Travagem peugeot 106

FastLee

New member
Amigos..
a quem conheça bem estes carros...
que problemas podem surgir no sistema de travagem traseiro dos 106 MK I ?
nomeadamente sei que é cronico o problema de bombitos, mas isso é barato de resolver..
agora... ha algum compensador de carga / repartidor de travagem / afinadores do travão de mão ? ? alguma válvula que possa dar problemas?
estamos a falar num sistema de origem, simples, tambores e sem ABS...
ja agora quais as diferenças desse eixo para um eixo do 106 "convencional" ?
precisava de dicas concretas sobre os rallye 1.3 nesse campo.
obrigado

Amigos..
a quem conheça bem estes carros...
que problemas podem surgir no sistema de travagem traseiro dos 106 MK I ?
nomeadamente sei que é cronico o problema de bombitos, mas isso é barato de resolver..
agora... ha algum compensador de carga / repartidor de travagem / afinadores do travão de mão ? ? alguma válvula que possa dar problemas?
estamos a falar num sistema de origem, simples, tambores e sem ABS...
ja agora quais as diferenças desse eixo para um eixo do 106 "convencional" ?
precisava de dicas concretas sobre os rallye 1.3 nesse campo.
obrigado

Diferenças só na medida dos bombitos, cintas e diâmetro dos cubos.
Há uma série de combinações possíveis nas várias versões.
Quanto ao problema assim não pescamos nada..
Do que se queixa o 106??
Fica uma roda presa e a travagem desequilibrada mesmo depois de afinar, será isso?

Diferenças só na medida dos bombitos, cintas e diâmetro dos cubos.
Há uma série de combinações possíveis nas várias versões.
Quanto ao problema assim não pescamos nada..
Do que se queixa o 106??
Fica uma roda presa e a travagem desequilibrada mesmo depois de afinar, será isso?

coloquemos a questao desta forma..

montaram lhe um eixo dum saxo para resolver o problema de travoes. um mecanico que solucionou assim o problema em vez de reparar o eixo original. deduzi que fosse problema de repartiçao de travagem e ja soube agora que os bombitos do rallye tem repartidor integrado e sao usados pelos saxos quase todos tambem. menos mal

no entanto teho que verificar como é com barras de torsão etc. o homem diz me que tem o material original resta me ver se preciso trocar algo para repor originalidade no rallye ou se o que montaram é igual ao material de origem daquela versão...

a minha duvida la esta é .. em caso de ter que reparar o eixo original para montar e deixar com veio de fabrica que material ele precisa, normalmente repartidores de travagem sao um pincel, dai o querer saber se tinha e onde .. mas se fazem parte dos bombitos menos mal.

nao sei qual o problema de travoes que teve concretamente, sei que resolveram da forma que disse acima... e no caso de avançar para este carro que merece ser estimado, preciso saber bem com o que contar...

obrigado pessoal pelas dicas..

Os 3 106 mkI que conhecia (2 deles XSI) tiveram de levar o kit completo de bombitos traseiros por volta dos 80.000km.

Num dele originou um problema. A polie estava já "acamada" e ovalizada ao sistema antigo e não foi bem reparada (na marca) o que originou fortes vibrações na travagem. Foi resolvido com a lixagem das polies.

Mais problemas que me lembre nunca tive! Só pastilhas e andar. Penso que nem o travão de mão teve de ser afinado!

A reparação desse eixo é bastante trabalhosa, mas faz-se.
Mais fácil trocar um eixo por outro em bom estado.
Os do saxo são iguais e costumam estar em melhor estado, por terem menos idade.
Quanto aos bombitos, TODOS os ax, saxo, 106 I e II fazem limitação de pressão de travagem nos próprios bombitos.
Não existe a peça limitador de pressão de travagem vulgo "repartidor de travões".
Então há nenhum problema com os travões, apenas dúvidas é isso??...
Voltei a ler... o problema de travões (aliás, do eixo traseiro com as rodas cambadas devido à água que foi entrando para os rolamentos de braços) tá resolvido.
O que há a ponderar é se o resto do carro está em boas condições.
Quanto às barras de torção deves trocar as antigas para o novo eixo se estas forem mais fortes (diâmetro), aproveitando para regular a altura da traseira.

Last edited:
A reparação desse eixo é bastante trabalhosa, mas faz-se.
Mais fácil trocar um eixo por outro em bom estado.
Os do saxo são iguais e costumam estar em melhor estado, por terem menos idade.
Quanto aos bombitos, TODOS os ax, saxo, 106 I e II fazem limitação de pressão de travagem nos próprios bombitos.
Não existe a peça limitador de pressão de travagem vulgo "repartidor de travões".
Então há nenhum problema com os travões, apenas dúvidas é isso??...
Voltei a ler... o problema de travões (aliás, do eixo traseiro com as rodas cambadas devido à água que foi entrando para os rolamentos de braços) tá resolvido.
O que há a ponderar é se o resto do carro está em boas condições.
Quanto às barras de torção deves trocar as antigas para o novo eixo se estas forem mais fortes (diâmetro), aproveitando para regular a altura da traseira.

é isto que falta fazer..

fui ha bocado testar o carro... rallye mk I 1994. o eixo que foi montado era dum saxo, parece que nao trocaram as barras de torsão e nao regularam a altura... esta de rabo alçado....

o problema dos travoes segundo vim a saber foi mesmo fuga de oleo ha uns 4 anos... prai aos 90 mil kms talvez

o carro so tem um dono e 120 mil km reais.. precisa dum restauro integral a nivel de pintura exterior e revisao da praxe por estar muito tempo parado...

agora resta saber se o homem quer avançar com o negocio.. a minha cartada esta jogada... [;)]

por mim acho que o R2 vai ter que esperar... [:D]

Back