Transporte de crianças

Reavivando um pouco este tópico surgiram-me umas questões.

Andando de transportes públicos a cadeira também é obrigatória?

Andando de táxi a cadeira também é obrigatória?

Vi na TV que a PSP andou a fiscalizar (e multar) junto ás escolas
quem não trazia a criança devidamente «acondicionada».
Fiquei (não fiquei, pq há pessoas assim) chocado com alguns dos
atrasados mentais que foram apanhados.
Uma dizia que andavam a multar para receber o subsidio de Natal, deviam era prender os ladrões. Para mim ela é uma assassina que
transporta uma criança sem cinto.
Outro dizia que as cadeiras são caras (com o preço de 10 litros
de gasolina já se compra uma).
E um casal com um comercial transportava a criança no meio dos
bancos em cima do travão.
Mas esta gente queixa-se de que? Cambada de inconscientes.
para muita gente, um filho e um empecilho que requer brinquedos e PS2 para ficar calado.

por isso no carro nao usam cinto ou bancos adequados, para ver se ele lhes deixa d incomodar rapidamente.
estranhamente...quando morrem ou ficam aleijados pro resto da vida, subitamente ficam os filhinhos mais queridos e desejados!

ou entao...esta MESMO na hora de tirar a venda dos olhos e dar a devida atencao DE FORMA ISENTA a sinistralidade.

para muita gente, um filho e um empecilho que requer brinquedos e PS2 para ficar calado.

por isso no carro nao usam cinto ou bancos adequados, para ver se ele lhes deixa d incomodar rapidamente.
estranhamente...quando morrem ou ficam aleijados pro resto da vida, subitamente ficam os filhinhos mais queridos e desejados!

ou entao...esta MESMO na hora de tirar a venda dos olhos e dar a devida atencao DE FORMA ISENTA a sinistralidade.

Ora disseste tudo...apr:) apr:)

E disseste tudo a um domingo a esta hora da manhã...o que mereçe outra salva de palmas apr:) apr:)

Crianças sem cinto

Crianças sem cinto

Boas! Não sei se já existe este post mas aqui. É algo que me revolta e quem o faz é considero assassino!!! Costumo ver com frequencia os papás à frente no seu carrito com o cinto de segurança posto e os filhos atrás soltos, sem cadeira, sem cinto, muitas das vezes entre os dois bancos da frente com a cabeça lá metida para estar mais junto dos papás. Isto é algo que me revolta, e me mete muita confusão! Os pais não imaginam o perigo que é uma criança solta dentro do carro. Uma travagem por mais pequena que seja pode ser fatal para as crianças. Será que eles (pais) não pensam nisto???

Não percebo porque e que tanta gente constinua a dizer que e um escandalo multar por causa das cadeirinhas, quando sabemos que em Portugal qualquer bom chefe de familia vai ao futebol quase todos os fins-de-semana ou ao cafe a noite jogar umas cartadas com os amigos e beber uns copos. Ao preço a que estao agora as cadeiras bastava um mes de poupança nesta rotina que não haveria de certeza possibiliodade de serem multados.
Tenho dois filhos e o mais velho nasceu em 1995. Na altura comprei uma cadeira VOLVO ate 3 anos, costas para a estrada com kit bebe por cerca de 70 contos. Mais tarde comprei outra, para o grupo a seguir, tambem na volvo, por cerca de 20 contos. Em 99 nasceu o 2º filhote e cerca de tres anos depoois la tive que comprar mais uma cadeira do 2º grupo. Um tem agora 11 anos e o outro 7 e ambos andam nas suas cadeiras sem qualquer problema. Nunca recusaram sentar-se nelas (desculpa muitas vezes referida por alguns pais) pela simples razão de que nunca andaram de carro sentados noutro sitio. Facil, não??
Bom, mas tudo isto deve ser porque eu devo ter um defeito qualquer. É que quando o cinto de segurança ainda nao era obrigatorio eu usava-o ja fora das localidades em viagens maiores. Quando passou a ser obrigatorio nao me custou nada utiliza-lo e porque? Porque trabalhava na VOLVO e ja na altura tinha acesso a todos os filmes da marca acerca do seus crash tests e sempre achei que, perante aquelas imagens, o melhor mesmo era seguir as suas recomendações.
Ainda hoje circulo sempre com os médios ligados.
Talvez uma maior informação e menos multas tambem pudesse ajudar os pais ainda descrentes, não. E nao e preciso menhum anuncio pretencioso de um aviao.
Ah, ja agora deixem-me dizer-vos que a primeira cadeira dos meus filhos, aquela cara da VOLVO, ja serviu para a filha de um amigo meu e entretanto ira servirt para mais algum recem-nascido. Afinal nao deve ser assim tao dificil proteger as nossas crianças.

És um exemplo para todos os pais. Fico satisfeito por ver que há pessoas conscientes nestas estradas.

Nasci numa altura em que toda gente andava sem cinto...

Fui transportado muitas vezes na Toyota Hiace de 1987 (eu nasci em 1982) do meu pai nos bancos de tras que nao tem cintos...

Se acho bem, claro que nao...

Nunca me deixaram andar nos bancos da frente porque era so pra maiores de 12 anos, claro que os bancos de tras também sao perigosos mas cumpriamos a lei...

Fico feliz por nunca nos ter acontecido nada...

Nos dias de hoje o meu pai tem a mesma carrinha, é o seu unico carro...

Acho que é um crime ver a forma como as crianças sao transportadas tendo em conta os dispositivos de segurança que existem... [8b]

Ja falei disto com o meu pai varias vezes, ele concorda comigo...

Se fosse hoje também eu andava na cadeirinha os anos que fosse preciso...

Se calhar é por isso que nunca tive uma Mega drive mas tive tudo o que era importante... Educação.

Talvez uma maior informação e menos multas tambem pudesse ajudar os pais ainda descrentes, não. E nao e preciso menhum anuncio pretencioso de um aviao.

Atenção que o anúncio do avião cheio de crianças que cai todos os anos em Portugal era um anúncio em que se falava APENAS do excesso de velocidade, mas sem uma referência sequer ao transporte das crianças em segurança.

A propósito, hoje vi na VDG mais um avião prestes a cair, um Astra F que levava uma criança pequena aos saltos nos bancos de trás, mas como não ia em excesso de velocidade se batesse não havia problema para a criança, de acordo com a PRP.[8b]

Sociedade
Segurança Infantil
22-01-2008 15:39
Associação quer IVA de 5% nas cadeirinhas
137059308776d8c_250x130.jpg

A Associação para a Promoção da Segurança Infantil (APSI) insistiu hoje na redução de 21 para 5% da taxa de IVA sobre as cadeirinhas para transporte de crianças.

"Não compreendemos que os sistemas de retenção que são obrigatórios e representam grandes ganhos de saúde não possam ser dedutíveis no IRS e que a redução da taxa do IVA para 5% não seja colocada como uma prioridade", disse Sandra Nascimento, da APSI, durante a apresentação dos resultados do primeiro estudo sobre transporte de crianças em meio urbano.

A APSI considera que os sistemas de retenção são "um bem de primeira necessidade" e, por isso, pediu ao Governo em Abril de 2007 a redução da taxa de IVA sobre as cadeirinhas para 5 por cento, à semelhança do que já acontece em países como o Reino Unido ou a Irlanda.

Solicitou também que a aquisição destes equipamentos fosse tratada como uma despesa de saúde, dedutível no IRS, não tendo até ao momento qualquer resposta por parte do Executivo.

Sandra Nascimento considera que o enquadramento legal para avançar para a redução existe e que se trata agora de uma questão de "vontade política", lembrando que 1/5 do custo destes sistemas de retenção reverte para o Estado.

O presidente da Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária, Paulo Marques, também presente na apresentação do estudo da APSI, disse à agência Lusa que a redução do IVA para as cadeirinhas é uma medida que "faz sentido" e está a ser ponderada pelo Governo.

Apesar de o estudo apontar uma evolução positiva no uso de cadeirinhas e na sua correcta utilização, Paulo Marques considerou ser necessário continuar a insistir em campanhas de informação e numa fiscalização eficaz.

Em http://www.rr.pt/InformacaoDetalhe.aspx?AreaId=11&SubAreaId=39&ContentId=233843

Vi na TV que a PSP andou a fiscalizar (e multar) junto ás escolas
quem não trazia a criança devidamente «acondicionada».

Fiquei (não fiquei, pq há pessoas assim) chocado com alguns dos
atrasados mentais que foram apanhados.

Uma dizia que andavam a multar para receber o subsidio de Natal, deviam era prender os ladrões. Para mim ela é uma assassina que
transporta uma criança sem cinto.

Outro dizia que as cadeiras são caras (com o preço de 10 litros
de gasolina já se compra uma).

E um casal com um comercial transportava a criança no meio dos
bancos em cima do travão.

Mas esta gente queixa-se de que? Cambada de inconscientes.

O exemplos falam por si próprios!

De facto é, não fosse este clamoroso erro logo no inicio:

SISTEMA TURNONSAFE
Esta nova geração de cadeiras oferece uma posição de instalação virada para os pais e outra de viagem, face a estrada

Existem duas formas de colocar a cadeira: voltada para trás ou para a frente.

Errado! Nem todas, nomeadamente a da foto, permitem a montagem de costas! Sinceramente custa-me ver este tipo de má informação!:sh)

Mas no geral o artigo é interessante.[;)]

De facto é, não fosse este clamoroso erro logo no inicio:

Errado! Nem todas, nomeadamente a da foto, permitem a montagem de costas! Sinceramente custa-me ver este tipo de má informação!:sh)

*Mas no geral o artigo é interessante.[;)]

*Não sou assíduo utilizador de tais aparelhos no automóvel ao contrário de outros membros do fórum[:D] [;)] , mas pareceu-me ser uma informação útil a do artigo, bem observado e corrigido, Vanquish.[;)]

*Não sou assíduo utilizador de tais aparelhos no automóvel ao contrário de outros membros do fórum[:D] [;)] , mas pareceu-me ser uma informação útil a do artigo, bem observado e corrigido, Vanquish.[;)]

Tal como disse, o artigo é muito útil e no geral elucidativo para quem precisa destes "apetrechos".[:D] A minha "indignação" vai apenas para alguma falta de cuidado do jornalista em determinados pormenores que podem induzir em erro os futuros compradores.[;)]

Back