"Travão" de mão

blakke

New member
O meu "Travão" de mão, sim "travão" com aspas porque não trava um mangalh* deixou de travar o carro quase por completo.

Resumindo, é um jazz gd5 L12a1 de 2002.

Os tambores estão bons e na tolerância de desgaste (181mm), os calços idem (3.2mm), o cabo do travão de mão está bom. O afinador do cabo está esticado ao máximo. O carro trava bem nas rodas de trás com o pedal, mas nada de jeito com o travão de mão.

Lembro-me quando era novo era só puxar um bocado o travão fazia logo alto drift. Agora se deixar o carro numa descida e não o engatar ao fim do dia vou buscá-lo 300 metros mais abaixo.

Ainda não perdi muito tempo com isto mas, alguma ideia?

Obrigado

Última edição:
Possivelmente os calços devem estar vidrados, a solução económica é desmontar limpar o "pó" e passar uma lixa nos calços e até mesmo uma mais fina nos tambores e ajustar (afinar) os calços e nao no cabo do travão de mão.
Eu nos meus carros quando já existe desgaste nos tambores mando rectificar e colocar cintas com uma espessura indicada em relação ao que foi rectificado.

Possivelmente os calços devem estar vidrados, a solução económica é desmontar limpar o "pó" e passar uma lixa nos calços e até mesmo uma mais fina nos tambores e ajustar (afinar) os calços e nao no cabo do travão de mão.
Eu nos meus carros quando já existe desgaste nos tambores mando rectificar e colocar cintas com uma espessura indicada em relação ao que foi rectificado.

Os tambores apesar dos 220.000 km estão como novos. Podem ser retificados até 181mm mas ainda estão com a medida de origem, com tanta travagem admira-me mas parece que foram feitos para a vida do carro. Já os discos já vamos no terceiro par e foram todos comidos até ao limite.

O meu "Travão" de mão, sim "travão" com aspas porque não trava um mangalh* deixou de travar o carro quase por completo.

Resumindo, é um jazz gd5 L12a1 de 2002.

Os tambores estão bons e na tolerância de desgaste (181mm), os calços idem (3.2mm), o cabo do travão de mão está bom. O afinador do cabo está esticado ao máximo. O carro trava bem nas rodas de trás com o pedal, mas nada de jeito com o travão de mão.

Lembro-me quando era novo era só puxar um bocado o travão fazia logo alto drift. Agora se deixar o carro numa descida e não o engatar ao fim do dia vou buscá-lo 300 metros mais abaixo.

Ainda não perdi muito tempo com isto mas, alguma ideia?

Obrigado

Como fizeste esse teste?

Eu sugeria desmontar o tambor e perceber o que está a falhar no mecanismo. Não há-de ser nada dificil de resolver.

O carro trava bem nas rodas de trás com o pedal, mas nada de jeito com o travão de mão.
Não querendo duvidar de ti, estou com o Kpt, tens a certeza? Olha que a força de travagem é quase só exercida à frente (penso que é cerca de 75%), de maneira que é difícil de perceber quando trava pouco atrás. Eleva as rodas da frente e vê se ele trava de facto melhor no pedal do que com o travão de mão.

Esses Jazz tiveram problemas tal e qual como relatas (travão de mão deixava de travar) e isso até foi alvo de recall da marca. Vai lá ver isso ao mecânico.

Também tenho essa ideia..

foram mais problemas de travao de mao nos carros com discos atràs

tem um q quando voltou para o carro so' encontrou o lugar e estava gente a tirar fotos do carro dele 200 metros mais a baixo numa ribeira (modelo com discos atràs )

mas jà que blakke disse " Os tambores apesar dos 220.000 km estão como novos" ....

Não tens baba nos tambores? Tipo fuga de óleo dos travões pelos bombitos

Verificado e nada, os bombitos estão bons e com o carro no ar e travão normal é impossivel mexer as rodas de trás.
Com o travão de mão basta um bocado mais de força e lá vai..

ClioII um dos recalls que fizeram em 2009 ao qual também fui chamado tinha a ver apenas com a alavanca do travão de mão que ao pressionar o botão não voltava a descer. Não será isso? Fora isso só recebi outras duas chamadas para recall, uma para o botão dos vidros elétricos e outra para o airbag do passageiro.

Verificado e nada, os bombitos estão bons e com o carro no ar e travão normal é impossivel mexer as rodas de trás.
Com o travão de mão basta um bocado mais de força e lá vai..

ClioII um dos recalls que fizeram em 2009 ao qual também fui chamado tinha a ver apenas com a alavanca do travão de mão que ao pressionar o botão não voltava a descer. Não será isso? Fora isso só recebi outras duas chamadas para recall, uma para o botão dos vidros elétricos e outra para o airbag do passageiro.
Como está o nível do óleo de travões?

Não poderá ser o cabo que fique preso ou que esteja já meio lixado e fazes força a puxar,mas depois não faz a travagem completa!!
em todo o caso metes uma pedra atrás ou à frente da roda e tá feito [:p] [:p]

Voltar
Superior