Troca de bateria,luz continua acesa

sempreabrir

Well-known member
Boas.
Apareceu-me este aviso e procedi à troca da bateria.(já tinha uns bons anos).Acontece que a luz continua acesa e a mensagem a aparecer.
Será que era o alternador e não a bateria?
Esta mensagem de erro deveria deixar de aparecer caso fosse a bateria ou o erro tem de ser apagado?

20200215-132415.jpg

20200215-133228.jpg

Last edited:
Então com um multímetro tiras a dúvida ao veres quantos volts estão a chegar à bateria com o motor a trabalhar.

Para tar fixe devem chegar cerca de 14 volts com motor trabalhar.

Pois,não tenho o aparelho...
A minha questão seria se esta mensagem será a mesma para bateria morta ou alternador a funcionar mal.
E se era suposto a luz apagar caso fosse da bateria e após ter sido trocada.

Muito provavelmente, o alternador foi para o boneco. Essa luz quer dizer que não está a chegar carga à bateria, não que ela esteja em mau estado.

Alternador nas lonas..
Multimetro, carro a trabalhar uns 15 minutos primeiro, medir a tensao.. 13,75 volts pelo menos.
Ligar farois, chauffage, consumiveis.. Voltar a medir.
Verificar correia do alternador, ver se nao patina, se nao ha barulhos anormais.

Obrigado.Vou averiguar.
Também me disseram que estando constatemente acesa poderia ser efectivamente da bateria.
Sendo alternador estaria por vezes acesa e por outras não.
Também achei estranho antes de substituir a bateria e ainda com a antiga,usando cabos, não conseguir pôr a trabalhar.

Megane II e alternadores é normal.

Compra o correcto que há uns parecidos que não encaixam... fica a dica.

Ps: caso queiras reparar, fica abaixo dos 50€.

Não repares nada. Substitui o rectificador de tensão... mas acho que era o que eblase estaria a pensar... :sh)

Tenho orçamento de 150/170€ para reparar e montar.
75€ só o alternador usado.
Estou à espera de mais um orçamento.

Rectificador são 40€

3 horas de trabalho a 40€ cada são 120€

Sub-Total = 160€ + 10€ de consumíveis vários (papel de cozinha, óleo, spray...)

+ IVA 23%

Total = 210€

E quando se dá com um profissional que vai ver o estado dos rolamentos? Ina c'um escafandro... como isto está... ora deixa lá ver o estado do induzido... olha que lindo veio todo fdd.. e o indutor? Olha que beleza ... mesmo no ponto para mandar rebobinar...

E a conta vai em 550€ + IVA...

Quanto é que custava mesmo o alternas novo?

Last edited:
Rectificador são 40€

3 horas de trabalho a 40€ cada são 120€

Sub-Total = 160€ + 10€ de consumíveis vários (papel de cozinha, óleo, spray...)

+ IVA 23%

Total = 210€

Com esse valor compra 1 ou 2 alternadores... e paga uma francesinha ao gajo para montar [:D]

Back