Troca de carro

Se fizeres poucos km pondera o 1.0 gasolina no Focus.

Se em 14 anos fizeste 200k km poderá ser a melhor opção.

Não tenho o carro a 14 anos, comprei o usado, costumava fazer entre 16 a 18 mil km, agora faço mais de 20000km por ano a vontade, só para ir e vir para o trabalho são quase 70km

ainda está a milhas? como assim? é melhor ou pior? n percebi :confused: xD

melhor como é natural, tens o focus de 1ª geração, muita coisa já evoluiu deste que o teu focus saiu para o mercado, as novas gerações estão melhores e mais evoluídas que as anteriores, dai eu dizer se queres manter o mesma genica e estilo de condução a opção a seguir é para um novo ford focus , não te vais arrepender...

Já experimentei o 1.8TDci (Focus Mk1) e o 1.6 de 115cv(Focus Mk3 pré-FL), o 1.8 é mais forte em baixas mas o 1.6 é mais linear e respira muito bem entre 2000/3000rpm. Uma grande vantagem do 1.6 é ser extremamente poupado, conduzido com calma faz facilmente médias abaixo dos 5l/100km. Para além disso o chassis é excelente, está ao nível (senão superior) do Focus mk1. E obviamente, o mk3 é muito mais bonito [;)]
O 1.5 de 120cv não conheço, mas como é mais recente será sempre mais caro. O 1.6 no Mk3 pré-facelift já se arranja entre 11 a 13 mil.

tenho me esquecido de cá vir, entretanto experimentei um clio e foi uma desilusão, bem inferior ao meu focus em todos os aspectos de condução, so vence em consumos claro... Acho que vou esperar mais um tempo e continuar com o meu que está bom de saude e mais tarde investir num focus mk3 2.0tdci, acho que lá no fundo é o que quero, não acho que vá gostar passar de um 1.8cc para um 1.5cc...

Como já te disseram, depois de experimentares o 1.5 vais ver que é bem melhor que o teu 1.8 [;)]
Mesmo que no papel ande menos, que duvido, as qualidades de um motor vão muito para além dos números, por isso não é à toa que a maior parte dos automóveis agora usam estes motores, desde familiares até suvs ou monovolumes.
O 2.0 obviamente será melhor que o 1.6/5, resta saber é se no global se justifica a diferença.

Troca de carro

Como já te disseram, depois de experimentares o 1.5 vais ver que é bem melhor que o teu 1.8 [;)]
Mesmo que no papel ande menos, que duvido, as qualidades de um motor vão muito para além dos números, por isso não é à toa que a maior parte dos automóveis agora usam estes motores, desde familiares até suvs ou monovolumes.
O 2.0 obviamente será melhor que o 1.6/5, resta saber é se no global se justifica a diferença.

Este Focus 1.8 115 anda mais do que os números fazem supor.

É como os 1.9 TDI

Está muito acima de qualquer 1.6 diesel

Focus 2.0 são raros.

Última edição:
Em arranque até acredito na superioridade do 1.5tdci por ser mais recente, mas terá a mesma força em velocidades altas?

Este Focus 1.8 115 anda mais do que os números fazem supor.

É como os 1.9 TDI

Está muito acima de qualquer 1.6 diesel

Focus 2.0 são raros.

Cada um vê a face da moeda que quiser...

Na minha opinião até pode andar mais, acelerar mais e até recuperar mais. Mas depois andar com um e com outro percebe-se que o mais recente é muito mais agradável de conduzir, mais económico, mais refinado e menos tractor.
Não esquecer que um mk2 ou mk3 também é mais pesado que um mk1, da mesma maneira que a evolução do modelo também faz melhorar a experiência de condução.

Isto que digo também é válido para o tão aclamado 1.9 TDI, que já leva 15 anos em cima desde o seu auge.

Dizer que o 1.8 115 ou mesmo o 1.9 TDI está muito acima de qualquer 1.6 não faz muito sentido quando já andam por aí vários 1.6 recentes na casa dos 160cv e 300nm, e a maior parte já nos 130cv também.

Cada um vê a face da moeda que quiser...

Na minha opinião até pode andar mais, acelerar mais e até recuperar mais. Mas depois andar com um e com outro percebe-se que o mais recente é muito mais agradável de conduzir, mais económico, mais refinado e menos tractor.
Não esquecer que um mk2 ou mk3 também é mais pesado que um mk1, da mesma maneira que a evolução do modelo também faz melhorar a experiência de condução.

Isto que digo também é válido para o tão aclamado 1.9 TDI, que já leva 15 anos em cima desde o seu auge.

Dizer que o 1.8 115 ou mesmo o 1.9 TDI está muito acima de qualquer 1.6 não faz muito sentido quando já andam por aí vários 1.6 recentes na casa dos 160cv e 300nm, e a maior parte já nos 130cv também.

E a fiabilidade de motores de baixa cilindrada tão "puxados" ? Não sei... A motores 1.8 da ford e os 1.9tdi que chegaram a 1M de KM's, não sei se os blocos de hoje em dia conseguem alcançar essas quilometragem tão altas... (Não sou aqueles fanáticos tdi atenção)

E a fiabilidade de motores de baixa cilindrada tão "puxados" ? Não sei... A motores 1.8 da ford e os 1.9tdi que chegaram a 1M de KM's, não sei se os blocos de hoje em dia conseguem alcançar essas quilometragem tão altas... (Não sou aqueles fanáticos tdi atenção)

Os que chegam ao milhão de km's são 1 em milhares, ou dezenas de milhares até, e nada têm a ver com a fiabilidade standard de um bloco. além disso há séries boas e séries más com o mesmo bloco.
Tem de se contextualizar os blocos de hoje em dia enquanto elementos de carros actuais muito mais complexos e tecnológicos, que têm muito mais para avariar. E para isso é que servem as garantias e os programas de manutenção incluída cada vez mais comuns.
Os motores 1.5/1.6 comuns já começam a levar 10 ou 15 anos no mercado, pelo que a fiabilidade vai sendo cada vez maior e os problemas de juventude vão sendo resolvidos. No caso do 1.8 da Ford, salvo erro já vem desde 88 ou 89, e com os anos foi-se tornando obsoleto quando comparado com os actuais.

Os que chegam ao milhão de km's são 1 em milhares, ou dezenas de milhares até, e nada têm a ver com a fiabilidade standard de um bloco. além disso há séries boas e séries más com o mesmo bloco.
Tem de se contextualizar os blocos de hoje em dia enquanto elementos de carros actuais muito mais complexos e tecnológicos, que têm muito mais para avariar. E para isso é que servem as garantias e os programas de manutenção incluída cada vez mais comuns.
Os motores 1.5/1.6 comuns já começam a levar 10 ou 15 anos no mercado, pelo que a fiabilidade vai sendo cada vez maior e os problemas de juventude vão sendo resolvidos. No caso do 1.8 da Ford, salvo erro já vem desde 88 ou 89, e com os anos foi-se tornando obsoleto quando comparado com os actuais.

o bloco do motor é antigo sim, mas os periféricos eram recentes na época, e ainda hoje tem uma condução bastante agradável, fui conduzir o clio 1.5 90cv, o focus é superior em tudo...

O 1.8 tdci anda muito mais que o 1.8 tddi

Não há nenhum 1.6 diesel equivalente. Nem o Megane 1.6 130

sim isso podes ter a certeza aqui na empresa há 3 exemplos desses existe um focus mk1 1.8tddi 90cv que é um charuto que mal anda, uma focus mk1.5 1.8 tdci 115cv que quando o turbo entra tem um disparo top, e uma focus mk3 1.6 tdci 115cv a focus mk1.5 é a mais rápida das 3.

O 1.8 anda bem em baixas. Puxem bem pelo 1.6 (até às 3000 rpm) e façam uma drag race entre os dois, o 1.6 ganha. Faz lembrar o pessoal dos Ibizas/A3 TDI PD, que insistiam que o deles andava mais que um 20d, até que lado a lado eram deixados para trás porque depois das 2500rpm acabou o TDI.

Voltar
Superior