Trocar de carro? porquê?

silence

New member
O que quero saber é quando é que a malta troca de carro e porque razões?

- Aumento da família
- Carro tem que levar algumas peças (razão monetária)
- Simplesmente pq sim...

Venham de lá essas razões :)

Acho que a maior parte das pessoas quer trocar de carro apenas porque sim... Arranja é desculpas para se convencer a si próprio e justificar à Maria [;)][:D]

A última troca, Clio III comercial por Megane 3 ST, foi devido ao aumento da família. No entanto, costumam ser trocados quando se avizinham grandes despesas.

eu troco quando o carro atinge uma boa quilometragem, mais de 300000, com 10 anos ou mais, e quando começa a querer ir muito a oficina.
Enquanto não dá chatices vou mantendo.

Só despachei um único carro até hoje, porque:

- Estava a pedir oficina;
- Estava bastante ruim de pintura (falta de garagem e 17 anos);
- A "Maria" queixava-se (com razão) da direcção pesadíssima (sem assistência), fraco raio de curvatura nas manobras e embraiagem pesadíssima também. O facto de andar com problema de saúde nos joelhos não ajudava;

Provavelmente, se não fosse pela "Maria" ainda tinha o carro.

Eu troquei porque tinha um comercial (Fiesta Boss turbo) e como estamos a pensar em aumentar a família, decidimos trocar (V40).

Foi essa a razão da troca [;)]

Para mim quando o carro começa a necessitar de revisões mais compridas, pneus, travoes, bombas..

Vejo a maioria trocar porque sim...tudo serve de desculpa...eu só trocarei o meu quando começar a ficar muito amigo do mecânico.

Depende. Em Portugal? Vamos trocar o Corsa que fez 14 anos por um modelo muito mais actualizado.

Na Suica? Qualquer carro com 8 anos e como um 286. Camera 360 graus, Caixa auto de 8 ou 9 velocidades, xenon auto adaptativo ou LED. Suspensao Airmatic na Mercedes.

Repara o Porsche Cayenne de 2009 tinha caixa auto de 6 e pesava mais 250/300 kgs que o actua. Mesmo com o Audi Q7.

Antes nao existia o Macan. Trocar um cayenne de 2006 por um Macan de 2015 faz todo o sentido

Para cidade o novo Fiat 595 Abarth....tantas razoes....

Para mim quando o carro começa a necessitar de revisões mais compridas, pneus, travoes, bombas..

Se a razão para trocar de carro é pneus, Porque não trocar logo que ele precise de mudar o óleo? Assim temos uma justificação para trocar de carro mais cedo.[:D]
Também se pode trocar logo que ele comece a ficar com o depósito de combustível vazio. É uma justificação tão válida como qualquer outra[;)]

Last edited:
A minha primeira troca foi de um Fiesta Boss com 11 anos, aproveitando o incentivo ao abate da altura. Troquei por um Corsa Diesel, pois estava a precisar de um carro de 5 lugares. Além disso, o Fiesta nos últimos anos era problemas atrás de problemas...um autêntico cancro...

Passados 5 anos e farto de andar a passear o cão, gastar tempo e dinheiro em combustível (além dos preços de manutenção não serem muito simpáticos), troquei o Corsa por um Prius 2G. O melhor negócio da minha vida. O Prius 2G tinha 68000 km e passados 3 anos já fez quase 100000 km, sem nada a assinalar, com revisões super baratas e consumo muito inferior ao Corsa (1 litro de diferença).

Dado o nº de kms, o ano passado coloquei GPL no Prius.

Entretanto, a cara metade é que anda com o Prius. O Altea (dela) já vai com 250 000 km e quase 12 anos. Já começa a entrar na fase chata e como eu estou farto de dar dinheiro à Galp, até ao final deste ano o Altea vai conhecer novo dono e para o lado de cá vem um Leaf 30kWh [;)]

Eu procuro desculpas para trocar de carro, mas são difíceis. A porra dos carros que tenho em casa andam sempre porreiros e são económicos. Vão vencer-me pela idade e vontade de actualizar.

Eu troquei 2x de carro, tenho carro próprio desde 2004.
Troquei o Ibiza, que comprei em 2004 novo, em 2010.
O Ibiza tinha 115000km.
Troquei por uma KIA Ceed nova por 2 motivos, consumos (passei a fazer muitos mais kms) e por projeção de aumento da família (chegada de um filho).
Troquei este ano a Ceed, por 2 motivos:
Projeto de aumento de família (mais 1 filho, junto com a necessidade de ter que dar "boleia" aos meus sogros), necessidade de carro de 7 lugares.
Uma avaria na Ceed também ajudou a que a troca se desse mais rápido. A Ceed tinha 103000km
A 308sw que a veio substituir foi o primeiro carro usado que adquiri (tinha 73000kms) e espero que dure uns 5 anos na minha mão e depois logo se vê.
Habituei-me a trocar de 6 em 6 anos como tal vou ver se daqui a 5/6 anos invento uma desculpa para a troca de carro! ;)

Eu já tentei trocar o Yaris, mas não consigo. Arranjei mil e uma desculpas para me convencer, mas no final, desisto.
Já o coloquei inclusive À venda no standvirtual, mas como tinha o preço demasiado elevado e as ofertas foram sempre por baixo, fiquei contente em não vender.
Acho que vai morrer nas minhas mãos [:cool:]

Passei de um 106 1.5D para um Bravo JTD porque queria mais "power" - já lá vão 16 ou 17 anos.
Passei do Bravo para o Yaris porque o italiano era comercial e precisava de 5p e não queria mais diesel.

O Ibiza 1.4 100cv da minha mulher deu problemas até dizer basta e foi trocado por um Focus TDdi.
O Focus era comercial e trocamos pela Astra caravan - além de alguns problemas mecânicos, a família cresceu e precisei de 5p com mala de jeito.

é pá trocar de carro, sinceramente eu sou daqueles, que não troca só porque sim, ter um carro é como teres mais uma boca para alimentar, logo é algo que dou pouco valor, ou seja até hoje trocas só por necessidade familiar ou porque em questões de avarias já não compensava andar a enterrar dinheiro face ao seu valor comercial...

basicamente compro um carro perante as minhas necessidades e é aguenta-lo o maior tempo possível(não descurando a sua manutenção, sempre a tempo e horas, e estimá-lo o melhor possível) de resto só passar para outra se os gastos já começarem a ser demasiado elevados face ao que o carro vale e depois não haver retorno que compense...

isto é como tudo, eu mantenho o carro até se justificar trocar para outro, outros andam sempre a trocar de carro, resumindo cada um sabe da sua vida...

Quando me fartar do actual acabo por ter a vontade de trocar. Como sou só eu quem decide isso, acaba por se tornar fácil a decisão.

Back