Travagem

Master7

Active member
Boas pessoal , nao encontrei nenhum topico dedicado à travagem por isso decidi abrir este e ver se alguem me aconselha .

Tenho um fiesta Mk8 com alguns aditivos e por isso queria melhorar a travagem , nao faço trackdays e a original nunca me deixou ficar mal , mas ao substituir se poder colocar algo melhor é bem vindo.

Neste modelo é possivel colocar os discos do ST, trocando apenas o suporte das pinças, terei vantagem visto o tamanho da pastilha ser o mesmo ?

Estou a olhar para o kit da EBC de pastilhas Yellow Stuff e a minha duvida é nos discos , não encontro muitas marcas com material para este carro.
Atenção que nao quero tirar um rim para por travagem é só um ligeiro update, que as vezes entre comprar original ou um aftermarket o preço é quase o mesmo.

A minha duvida é nos discos tem la estas duas opçoes , será para colocar os mesmos discos e mesmas pastilhas nas 4 rodas

Disco GD

Disco USR

Bom dia.

Ebc é sem dúvida material de qualidade.
Yellow stuff é uma pastilha que precisa já de alguma temperatura para atingir o seu potencial, podem ser usadas no dia a dia, mas podem ser um pouco "falsas" a frio.
Salvo erro a brembo tem uma gama de pastilhas "ds" para uso em estrada.

Discos ranhurados sim, perfurados não, são muito fáceis de empenar e estalar.

Não sei se já existem para esse carro, mas procura por brembo MAX, ATE e Zimmerman, na autodoc costuma ter a bons preços.
No eixo traseiro, uns bons discos "normais" são mais que suficientes, a maior parte da travagem vai ser feita no eixo dianteiro.

Enviado do meu M2101K6G através do Tapatalk

Bom dia.

Ebc é sem dúvida material de qualidade.
Yellow stuff é uma pastilha que precisa já de alguma temperatura para atingir o seu potencial, podem ser usadas no dia a dia, mas podem ser um pouco "falsas" a frio.
Salvo erro a brembo tem uma gama de pastilhas "ds" para uso em estrada.

Discos ranhurados sim, perfurados não, são muito fáceis de empenar e estalar.

Não sei se já existem para esse carro, mas procura por brembo MAX, ATE e Zimmerman, na autodoc costuma ter a bons preços.
No eixo traseiro, uns bons discos "normais" são mais que suficientes, a maior parte da travagem vai ser feita no eixo dianteiro.

Já pesquisei e mesmo nessas marcas os discos que encontro é como os originais , em relaçao às pastilhas segundo li as yellow a frio é como as originais, a quente é que tem uma significativa melhoria na travagem .

Sabes me dizer qual será o melhor disco da ebc , é que sinceramente no site deles procurei e nao encontrei nenhuma diferença em termos de desempenho .

Já pesquisei e mesmo nessas marcas os discos que encontro é como os originais , em relaçao às pastilhas segundo li as yellow a frio é como as originais, a quente é que tem uma significativa melhoria na travagem .

Sabes me dizer qual será o melhor disco da ebc , é que sinceramente no site deles procurei e nao encontrei nenhuma diferença em termos de desempenho .
Qualquer um dos ebc são bons.
A vantagem dos ranhurados é que as ranhuras vão limpar a pastilha, mantendo sempre uma superfície lisa e com o máximo de contato com o disco e ainda oferecem canais para os gases e pós gerados pelo desgaste das pastilhas saírem. Isso vai causar também maior desgaste na pastinha.
Os ranhurados e perfurados são apenas pelo look racing, porque vantagem não vejo nenhuma, mas desvantagem sim no facto de tornarem o disco mais frágil.

Procura por ATE PowerDisc e por Brembo MAX, talvez até sejam mais baratos e muito bons também.
E podes manter as pastilhas Yellow stuff.

Procura por ATE PowerDisc e por Brembo MAX, talvez até sejam mais baratos e muito bons também.
E podes manter as pastilhas Yellow stuff.

Já procurei e nao encontro nada para este modelo , só os lisos nem para o ST encontro.

O segundo , aquilo nao é bem perfurado de um lado a outro , é tipo os ranhurados mas em vez de ser em linha é pontos

Já procurei e nao encontro nada para este modelo , só os lisos nem para o ST encontro.

O segundo , aquilo nao é bem perfurado de um lado a outro , é tipo os ranhurados mas em vez de ser em linha é pontos
Eu sei como são.
Mas é como digo, foi sempre material que foi retirado do disco.
Quanto mais material a pastilha tiver para agarrar, melhor vai travar e quanto mais material tiver o disco, menos susceptível a empenhos e rachaduras vai ser.

Não é por acaso que mesmo o carros mais desportivos deixaram de usar discos perfurados, e os que usam, normalmente são discos compósitos e não de aço.

A única "vantagem" que vejo em discos maiores, será o arrefecimento.
Mas mesmo assim, não justifica o investimento.

Tambem nao faço ideia o valor do suporte, nem sei se é uma peça barata , mas possivelmente irá se refletir tambem no preço dos discos

Tambem nao faço ideia o valor do suporte, nem sei se é uma peça barata , mas possivelmente irá se refletir tambem no preço dos discos
Para tirar partido de uns discos maiores, deve usar calços a acompanhar e a bomba central de travões também.

Uma alteração que se fazia nos clios era trocar a maxilas de travão e estribos pelas do Peugeot 207 e a bomba central da Kangoo, as furações são as mesmas, dá para usar o mesmo disco mas as pastilhas são maiores, a bomba têm um embolo de diâmetro maior.
Com a mesma medida de discos, melhorava bastante a travagem.

Malhas de aço e óleo bom, faz muito mais diferença que uns discos xpto ou pastilhas "trackday"... Isto claro, para uso de estrada. O que pretendes é aumentar a resistência à fadiga, não a potencia da travagem, certo?

Malhas de aço e óleo bom, faz muito mais diferença que uns discos xpto ou pastilhas "trackday"... Isto claro, para uso de estrada. O que pretendes é aumentar a resistência à fadiga, não a potencia da travagem, certo?

Eu queria aumentar a potencia de travagem , como é só para o dia a dia não me chega ao ponto de ter fadiga.

Voltar
Superior