troca de motor

sandrofidalgo

New member
boas!
andei a pesquisar na net e ouvi dizer que o motor do clio rt ou rti, dá para aplicar num clio bebop 1.2 e que é plug&play.
será que é só tirar um e pôr outro,não tenho que mudar nada?
Quanto é que ficará mais ou menos uma brincadeira destas?
terei problemas na inspecção?

Boas....

O motor do RT (1.2 \ 1.4) e RTI (1.4) é igual ao que tens...logo é plug and play, externamente é igual ao que tens, internamente é que muda, pois é um 1.4, a diferença de ser RT \ RTI é as os extras e 5cv (RT - Trás tudo excepto AC e tem 80cv, e o RTI tem tudo o que o RT tem mais AC e 75cv).

A questão remota para a caixa de velocidades, se usares a caixa que tens, o motor fica com relações curtas (para cidade é bom para os consumos e para arranques rápidos, mas sofres na Vel. Ponta), se substituíres a caixa que tens pela do RTI\RT, o motor fica uma relação mais longa, logo ganhas mais Vel. Ponta.

Quanto á inspecção, tenho 2 casos conhecidos que fizeram esse processo e não houve queixas na Inspecçao....

Isto porque ao abrires o capot dum Clio com motor 1.2 (Ex. o teu) e outro com motor 1.4 ( Ex. O RTI\RT )...não ha diferenças, os motores são iguais, logo os inspectores não conseguem descobrir que é outro motor.

A via do qual poderiam descobrir é na parte dos gases, mas as diferenças entre motores não é muito evidenciada, dai que nos casos que conheço passaram sem problema.

Cumprimentos e força nisso

PS: Tenho um Clio RT (1.2), e outro RT(1.4) e notasse imensa diferença de potencia, 60cv para 80cv.

Ahh...

A substituição com motor deve rondar os 500€\600€ com revisão incluida ( kit distribuição + bomba de agua, kit juntas de cabeça, oleos, filtros etc...)

Cumprimentos

Atenção....

Não tens que trocar painel, nem apoios motor e nem a caixa caso pretenda ( explicação no meu 1º post ) contudo a troca de caixa é mais facil pois é tirar tudo (motor e caixa) e por tudo ( outro motor )....

A troca deste motor é super fácil pelo facto de serem iguais tanto 1.2 como 1.4 (entre ambos)....

A troca de centralina é tão básico como trocar uma ficha, e o sitio que a mesma se encontra é super acessível....

A troca de motor é levantar um e deitar outro sem qualquer substituição ou adaptação adicional....

e termino a dizer que, se o teu motor ira precisar duma revisão em breve, tais como correias etc... e se apanhas um motor 1.4 em condições, vale a pena....

Pois trocar o kit correias, filtros, oleo, por mais 150€ \ 200€ ( custo do motor ) ficas com um 1.4 com a revisão feita, e caso seja o propósito ficas com o motor mais saudável, isto se o teu motor actual conter muitos km.

Refiro que estes motores (Energy) da Renault são bastante fiáveis ( claro, havendo sempre manutenção em dia como todos os carros) pois não dispõem de muita electrónica, e para quem não gosta de gastar € em mecânicos, pode substituir maior parte das peças ou fazer a manutenção pois não precisa de muita ciencia.

Se me perguntam, preferes gastar 500 \ 600 € para substituir o motor sabendo que fica impecável, ou comprar outro carro usado e que não sei do seu historial e muito mais caro (sabendo que o Clio não tem qualquer valor comercial) sinceramente apostava no Clio....

Para comprar um carro de jeito é necessário gastar 4000 \ 5000€ (usado) para isso e dependendo da disponibilidade financeira....é preferível apostar no swap de motor.

Caso pretenda de motor que não proporcione muitos problemas, manutenção barata e facil

Cumprimentos

Eu já fiz exactamente isso, passando do 1.2 energy para o 1.4 energy num clio, só que nas versões de carburador.

Nas inspecções nunca tive nenhum problema, pois eles eram iguais, tal como foi dito. A alteração é pacífica de se efectuar, particularmente se for feita por um mecânico da marca, como foi o caso do meu.

Ás 8 horas da manhã o carro estava a funcionar com o 1.2, e às 16h do mesmo dia estava a acelerar com o 1.4 na estrada.

No entanto, aconselho-te a repensar essa opção.
Apesar de as coisas funcionarem, tu depois no bebop não tens os discos do RTI (terás uns maciços com uma bomba certamente menos potente), nem tens a barra estabilizadora à frente como o RTI (e já agora, a traseira do RTI é mais larga).

Se tu começares a querer ter um RTI num bebop, num instante gastas muito mais do que o carro vale, e se tiveres uma condução mais agressiva vais sentir a insuficiência destes componentes para o motor 1.4.

Pelo menos eu senti bem (e até tinha jante 14 com pneus 175/60R14).

É muito provável que venderes esse e comprar o RTI fique mais barato. [;)]

Eu já fiz exactamente isso, passando do 1.2 energy para o 1.4 energy num clio, só que nas versões de carburador.

Nas inspecções nunca tive nenhum problema, pois eles eram iguais, tal como foi dito. A alteração é pacífica de se efectuar, particularmente se for feita por um mecânico da marca, como foi o caso do meu.

Ás 8 horas da manhã o carro estava a funcionar com o 1.2, e às 16h do mesmo dia estava a acelerar com o 1.4 na estrada.

No entanto, aconselho-te a repensar essa opção.
Apesar de as coisas funcionarem, tu depois no bebop não tens os discos do RTI (terás uns maciços com uma bomba certamente menos potente), nem tens a barra estabilizadora à frente como o RTI (e já agora, a traseira do RTI é mais larga).

Se tu começares a querer ter um RTI num bebop, num instante gastas muito mais do que o carro vale, e se tiveres uma condução mais agressiva vais sentir a insuficiência destes componentes para o motor 1.4.

Pelo menos eu senti bem (e até tinha jante 14 com pneus 175/60R14).

É muito provável que venderes esse e comprar o RTI fique mais barato. [;)]

Quais são os consumos do 1.4?

A diferença de consumos em autoestrada não é muito evidenciada, mas em cidade noto uma ligeira diferença, acrescenta entre 0.5L \ 1L dependendo da tua condução.

No 1.2 em cidade faço 6.5L, com o 1.4 faço 7.2

Misto, 1.2 (5.6L), 1.4 (6.3)

Autoestrada ( a 100km\h ), 1.2 (5L), 1.4 (5.5)

Estas foram a ultimas medias que fiz para ambos (o 1.4 é carro usado pela irmã)

Em termos de travagem ambos têm o mesmos diâmetro de disco, estando de origem, contudo aconselho a por discos ventilado que a diferença de preço não é muito evidenciada, e trocar o óleo de travões (óleo de jeito DOT4).

Outro Atenção.

O RTI não trás barra estabilizadora e nem é mais largo a trás ( não confundir com o RSI, apesar de achar estranho pois esse é 1.8), o RTI trás sim pneus mais largos, penso eu que 165 ou 175 65 R14. a quanto o 1.2 trás 155 65 R13.

A diferença das jantes pode confundir altura do carro e a sua largura de traseira.

Concordo com o facto de se arranjares um RTI fique mas em conta, pois esse trás AC, depende se gostas do teu e das-te bem em trocares com um RTI.

Por acaso o meu mecânico esta a vender um RTI, mas R19.

Cumprimentos

A diferença de consumos em autoestrada não é muito evidenciada, mas em cidade noto uma ligeira diferença, acrescenta entre 0.5L \ 1L dependendo da tua condução.

No 1.2 em cidade faço 6.5L, com o 1.4 faço 7.2

Misto, 1.2 (5.6L), 1.4 (6.3)

Autoestrada ( a 100km\h ), 1.2 (5L), 1.4 (5.5)

Estas foram a ultimas medias que fiz para ambos (o 1.4 é carro usado pela irmã)

Em termos de travagem ambos têm o mesmos diâmetro de disco, estando de origem, contudo aconselho a por discos ventilado que a diferença de preço não é muito evidenciada, e trocar o óleo de travões (óleo de jeito DOT4).

Outro Atenção.

O RTI não trás barra estabilizadora e nem é mais largo a trás ( não confundir com o RSI, apesar de achar estranho pois esse é 1.8), o RTI trás sim pneus mais largos, penso eu que 165 ou 175 65 R14. a quanto o 1.2 trás 155 65 R13.

A diferença das jantes pode confundir altura do carro e a sua largura de traseira.

Concordo com o facto de se arranjares um RTI fique mas em conta, pois esse trás AC, depende se gostas do teu e das-te bem em trocares com um RTI.

Por acaso o meu mecânico esta a vender um RTI, mas R19.

Cumprimentos

Diferença de consumos do 1.2 para o 1.4 não é grande, estava na ideia que o 1.4 tivesse uns consumos um pouco mais altos.

Comigo, é despachado. [:)]

Qualquer coisa com motor e rodas, automaticamente contigo é despachado.[:blush:]

Quais são os consumos do 1.4?

No consumo médio medido pela L'automobille, eram 0,2 litros.

Eu não notei nunca que gastasse mais meio litro do que o 1.2.

Este 1.2 até era um motor mais "redondo" do que o 1.4, e fazia mais de 7000 rpm.
Mas era sempre lento e demasiado guloso.

Back