Travões duros e caixa de velocides perguiçosa

Lenine

Member
Boa noite,

A minha namorada "herdou" recentemente um micra 1.0. Acontece que o carro é de 1993 mas tem 57mil km.

Foi sempre assistido na marca, no entanto não sei se devidamente (duvido que tenham mudado peças por idade e não por kilometragem...).

O problema é que para travar é preciso carregar mesmo com muita força no pedal, tornando-se muito desconfortável de conduzir e nada seguro. O que se poderá fazer para por macio e normal? Mudar líquido dos travões?

Outra coisa é a caixa de velocidades. As mudanças parece que "colam", por vezes. É necessário fazer alguma força para que mudem, e, por exemplo, ao trocar de segunda para terceira se só se empurrar a manete para a frente, entra primeira...

Agradeço ajuda para a resolução destes problemas.

Quanto aos travões não percebo muito do assunto, mas muda o óleo que mal não faz e já deve estar a precisar de ser mudado.

Quanto a caixa de velocidades, tiras o fole fora e chegas WD40 que ela vai ficar mais macia!

Quanto à caixa, se calhar não seria má ideia mudar a valvulina (=óleo da caixa).

Quanto aos travões, problema deverá estar nos bombitos ou na bomba do óleo que já não estão nas melhores condições.

Também podes mudar somente o óleo dos travões a ver se resulta, mas acredito que não será suficiente, acreditando que problema seja mesmo dos bomitos ou bomba do óleo.

E esse material é para que preços, aproximadamente? É que interessava não gastar muito, visto que há pouco dinheiro e o carro vale pouco...

quanto aos travoes verifica o vacuo do servofreio se tum fugas , ou se esta a fazer vacuo , quanto a caixa lubrifica as emgrenagems e experimenta .

Como saber se o problema é do servo-freio?

Se for, deduzo que quando carregarmos nos travoes com o carro desligado o pedal não fique ainda mais duro que em andamento, estou correcto?

Ou não é assim tão linear?

Como saber se o problema é do servo-freio?

Se for, deduzo que quando carregarmos nos travoes com o carro desligado o pedal não fique ainda mais duro que em andamento, estou correcto?

Ou não é assim tão linear?

Depende. O servo-freio pode n estar completamente "roto", mas n estar a funcionar devidamente, daí o maior esforço no pedal. A minha primeira aposta iria precisamente para o servo, depois para algum tipo de problema nos circuitos hidraulicos tipo maxilas/bombitos presos.

Levei hoje o carro ao mecánico para ele ver..

Aparentemente, segundo ele será só desmontar tudo, lubrificar e montar novamente. Ele diz que com 54mil km tudo terá pouco desgaste e deverá ser falta de uso...

O liquido dos travões aparentemente está normal e no nível.

O pedal fica mais duro com o carro desligado (como normalmente).

Vamos lá ver..

Acabei de o ir buscar. Já trava bem, as rodas bloqueiam facilmente (antes era quase impossível) e transmite segurança.

A parte da frente foi só desmontar e lubrificar. Atrás levou bombitos e maxilas.

Em relação à caixa, pus um lubrificante como foi indicado aqui e pouco ou nada melhorou. O mecânico diz que é mesmo assim.

Agora precisa é de pneus, porque os que estão lá montados são os de origem, os velhinhos Michelin MXT com 54mil km e a parecer novos :D Não agarram nada e derrapam com muita facilidade!

Acabei de o ir buscar. Já trava bem, as rodas bloqueiam facilmente (antes era quase impossível) e transmite segurança.

A parte da frente foi só desmontar e lubrificar. Atrás levou bombitos e maxilas.

Em relação à caixa, pus um lubrificante como foi indicado aqui e pouco ou nada melhorou. O mecânico diz que é mesmo assim.

Agora precisa é de pneus, porque os que estão lá montados são os de origem, os velhinhos Michelin MXT com 54mil km e a parecer novos :D Não agarram nada e derrapam com muita facilidade!

Relativamente á caixa, o lubrificante que dizes é valvulina da caixa de velocidades-

Quanto aos travões, tem atenção, isto porque estas quando novas (pastilhas), tem um tempo de acamar, salvo erro, 200 km's.

Quanto aos pneus, tens de ver a pressão, poderá melhorar qualquer coisa, agora se são os de origem e já tem mais de 5 anos, convém mudar. (não tenho a certeza, mas ao fim de 5 anos a borracha dos pneus, perde algumas características, fundamentais.

O mecânico disse-me para esperar 1000km para os travoes acamarem, e que iria travar ainda melhor...

Quanto aos pneus, têm mesmo 18 anos, e foi logo uma condição imposta, para se andar no carro tem que se mudar os pneus.

Amanhã já calçará uns bridgestone B250.

Back