Troca de carro

JpRoldao

New member
Boa tarde.

Venho ver se me conseguem ajudar a clarificar ideias.
Tenho um Yaris T-Sport 1.5 de 2003. Este carro só e usado para fazer trabalho/casa e faz 4 viagens de +-5km por dia ( 20km )

Apesar de ser um carro muito, mas mesmo muito fiável, começo a pensar em trocar por algo com consumos bastante mais baixos.
A minha duvida é nesse sentido. Claro que diesel está fora de questão, mas depois não sei se a melhor opção será gasolina, hibrido, gpl ???

A ideia será ser um carro fiável que á partida não tenha por onde dar problemas, manutenção barata e consumos baixos.

Todas as opiniões são bem vindas.

No meu ponto de vista se esse tem sido fiável e cumpre eu não mexia
Falas em trocar para algo com consumos baixos mas vais gastar um bom bocado "sem necessidade" na aquisição

Boa tarde.

Venho ver se me conseguem ajudar a clarificar ideias.
Tenho um Yaris T-Sport 1.5 de 2003. Este carro só e usado para fazer trabalho/casa e faz 4 viagens de +-5km por dia ( 20km )

Apesar de ser um carro muito, mas mesmo muito fiável, começo a pensar em trocar por algo com consumos bastante mais baixos.
A minha duvida é nesse sentido. Claro que diesel está fora de questão, mas depois não sei se a melhor opção será gasolina, hibrido, gpl ???

A ideia será ser um carro fiável que á partida não tenha por onde dar problemas, manutenção barata e consumos baixos.

Todas as opiniões são bem vindas.

e converter o teu yaris a gpl...está fora de questão? Ou então para complementar arranja um Ami da Citroen...

Se esse carro tem sido tão fiável assim, é para manter até avariar, e cuja reparação não compense.
Se só faz 20km por dia, trocar para quê?

Também não trocaria atendendo ao uso em questão e se viatura está nos "conformes".

Já agora e por mera curiosidade que consumos tens feito?

Possivelmente algo em torno dos 8/9... mesmo a fazer uns 6 num carro mais recente, levará tempo, até teres o retorno da aquisição da viatura nova.

Sim, por volta dos 9
Um carro a gasolina, para fazer 5 kms de cada vez, quase que não chega a aquecer, vai gastar cerca de 7/8 litros...

Já fizeste as contas, para ver quanto é que poupas por mês, se comprar um carro que gaste menos 1, 2 litros?

É que se fazes 20 kms por dia, são 600 kms por mês, com a gasolina a 1.8€, gastas no teu carro que consome 9l, 97€ por mês.

Num carro que consuma 7, são 75€ por mês.

Tens uma diferença de 22€ por mês, será que vale a pena investir num carro usado, que não sabes verdadeiramente o seu estado?

Isto se o motivo para a venda é obter mais economia... Mas se o motivo é apenas um pretexto, porque já estás cansado do que tens, é outra coisa

Um carro a gasolina, para fazer 5 kms de cada vez, quase que não chega a aquecer, vai gastar cerca de 7/8 litros...

Já fizeste as contas, para ver quanto é que poupas por mês, se comprar um carro que gaste menos 1, 2 litros?

É que se fazes 20 kms por dia, são 600 kms por mês, com a gasolina a 1.8€, gastas no teu carro que consome 9l, 97€ por mês.

Num carro que consuma 7, são 75€ por mês.

Tens uma diferença de 22€ por mês, será que vale a pena investir num carro usado, que não sabes verdadeiramente o seu estado?

Isto se o motivo para a venda é obter mais economia... Mas se o motivo é apenas um pretexto, porque já estás cansado do que tens, é outra coisa

Aí está, e é isso que quis "focar", quando coloquei a questão dos consumos.

Do ponto de vista estritamente económico, está longe de ser viável.

Agora se de facto está cansado do carro ou se precisa de mais espaço e afins, então aí a questão é outra.

Mas no plano puro e tão só do económico, é de colocar de parte a venda da viatura.

não compensa minimamente. por 9 mil, sabes que não tens nada muito recente. o teu está a bater nos 20 anos, mas também não converteria um carro com essa idade para GPL. sempre são 1250€ no mínimo e a fazeres 20kms por dia não tens retorno tão cedo também. se calhar continuaria igual. só se quiseres mesmo trocar por estares cansado do teu carro.

Ontem tive a ver, e no ultimo ano fiz 3500km :rolleyes:

Digamos que 85% do motivo é mesmo a economia.
Cansado do que tenho, nem por isso, até porque o carro dá alguma gozo de conduzir.

Ontem tive a ver, e no ultimo ano fiz 3500km :rolleyes:

Digamos que 85% do motivo é mesmo a economia.
Cansado do que tenho, nem por isso, até porque o carro dá alguma gozo de conduzir.

Como se referiu o ganho de combustivel é mesmo residual e nem tens "retorno" assim tão cedo, com essa quilometragem. [;)]

Converter o Yaris realmente não esta fora de questão.... O Ami da Citroen é que está mesmo fora de questão [:cool:]
Já fizeste contas ao tempo/kms que demorarias a recuperar o investimento? É que ainda vai demorar uns bons anos...não me parece que faça sentido para 20kms/dia.

Sou mais um que acha que se queres trocar de carro e para um mais económico não há grande problema nisso, mas se o grande motivo é poupares dinheiro nessa troca, trocando o certo pelo incerto, eu estaria quieto. Tens aí um belo motor e um belíssimo segmento B, aliado ao facto que sabes o que tens.

Já fizeste contas ao tempo/kms que demorarias a recuperar o investimento? É que ainda vai demorar uns bons anos...não me parece que faça sentido para 20kms/dia.

Sou mais um que acha que se queres trocar de carro e para um mais económico não há grande problema nisso, mas se o grande motivo é poupares dinheiro nessa troca, trocando o certo pelo incerto, eu estaria quieto. Tens aí um belo motor e um belíssimo segmento B, aliado ao facto que sabes o que tens.

E se trocar a premissa de "converter a GPL", pela aquisição de uma outra viatura pelos 9000€ que refere, pior ainda. [;)]

Vais demorar uns 3 / 4 anos a pagar o kit GPL, que de resto pode perfeitamente ser ainda assim um bom investimento e o carro estar perfeitamente apto em 2026.

Agora, é preciso tambem definir se, conversão GPL à parte, queres trocar só mesmo pela economia ou por outras razões, juntando o útil ao agradável.

Vais demorar uns 3 / 4 anos a pagar o kit GPL, que de resto pode perfeitamente ser ainda assim um bom investimento e o carro estar perfeitamente apto em 2026.

Agora, é preciso tambem definir se, conversão GPL à parte, queres trocar só mesmo pela economia ou por outras razões, juntando o útil ao agradável.

Atendendo aos quilómetros que ele faz anualmente, ou seja, os 3500km... quer me parecer que levará mais tempo a ter retorno.

Voltar
Superior