Travagens de emergencia - como se comportam?

Corsa1200Sport

Well-known member
Viva!

Como praticamente todos os que andam na estrada, ja tiveram uma situacao ou um susto em que foi preciso fazer uma travagem de emergencia.

A minha questao e' qual e' o vosso comportamento nessa situacao?

Nao quero saber a teoria do que se deve fazer nessa situacao, mas sim o que efectivamente fizeram...

Depois gostava que dissessem qual o comportamento que tiveram, e qual acham que seria o ideal nessa situacao...

Quanto a mim, das travagens que ja fiz, ataco o travao com forca mas sem activar o ABS. FAco isto por instinto, mas ainda bem que assim e'.

Se for uma travagem de baixa velocidade ate imobilizar acabo por so pressionar a embraiagem ja quase com o carro a parar.

Se for a mais alta velocidade comeco a ter o instinto de reduzir e fazer ponta tacao, mas ainda nao e' sempre.

Felizmente elas nao sao assim tantas como isso de modo que me de treino:D

Convém é definir bem o que é uma travagem de emergência. Numa verdadeira travagem de emergência, duvido muito que alguém tenha tempo para reduzir.

A mim depende do carro. Se for no meu que tem ABS, ataco o travão sem dó nem piedade até porque é isso que o próprio manual diz para ter a máxima eficácia.

Se for num carro sem ABS já sou mais comedido, evitando bloquear as rodas. Já não ataco o travão como faço no meu, sou mais progressivo.

Como diz o JGTB, depende da situação em si. Há situações mais graves e menos graves, porque eu não ando aí a activar o ABS em qualquer travagem como é óbvio :D. De qualquer forma prefiro um carro com ABS porque em situações mesmo complicadas é só atacar o travão e tentar desviar, que ele gere o resto estando sempre a travar o máximo possível.

citação:Originalmente colocada por JGTB

Convém é definir bem o que é uma travagem de emergência. Numa verdadeira travagem de emergência, duvido muito que alguém tenha tempo para reduzir.

Eu considero travagem de emergencia aquelas que acabam por te provocar um susto, seja o carro que vai a frente que sem o preveres trava a fundo, ou carros acidentados perto de ti, ou um obstaculo imprevisto.

Acho que a imprevisibilidade sera o maior factor para se considerar travagem de emergencia.

pois

já fiz travagens fortes que nao considero de emergência.

aliás nao me lembro de ter alguma vez travado numa situaçao extrema...

Na real travagem de emregência que tive de fazer não havia cá tempo para reduções! velocidade na ordem dos 60-70km/h penso! travagem a fundo com ABS

das travagens mais apertadas que já tive foi sempre pé ao travao sem activar o abs e uma abaixo!

mas n sei se isso se pode chamar emergencia... qdo for é meter os dois pés no travao e rezar!

Eu considero travagem de emergência quando o carro da frente trava de repente e nós só temos tempo de pôr o pé a fundo.

Outra coisa é ver uma série de carros a parar de repente em AE, mas termos de reduzir e travar com alguma calma. Aí, já não considero travagem de emergência.

Eu considero travagem de emergência quando o carro da frente trava de repente e nós só temos tempo de pôr o pé a fundo.

Outra coisa é ver uma série de carros a parar de repente em AE, mas termos de reduzir e travar com alguma calma. Aí, já não considero travagem de emergência.

concordo.

Uma das coisas que normalmente caracteriza a travagem de emergencia e' que se nao travares e bem... vais bater:D.

travo de maneira a evitar que as rodas bloqueam e quanto ao ABS tive que o desligar que ele já desajudava mais do que ajudava. ao ponto de um simples encosto no travão e ele actuava e de forma deficiente.

Nunca fiz uma travagem de emergência:D

Mas já treinei o comportamento do carro quando trávo a fundo, e treinei desviar-me de obstaculos com uma travagem a fundo.;)

Normalmente travo a fundo e "calco" na embraiagem;)

ar156ob4.gif

meto as maos na cabeça enqunto grito como uma menina de 5anos e esmago o travao, e como perco toda a coordenação motora continua acelerar, ha ainda a possibilidade de molhar as calcas.

Das vezes em que já me aconteceu, travei a fundo (algumas vezes o ABS entrava, mas tirava um pouco mais o pé do travão, a não ser em chuva que o deixo entrar á vontade), reduzo uma velocidade ou 2 no máximo e se tiver tempo ligo os 4 piscas (nem sempre dá tempo para tudo).... e muito importante (pelo menos para mim) fico a olhar com muita atenção (vidrado) para o sitio que quero que o carro vá..... o corpo reage de maneira a levar o carro para o local... (não sei se me fiz perceber)

a teoria é muito bonita, mas kd nos vemos numa situação de emergencia... o 1º impulso é logo carregar no pedal do travao com o maximo de força... e nesse caso o mais provavel é blokear as rodas, quer o carro tenha ou n abs...

quero só chamar á atenção do user que votou na ultima opção... nunca se deve fazer uma travagem de emergencia com o carro desengatado; o carro vai mais solto e o que se quer é que ele agarre á estrada... por isso vamos engatá-lo reduzindo as relações de caixa progressivamente ao mesmo tempo que travamos... este pocedimento pode ser complicado para alguns, nomeadamente os mais inexperientes, no entanto podem sempre ir para uma recta grande, sem carros por perto e experimentar fazer esta manobra com segurança.
Concerteza assim, da proxima vez que vos acontece algo do genero, ja estão melhor preparados! ;)

boas curvas,
conduzam com precaução,
mas não devagar demais [:p] lol

citação:Originalmente colocada por chasdegua

a teoria é muito bonita, mas kd nos vemos numa situação de emergencia... o 1º impulso é logo carregar no pedal do travao com o maximo de força... e nesse caso o mais provavel é blokear as rodas, quer o carro tenha ou n abs...

quero só chamar á atenção do user que votou na ultima opção... nunca se deve fazer uma travagem de emergencia com o carro desengatado; o carro vai mais solto e o que se quer é que ele agarre á estrada... por isso vamos engatá-lo reduzindo as relações de caixa progressivamente ao mesmo tempo que travamos... este pocedimento pode ser complicado para alguns, nomeadamente os mais inexperientes, no entanto podem sempre ir para uma recta grande, sem carros por perto e experimentar fazer esta manobra com segurança.
Concerteza assim, da proxima vez que vos acontece algo do genero, ja estão melhor preparados! ;)

boas curvas,
conduzam com precaução,
mas não devagar demais [:p] lol

Reduzir as relações de caixas em travagens de emergencia que duram 1 segundo? sim, pois tabem. Há aqui pessoal que está a confundir travagem um pouco mais apertada com travagem de emergecia...

citação:Originalmente colocada por C3_soul

Nunca fiz uma travagem de emergência:D

Mas já treinei o comportamento do carro quando trávo a fundo, e treinei desviar-me de obstaculos com uma travagem a fundo.;)

Normalmente travo a fundo e "calco" na embraiagem;)

convem

[}:)][}:)][}:)]

Voltar
Superior