Troca de carro com baixo orçamento

cabonnis

New member
Saudações a todos

Tenho um velhinho 307 1.4hdi de 2003 com cerca de 295mil kms que comprei há 6 anos com 190 mil.
Agora tenho duas crianças uma com 2 anos e outro com 5 e preciso de um carro maior (monovolume ou SW de preferência) que ande e não se arraste como o 1.4hdi...o orçamento é baixo 5/6 mil e por esses valores já vi alguns anuncios de Volvo V50, Citroen c4 picasso, ford focus C ou S max, vw touran mas nenhum me pareceu muito fiável. Os 1.5dci dos megane ou qashqai só encontro anteriores a 2009 e pelo que sei não eram muito de fiar, também já vi mazda 3 e 5 e mitsubishi grandis mas não sei muito sobre esses carros. Actualmente faço cerca de 15mil kms por ano.
O que me aconselham?
Obrigado desde já​

Eu aconselho os 1.5 DCI, isso de não ser de se fiar é conversa de quem não os mantinha em condições, revisões long life e com óleo 10w-40 qualquer.
Manutenções a tempo de horas, óleo correto e trocas as capas das bielas por prevenção era o ponto chave para estes carros.
Tem em conta que qualquer carro que compres vais ter que dar uma "grande" revisão por isso aconselho a comprar sei lá por 4 mil e deixar os 2 mil de parte para uma boa revisão e alguma futura reparação que o antigo dono tenha deixado para as mãos do próximo.

Eu aconselho os 1.5 DCI, isso de não ser de se fiar é conversa de quem não os mantinha em condições, revisões long life e com óleo 10w-40 qualquer.
Manutenções a tempo de horas, óleo correto e trocas as capas das bielas por prevenção era o ponto chave para estes carros.
Tem em conta que qualquer carro que compres vais ter que dar uma "grande" revisão por isso aconselho a comprar sei lá por 4 mil e deixar os 2 mil de parte para uma boa revisão e alguma futura reparação que o antigo dono tenha deixado para as mãos do próximo.

Percebo o ponto de vista mas preferia não ter de me preocupar com as capas das bielas...
Costumo fazer as revisões a preço de amigo pelo que posso ter uma margem maior...

Mas é comprar um motor torto....ainda para mais o 1.5 DCI ( pelo menos o 105 e 110 ) para mim não acrescentam nada face à concorrência.
Excepto nos consumos talvez.

Mas por outro lado também não tenho grande confiança nos 1.6 HDI.

Se calhar as versões 2.0 das diversas marcas, dessa altura, eram mais saudáveis.

Mas pronto, simplificando, e dado que o orçamento não é alto, é tentar procurar algo que seja bom negócio, em bom estado, etc.

Eu talvez procurasse algo japonês só mesmo por descargo de consciência já que nenhuma marca europeia me inspira confiança, muito menos carros da década de 2000 onde se calhar vai coincidir com o orçamento.

Mas é comprar um motor torto....ainda para mais o 1.5 DCI ( pelo menos o 105 e 110 ) para mim não acrescentam nada face à concorrência.
Excepto nos consumos talvez.

Mas por outro lado também não tenho grande confiança nos 1.6 HDI.

Se calhar as versões 2.0 das diversas marcas, dessa altura, eram mais saudáveis.

Mas pronto, simplificando, e dado que o orçamento não é alto, é tentar procurar algo que seja bom negócio, em bom estado, etc.

Eu talvez procurasse algo japonês só mesmo por descargo de consciência já que nenhuma marca europeia me inspira confiança, muito menos carros da década de 2000 onde se calhar vai coincidir com o orçamento.

Tendo a concordar...sendo que os 2.0hdi sempre me pareceram muito fiáveis, alias como o meu 1.4hdi, só que o meu não anda arrasta-se mas problemas quase 0
O orçamento de 5000 ou 6000mil pelo que tenho visto dá para carros entre 2005 e 2009 mas os que vejo ou vêm carregados de kms ou com outras questões piores..

Sim, é preciso ver que com orçamento curto estás sempre muito sujeito a comprar carros que, apesar de não serem propriamente velhos, podem não estar na melhor das condições o que infelizmente acontece cada vez mais.

E sim consta que o 1.4 HDI no 307 é lentinho. Eu conduzi isso no Xsara e até gostei. Eu na altura andava de 2.0 HDI 110 e portanto nota-se uma grande diferença mas o segredo acaba por ser manter o 1.4 HDI acima das 2000 RPM embora no 307 lá está ele fique mais penalizado.

Poderias ainda manter o teu 307 e reprogramá-lo e alterá-lo, aí para uns 90 / 100cv mas não sei se é boa política.

Ou, podes também ver algo a gasolina, um pouco mais recente com esse orçamento e eventualmente passar para GPL mas aqui também depende da zona onde moras, se usas garagens, se há boa oferta de postos, se os motores te vão interessar, etc.

Sim, é preciso ver que com orçamento curto estás sempre muito sujeito a comprar carros que, apesar de não serem propriamente velhos, podem não estar na melhor das condições o que infelizmente acontece cada vez mais.

E sim consta que o 1.4 HDI no 307 é lentinho. Eu conduzi isso no Xsara e até gostei. Eu na altura andava de 2.0 HDI 110 e portanto nota-se uma grande diferença mas o segredo acaba por ser manter o 1.4 HDI acima das 2000 RPM embora no 307 lá está ele fique mais penalizado.

Poderias ainda manter o teu 307 e reprogramá-lo e alterá-lo, aí para uns 90 / 100cv mas não sei se é boa política.

Ou, podes também ver algo a gasolina, um pouco mais recente com esse orçamento e eventualmente passar para GPL mas aqui também depende da zona onde moras, se usas garagens, se há boa oferta de postos, se os motores te vão interessar, etc.

Reprogramar o meu não vale a pena porque eu preciso mesmo de mais espaço..é um 307 hatchback não a SW e já está velhinho...
A gasolina e GPL também não porque aqui na zona de Arruda dos Vinhos não há muita oferta para GPL

Reprogramar um carro com 300.000 quilómetros é genial!!

https://www.olx.pt/d/anuncio/volvo-v...v-IDI2SZI.html

Volvo V50 2.0d 136cv 5.900 € Negociável​

Caixa 6v
Nacional
Proprietários 1
Janeiro 2005
Km 217000
chaves 2
Películas averbadas
Óleo e filtros mudados recentemente!

image;s=1000x700

se carro tem 300mil antes de mexer em eletronica é rever o que pode dar raia...

mas o rapaz quer espaço....então reprogramar o atual não rende...

Pois, só se fosse a 307 break mas ele tem a versão não carrinha portanto sim tem mesmo que trocar.
Se se mantiver no segmento C mas carrinha já ajuda mt na bagageira ou entao um monovolume.

dos anúncios postados e design horrível à parte (e eventuais problemas elétricos derivados da idade, que, tal como o teu 307, eram apanágio nas duas marcas), a fiat pode ser das melhores apostas. esse motor é bastante bom. os consumos não são os de um hdi ou tdi, mas também gasta pouco mais, se calhar mais 0,2 ou 0,3 pelo que não será por aí. é fazer uma boa manutenção e nem precisas de deixar 2 mil euros de lado, como indicaram aí atrás. mudas a correia e os filtros e óleo e no mês seguinte atacas a suspensão ou algo extra que necessite, como calços e/ou discos e já tens carro para muito tempo. as volvo V50 com o motor 2.0 têm o mesmo motor que os 2.0hdi e são fiabilíssimas, pese o facto de já terem mais anos em cima.

o meu pai tem um S40 da última parte de 2004 e teve que substituir recentemente o motor, mas já levava quase meio milhão de kms e é carro dele desde os 4 anos e os 120 mil. nos últimos anos tem anadao menos, mas de vez em quando ainda vai de uma ponta à outra do país, literalmente. já fez algumas vezes porto-chaves-algarve e várias porto-lisboa com mais de 350 mil em cima. tem 320nm de binário (talvez o mesmo que a croma) e mexe-se relativamente bem. comparado com o teu hdi (igual ao do meu irmão e ex da minha mãe e também de um primo meu, cada um com o seu modelo diferente e todos com cerca e 300 mil e mais sem grandes chatices) até parecerá um pequeno foguete.

quanto aos meganes, a partir de 2010 já arriscava. os de 110cv da segunda fase são bons, há poucos relatos de chatices. no entanto substituir as capas das bielas deve andar pelos 150€, embora haja alguém mais indicado que tenha tido renaults. com 5500€ já arranjas meganes III de 2010. tens é que ver se encontras alguma com poucos kms.

já cá volto. vou ver se encontro alguma que pareça valer a pena.

bem, as V50 minimamente recentes estão todas carregadas de kms e para trocares por um carro mais novo 2 ou 3 anos quase que nem vale a pena. de 2008 para cima esquece... preços absurdos e kms ainda mais absurdos, todas com 260, 300, 400 mil... :sh) [8b]

golfs são absurdos também e o motor nem é grande coisa. passats também, cada uma tem mais kms que a anterior. que tal skodas? não são as mais bonitas, mas podem ser uma ideia. há também com o velhinho motor 1.9, mas as últimas unidades de 105cv não foram propriamente fiáveis em injetores. quanto aos 1.6, penso que até 2011 pelo menos também tiveram problemas. há algumas de 2010 e 2011, mas apanham as chatices, quase de certeza. alguém que se pronuncie sobre isto que assim também já fico esclarecido. acho que até 2012 ou 2013 deram algumas chatices. mas fica a ideia.

https://www.olx.pt/d/anuncio/skoda-octavia-greenline-IDI4ezh.html

https://www.olx.pt/d/anuncio/skoda-octavia-greenline-IDI4ezh.html

https://www.olx.pt/d/anuncio/skoda-octavia-break-1-6tdi-IDI2uzj.html

https://www.olx.pt/d/anuncio/skoda-octavia-1-6tdi-2011-IDI4Oqe.html

tens aqui uma lista. nada de muito interessante, mas tens ali uma mondeo e uma C4 picasso, embora esteja mais fora do teu orçamento do que dentro, mesmo negociando para perto dos 6 mil. focus arranjas muitas, pode ser uma hipótese. têm grande espaço atrás. a minha mulher tem uma feia do modelo anterior a essas e aquilo tem muito espaço até aos bancos. pode ser que apareça alguma C5 já de 2010 em diante. é outra hipótese...

https://www.standvirtual.com/carros...o]=7000&search[advanced_search_expanded]=true

Voltar
Superior