Travão de mão: como utilizar?

Travão de mão: como utilizar?

• Puxo a alavanca, sem carregar no botão

Votes: 58 53.7%
  • Puxo a alavanca, carregando no botão

Votes: 50 46.3%

• Total voters
    108

xeLa

New member
Ora como todos nós sabemos, o travão de mão serve, geralmente, para travar o veículo quando o queremos deixar imobilizado (grande novidade que estou a dar :rolleyes:).

Pois bem, posto isto, acho que todos sabemos que, para destravar o carro, temos que carregar no botão da alavanca e pô-la para baixo.

E quando é para travar o carro? É suposto carregar no botão? Os clicks que se ouvem não são, supostamente, até uma espécie de aviso?
Pergunto isto, porque um colega meu diz que, para travar o carro, se deve carregar no botão presente na alavanca, argumentando que não desgasta o material.

Eu nunca tal tinha ouvido, mas como não sou senhor da razão, lembrei-me de vir perguntar se é um "dogma" errado puxar, simplesmente, a alavanca do travão de mão sem carregar no botão.

Que é que me dizem?

PS: travões de mão automáticos ou eléctricos ou lá qual é o nome dado a isso não vale, é batota!

Ui, tantos que conheço com milhares de KM sem um problema no travão e puxam sempre a força. Para mim, é treta.

Nunca vi um carro, carrinha ou camião onde esse componente se tenha desgastado.....e não, não estou a dizer que é impossível, estou só a dizer que nunca vi.......e olhe que já me passaram muitos carros pelas mãos, muitos deles com centenas de milhares de km

O botão serve apenas para destrancar, de outra maneira não seria possível.

O travão de pé dos Mercedes fazem +/- o mesmo barulho e não tens lá nenhum botão!![:p]

Eu uso o botao para travar, mas nao vejo que isso proteja mais o material, simplesmente é habito meu.

Mas ja agora, o que faz os clicks quando se puxa o travao?

Normalmente, velocidade mais ou menos superior ao normal, espaço de sobra para qualquer eventualidade, virar a direcção para um dos lados e puxar o travão, carregando no botão para dessa forma destravar imediatamente após efectuar a rotação.
Agora a sério, normalmente puxo o travão a carregar o botão só mesmo porque me irrita um bocadinho o trárárárá que faz a subir.
Mas nunca ouvi também, caso algum de desgaste por fazê-lo.

Acredito que desgaste menos carregando no botão mas duvido que algum dia se note alguma diferença entre uma ou outra maneira de travar. Eu carrego porque ganhei o hábito para não ouvir o som à medida que passa em cada dente.

Drfiter, não sei em pormenor como funciona, mas esta imagem ajuda a ter uma ideia do que não está à vista:

a184.jpg

Como normalmente utilizo um carro com travão elétrico é simples, basta desligar que ele trava ou acelerar que destrava. Nos outros também é fácil, destravo quando vou em andamento e vejo uma luz vermelha ou então quando noto o carro com pouca força e travo quando vou a sair do carro e ele começa a andar[:D]. É um habito que se perde com muita facilidade.

Mais depressa o carro morre de velhice, que tu desgastas os dentes da peça que faz o barulho do travão de mão.

Puxa da maneira que quiseres...

Questionei isso nas aulas de condução. O meu instrutor dizia-me para carregar por forma a não desgastar os dentes. Mais tarde tive uma aula com outro que me disse que não havia mal nenhum...

Confesso que há dias que carrego e outros em que dou as "dentadas" todas [:D]

Para travar carrego sempre no botão, apenas por comodismo ao ouvido, nada mais.
Obviamente que o material nã ose desgasta tanto, mas é completamente supérfluo este desgaste.[:D]

Sim, é capaz de ser, tal como o teu comentário. [;)]

Eu constatei um facto mas este tópico é mesmo pa encher chouriço.
Tipo quando não tens conversa e falas sobre o tempo.
É tipo o tópico da boa noite.

Eu constatei um facto mas este tópico é mesmo pa encher chouriço.
Tipo quando não tens conversa e falas sobre o tempo.
É tipo o tópico da boa noite.

Existe alguma regra do FAHO que te obrigue a entrar nos tópicos de encher chouriços?:confused:

Para mim, além de ser o travão para usar aquando do estacionamento, pode ter uma outra função; esta é a simulação do hill hold control, que muito ajuda no arranque em grandes declives, evitando que se descaia e se bata no carro de trás ou da frente.

Tenho notado que muitos condutores param os seus carros quase colados ao da frente, o que devia ser evitado. Para isso lá está o travão de mão. Neste caso deve-se sempre carregar no botão para obtermos um curso livre e mais eficaz da alavanca.

Eu ganhei o hábito... não me perguntem porquê, de travar sempre com o dedo no gatilho.

Back