TROCAR COLUNAS DE ORIGEM ? SIM ou NÃO ?

Ccorreia

Well-known member
Regra geral as colunas de origem dos carros recentes dão um som +/- aceitável,
excepto quando se paga os kits extras de audio de marcas conceituadas com mais colunas, subwoofer e amplificadores, em que o som deverá ser bastante melhor ! (claro)

Mas no caso "normal" dos carros que tem colunas que parecem de "papel",
e estão localizadas 2 colunas nas portas traseiras, e normalmente mais 2 colunas nas portas dianteiras +2 tweeters nas portas ou no tablier,
neste caso, justifica a troca das 4 por colunas "de marca" de 40/50/60€ (seja pioneer, focal, alpine, jbl ou outra qualquer ) ?
ou o ganho na troca por essas colunas não justifica no upgrade no som?

ou vale mais a pena gastar 100/120€ num bom conjunto de colunas frontais (c/crossover), pois quem vai na parte da frente sente mais a melhoria ?

e atrás mete umas de 20/30€ só para ficar tudo "novo", ou nem vale a pena mexer e pagar mais mão de obra para trocar !

ou para quem quer apenas ouvir música de rádio ou mp3 em volumes normais, deixa ficar tudo como está e poupa 100/150€ ?

Obrigado desde já a todas as opiniões

(nota: claro que quem quiser gastar >250€ já arranja boas soluções, mas não é essa a questão)

Eu já troquei, mas foram normais por coaxiais e notei a diferença.

No MINI mal possa vou fazer o mesmo, o som, para mim, podia ser melhor, mesmo com HK.

em especial no quê ?
trocou por colunas "baratas coaxiais" ?

Troquei colunas normais, por coaxiais. 4, uma em cada porta.
Penso que Pioneer.

O som tornou-se mais limpo, as vozes mais presentes, houve uma melhoria notória, mas lá esta, não tinha twitters originalmente.

Se o carro a que queres fazer isso já tem twitters, penso que não interessa mudar nada a não ser em caso de avaria ou para mudar para um sistema a sério. E isso já não é "barato".

Eu troco sempre por colunas baratas da Pioneer e noto muita diferença. Na 307 SW notei uma grande diferença, principalmente nos tweeters, gastando apenas 75€ e sendo eu a instalar. As colunas de origem não valiam um caracol.

Eu troco sempre por colunas baratas da Pioneer e noto muita diferença. Na 307 SW notei uma grande diferença, principalmente nos tweeters, gastando apenas 75€ e sendo eu a instalar. As colunas de origem não valiam um caracol.

pois, a ideia que eu tenho tambem é essa
quaisquer colunas de marca serão muito melhores, mas no outro dia pediram-se 50€ para montar e isolar cada 1 das portas, ou seja, só montagem e isolamento eram 200eur. fora as colunas !

pois, a ideia que eu tenho tambem é essa
quaisquer colunas de marca serão muito melhores, mas no outro dia pediram-se 50€ para montar e isolar cada 1 das portas, ou seja, só montagem e isolamento eram 200eur. fora as colunas !

Qualquer coluna da base de uma boa marca vai melhorar o som. As que tirei da 307 SW eram de cartão e estavam já todas rotas. Eu faço sempre a montagem e mesmo sem isolar a porta o som resulta muito melhor. Convém é ver uns videos no youtube primeiro e comprar clips novos para os forros das portas.

Back