros.

Estranho, uso vários bancos para mandar libras para contas euro em PT e nunca houve problemas.
Até agora o único inconveniente é a taxa de câmbio que estes bancos aplicam e que é sempre inferior à taxa de câmbio real. Tirando isso, 2 dias úteis depois o dinheiro fica disponível na conta em euros.

Acho que isso é o normal. O problema é que o Banco CTT tem um nível da serviço pior que péssimo. Até coisas simples como depositar um cheque ou uma transferência nacional facilmente se tornam uma dor de cabeça.

Abri nos ctt ( para fugir de uma conta da caixa) e foi ok. Também não mexo nessa conta - foi só para não me roubarem mais.
Do ativo tenho desde 2013 julgo - so tem um problema.... os cartoes de debito sao fracos. Em 3 dias desaparecem os numeros\nome e atrofiam no MB as vezes "cartao invalido". Ja o cartao dos CTT nota-se a qualidade bem melhor, ao nivel duma CGD.

Abri nos ctt ( para fugir de uma conta da caixa) e foi ok. Também não mexo nessa conta - foi só para não me roubarem mais.
Do ativo tenho desde 2013 julgo - so tem um problema.... os cartoes de debito sao fracos. Em 3 dias desaparecem os numeros\nome e atrofiam no MB as vezes "cartao invalido". Ja o cartao dos CTT nota-se a qualidade bem melhor, ao nivel duma CGD.

Os novos cartões já são melhores. Mas a mim nunca deram erro.

Uma tia minha que se encontra no Liechtenstein fez me uma transferência internacional para a minha conta,domiciliada no Banco CTT.
Ela fez no balcão do banco dela,em francos e indicou o meu IBAN.
Após ter pesquisado sobre o tema,reparei que existe o Código BIC/Swift,que desconheço se é obrigatório ou não,só que,por estar pouco habituado a este tipo de transferências,não o indiquei (indiquei somente o meu IBAN e o nome do Banco).
O mais grave,isto a meu ver,é que o Banco CTT não aceita transferências noutras moedas.
Que poderá vir a acontecer?
Já me disseram para expôr a situação pelo homebanking.
É que estava a precisar do dinheiro com muita urgência e agora encontro-me encravado por completo.
Ela enviou-me comprovativo de transferência.
Que sugerem que se faça?

Para outras possíveis futuras transferências, podes sempre tentar abrir uma conta na transferwise no nome da tua tia. Depois no banco do Liechtenstein faz a transferência em francos e tu recebes em euros, com uma taxa mínima, em dois dias.

Recebo transferências em USD e GBP em vários bancos e nunca tive um único problema.
O dinheiro é convertido pelo câmbio do dia.

És um bocado prejudicado com a taxa que eles praticam e com a comissão, que dependendo do banco pode chegar a 10€ por cada transação (no BPi por exemplo é 5€). Mas isso teria de funcionar normalmente, a não ser que o banco CTT seja "esquisito", como parece ser o caso .

Não será mais estares a mandar euros a partir de uma conta de libras?

Depende se o banco dela converte ou nao... E se ela pediu ou nao. Mesmo que não tenha pedido depende se o banco dela converte ou nao. Mas o problema é o Banco CTT. Outros bancos recebem noutras moedas.

Ofx ou transferwise. É extremamente simples.

Agora só uso o Revolut.
Transfiro as libras para a conta "libras" do revolut e depois fico a aguardar pelo melhor taxa de câmbio para cambiar para a conta "euros" do revolut. O valor do câmbio é em tempo real e sem custos ou comissões. Depois basta transferir para o banco em PT.

O revolut é fixe mas tem uns limites muito baixos. 4000 euros por ano??
Um gajo que usa estas cenas online com frequência fica logo impedido de usar

Voltar
Superior