Troca de radiador

filipa5

New member
Bom dia,
Fiquei sem agua no carro porque o radiador foi à vida.
Agora com a troca do radiador tenho que ver se estragou mais alguma coisa e ir vendo o nível da agua.

Mandaram-me colocar água destilada no carro. É mesmo isso que se mete? (Eu sei que é uma pergunta parva por isso não me condenem)

Bom dia,
Fiquei sem agua no carro porque o radiador foi à vida.
Agora com a troca do radiador tenho que ver se estragou mais alguma coisa e ir vendo o nível da agua.

Mandaram-me colocar água destilada no carro. É mesmo isso que se mete? (Eu sei que é uma pergunta parva por isso não me condenem)

O indicado é anticongelante/liquido de radiador... mas na falta, colocar de facto água destilada.

A falta de refrigeração poderá ter "aquecido" o motor... o ponteiro da temperatura não subiu?

o hyundai getz não tem manometro...[s)] e que eu desse por ela não ligou a luz vermelha. só reparei porque o carro parou e nao pegava. foi para o mecânico e trocaram o radiador. Mas pediram me para estar atenta a ver senao estragou mais nada...

o hyundai getz não tem manometro...[s)] e que eu desse por ela não ligou a luz vermelha. só reparei porque o carro parou e nao pegava. foi para o mecânico e trocaram o radiador. Mas pediram me para estar atenta a ver senao estragou mais nada...

É ir vendo então... se parou, é porque em princípio terá aquecido... mas é estar em cima do liquido e verificar se nível desce... ou ver o óleo e verificar se não aparece liquido... ou então no reservatorio do liquido, se não aparece óleo.

Sim , vou ter que andar em cima mesmo... será melhor o liquido anticongelante/liquido de radiador..? onde posso comprar? ou vou indo acrescentando agua destilada se for necessário?

Sim , vou ter que andar em cima mesmo... será melhor o liquido anticongelante/liquido de radiador..? onde posso comprar? ou vou indo acrescentando agua destilada se for necessário?

O ideal é liquido radiador/anticongelante.

Se tiver uma Roady por perto (por exemplo)... fica imagem a seguir, do panfleto actual dos mesmos.

Compra o que diz G12.

Que modelo é o Getz?
O meu tem manómetro da temperatura.
Nunca ouvi problemas com o radiador de um Getz e conheço bastante pessoal proprietários desses carros. O que tinha o radiador? Foi embate ou corrosão?

Um getz 1.1 de 2008.
O meu não tem manometro : apenas tem a luz azul e a vermelha. a única indicação de como estava o radiador foi que estava estragado, calculo que seja corrosão, falaram em "podre".

Para ter assim corrosão com 10 anos imagino que houve muita água da torneira no interior do radiador. Compraste o carro usado, certo?
Caso agora continue a perder líquido poderá ter fuga noutro lado ou sobraqueceu e aí vais ter problemas.

eu tenho à 2 anos o carro mas nunca meti agua da torneira. Antes nao sei o que fizeram com ele. Vou estar atenta agora e andar em cima dele. Vou ver se arranjo um bom liquido caso seja necessário acrescentar.

Deixa andar com água destilada, não metas água da torneira!, até ter a certeza que está tudo em condições.

Daqui a 2 meses, leva o carro onde quiseres para substituir a "água" por um líquido decente recomendado para esse motor. Qualquer coisa chamada de anticongelante para -15ºC será melhor que água destilada...

Se levares o assunto muito a sério... qualquer anticongelante para -40ºC será ainda melhor para a protecção do motor do teu carro do que "essa coisa rosinha ou verde para -15ºC".

Os motores modernos funcionam geralmente com ácidos orgânicos, os chamados anticongelantes OAT (mas isso já vem desde 1993... nem sei se ainda há dos inorgânicos! Em caso de dúvida... a auguinha destilada é tipo melhoral... nem faz bem nem faz mal... antes pelo contrário!)

Back