Travão mão automatico

e este activa quando se para o carro em plano horizontal?

Como o nome diz: nao. É 1 actuador se o carro estiver inclinado :D

Mas no meu carro o travão automático tambem cola. Alas está no manual. É so carregar no acelerador que ele desengata automaticamente. O que significa cola?

É obvio que o carro nao anda logo quando se dá a chave. É preciso desengatar o travão (mesmo que automatico)

Como o nome diz: nao. É 1 actuador se o carro estiver inclinado :D

Mas no meu carro o travão automático tambem cola. Alas está no manual. É so carregar no acelerador que ele desengata automaticamente. O que significa cola?

É obvio que o carro nao anda logo quando se dá a chave. É preciso desengatar o travão (mesmo que automatico)

O Qashqai tem 2 modos: o apoio de arranque nas subidas que logicamente só atua nas subidas e é automático. Tem depois um botão “hill hold” que quando ativo “bloqueia” sempre o carro em qualquer plano.

tenho o novo megane IV e compreendo o que ele quer dizer. se com o carro travado, tentar arrancar, ele parece que nao quer andar. Segundo a marca, é mesmo assim. é preciso "forçar" para ele destravar, o que supostamente é normal.

por não gostar desse "sistema", destravo eu o carro antes de arrancar. Pé no travão, pressionar o botão do travão de mão para baixo e ele destrava. é testar. Se realmente tiver "colado" como o user afirma, o carro ficará na mesma, não? se arrancar bem.. é porque é feitio dos travões de mão electricos

Ainda tentei deixar o carro em posição "N" apos o lavar mas mal desligo passa para "P". e mesmo sem activar o travão de mão "cola". Qdo digo "Cola" fica mesmo preso, alias se o colocar em "N" e empurrar ou tentar rodar as jantes manualmente faz um barulho e descola [kiss]

é preciso "forçar" para ele destravar, o que supostamente é normal

Não percebo a confusão que as pessoas fazem com o travão automático.

O travão não destrava instantaneamente, logo, é preciso dar um cheirinho de acelerador antes de chegar ao ponto de embraiagem de forma a dar tempo de o mecanismo de destravar ativar-se.

O que muita gente faz é largar a embraiagem até ao ponto e só depois acelerar, só que o travão não destrava enquanto não acelerarem…

Portanto, carregas na embraiagem, e quando quiseres que destrave dás um cheirinho de acelerador, e depois arrancas. Com a prática fazes isto imediatamente antes do ponto de embraiagem sem chegar a forçar nada.

Acho o travão automático muito prático. É menos uma coisa que tenho de fazer.

Última edição:
tenho o novo megane IV e compreendo o que ele quer dizer. se com o carro travado, tentar arrancar, ele parece que nao quer andar. Segundo a marca, é mesmo assim. é preciso "forçar" para ele destravar, o que supostamente é normal.

por não gostar desse "sistema", destravo eu o carro antes de arrancar. Pé no travão, pressionar o botão do travão de mão para baixo e ele destrava. é testar. Se realmente tiver "colado" como o user afirma, o carro ficará na mesma, não? se arrancar bem.. é porque é feitio dos travões de mão electricos

Algo se passa com o teu mégane, eu raramente faço pressão no acelerador e ele destrava sem problemas, um ligeiro toque e ele destrava.
Isto em vários modelos Renault recentes com travão de mão automático.

A marca tem razão. É normal. Seja em travão de mão eléctrico ou manual.

Se não danificar nenhum componente "forçar um pouco" sempre que acontecer...por mim não ha nenhum problema...o barulho que faz a "descolar" não é la muito agradavel mas não é por aí que me chateio

No meu carro (não posso dizer a marca se não a CIA sabe por onde eu ando) quando vou a arrancar nem sinto o carro preso, é muito suave, não sei se quando se passa de P para D ele começa logo a libertar os travões ou outra coisa qualquer. A seguir às lavagens também nunca notei nada.
O meu maior problema com o travão automático é que quando passo para o outro carro cá de casa que também tem caixa auto mas o travão é manual é que me esqueço constantemente de travar o carro, ou então esqueço-me de tirar manualmente o travão e tento arrancar com o carro travado [:D]

Se não danificar nenhum componente "forçar um pouco" sempre que acontecer...por mim não ha nenhum problema...o barulho que faz a "descolar" não é la muito agradavel mas não é por aí que me chateio

Isso acontece porque a agua acumula ali faz uma especie de cola das pastilhas com o disco.
Se lavares o carro e deres umas voltas depois ... já nao acontece isso.

Isso acontece porque a agua acumula ali faz uma especie de cola das pastilhas com o disco.
Se lavares o carro e deres umas voltas depois ... já nao acontece isso.
Precisamente isto. É perfeitamente normal acontecer e não tem nada a ver com carros com travão eléctrico e ou caixa automática. Acontece, também, com carros completamente manuais. Aquando da lavagem acumula-se água entre os discos e as pastilhas e, caso não se dê umas voltas de imediato com o carro, a água seca e provoca esse "colar". Não é defeito nenhum nem nada de mal; é apenas física!

Isso é mesmo assim.
Tenho um Mercedes ML automático e se o lavo em casa e depois fica lá parado no outro dia ficam colados os tambores.
Isso é normal.
Apesar de ser de discos quase de certeza que o travão de parque é de tambor.
O melhor para isso e para muitas outras coisas para evitar acumulações de água é dar uma volta breve com o veículo e deixa de acontecer.
Ultimamente como já quase não lavo carros em casa, o caminho da bomba até casa seca o que é necessário e até ajuda a tirar aqueles restos de água dos frisos e afim.
Assim chegando a casa já pode-se passar um pano por ele todo e ficar tudo seco.

Já agora

Tenho notado que no meu carro, após fazer uma subida ou descida e depois fazer uma manobra a plano ao usar o travão o mesmo faz um clique.

Alguém faz ideia do que será?
(Também tem travão automático e auto hold)

Voltar
Superior