Trocar E46 por E39

A questão é mesmo essa, tudo vai das referências que cada um de nós tem. Actualmente a maior parte das pessoas vem da era Turbo diesel com super injecção xpto, que fazem milagres: os carros acabam por ter bastante binário em baixas rotações o que torna a utilização bastante agradável (com sensação de força) e consumos relativamente reduzidos.

Os motores a gasolina, não turbinados da década de 90 já tinham catalisador e penso que de uma forma geral já todos andavam a injecção electrónica. A injecção veio tornar os motores mais eficientes, com claras vantagens para o consumo, mas o caracter "nervoso" que os carburadores davam acabou por se perder. Na verdade, os motores a gasolina , com excepção dos big V8 ou outros modelos inacessíveis, eram irremediavelmente pouco nervosos até uma gama de rotação 70 a 80 % do regime máximo. Se pensarmos bem, esses últimos 20 a 30 % da faixa de rotação são utilizados de forma bastante esporádica, a não ser que o carro se destine à competição ou a qualquer outro acelera... é aqui que considero a grande diferença do 528i para o 320d. Acresce que o binário nestes 6 cilindros não turbinados será inferior a um 4 cilindros com a mesma cilindrada. Onde o 528i ganha, efectivamente, é no caracter aveludado do motor. claro que um 6 em linha, pelo desenho do seu ciclo, é um motor muito menos ruidoso e com menos vibrações, ou seja mais equilibrado que um 4 cilindros...

Não obstante todas as considerações já aqui apresentadas, como de resto já havia escrito atrás, o BMW e39 é dono de uma silhueta invejável e segundo li, excelente qualidade de materiais e construção.

Seja qual for a decisão, deixo votos de muita sorte ao volante da máquina.

Ideias à parte, muita gente pensa que um atmosférico a gasolina não anda porque nem uma caixa de velocidades sabem usar....pensam que às 2000 RPM tem de ter o mesmo pico de binário que um turbodiesel e não pode ser...

Trocar E46 por E39

O binário máximo às 1.250 ou 1.500 também depende de que binário falamos. Eu também conheço os 25i e 28i e sei bem das diferenças.

Não conheço o 28i, mas o 25i conheço bem. Acredito que seja mais rápido a subir rotação e a desenrascar-se melhor em baixas.

Para mim um motor com 250 a 300 nm desde as 1500rpm é suficiente para uma condução tranquila. Depende obviamente do modelo em questão, mas para arrastar algo em torno dos 1200-1300kg chega perfeitamente.

Já me aconteceu passar para a Maria carros com motores com potências de respeito e ela dizer que não andam nada ou que demoram a responder. Lá vem a questão do reduzir, puxar pela rotação, etc.

Mas o mais fácil é ter o motor ali sempre disponível, carrega-se e ele lá vai.

Da imenso gozo explorar motores a gasolina atmosféricos, também os tenho, mas para uma condução despreocupada prefiro um motor turbinado. E não falo de turbo diesel que eu não gosto de motores a gasóleo.

Não conheço o 28i, mas o 25i conheço bem. Acredito que seja mais rápido a subir rotação e a desenrascar-se melhor em baixas.

Para mim um motor com 250 a 300 nm desde as 1500rpm é suficiente para uma condução tranquila. Depende obviamente do modelo em questão, mas para arrastar algo em torno dos 1200-1300kg chega perfeitamente.

Já me aconteceu passar para a Maria carros com motores com potências de respeito e ela dizer que não andam nada ou que demoram a responder. Lá vem a questão do reduzir, puxar pela rotação, etc.

Mas o mais fácil é ter o motor ali sempre disponível, carrega-se e ele lá vai.

Da imenso gozo explorar motores a gasolina atmosféricos, também os tenho, mas para uma condução despreocupada prefiro um motor turbinado. E não falo de turbo diesel que eu não gosto de motores a gasóleo.

Isso tem tudo que ver com saber usar a caixa de velocidades e saber conduzir um carro a gasolina.

E o binario que importa é na roda...

Motor 1.4cc 16v tinha caixa curta aquilo principalmente a subir... [:D]

E nao era preciso levar a rotaçao quase ao redline, aquilo cantava nas 3500 rpm raramente chegava as 4000 rpm [:D]
Mas ja estava mal nivel chaparia depois pintar ja nao compensava arranjar entao foi para abate [s)] mas deixou saudades

Isso tem tudo que ver com saber usar a caixa de velocidades e saber conduzir um carro a gasolina.

E o binario que importa é na roda...

A questão é essa, as pessoas conduzem atmosféricos a gasolina da mesma forma como conduzem turbodiesel, não há milagres assim.

A questão é essa, as pessoas conduzem atmosféricos a gasolina da mesma forma como conduzem turbodiesel, não há milagres assim.

Exacto. Em certa medida equivale a um apressado andar com um diesel só entre as 4000 e 5000 RPM...Coisa esperta [:D]

Exacto. Em certa medida equivale a um apressado andar com um diesel só entre as 4000 e 5000 RPM...Coisa esperta [:D]

Bom, eu tenho vários diesel e não preciso de ir além das 3400/3500 para andar de forma apressada... das 4000 às 5000, não é propriamente a melhor faixa para andar depressa.

Bom, eu tenho vários diesel e não preciso de ir além das 3400/3500 para andar de forma apressada... das 4000 às 5000, não é propriamente a melhor faixa para andar depressa.

Pois, tal como num gasolina é um erro usar somente entre as 1500 e 3000 RPM quando falamos de motores atmosféricos, era aí que eu queria chegar [:p]

Pois, tal como num gasolina é um erro usar somente entre as 1500 e 3000 RPM quando falamos de motores atmosféricos, era aí que eu queria chegar [:p]
A questão é que se usares mais rotação também usas mais gasolina e nestes motores os valores disparam de forma significativa, os diesel continuam a ser relativamente contidos mesmo em ritmo despachado. Daí também haver alguma contenção na rotação ao conduzir gasolina.

Bom, isto é verdade para um gasolina aspirado.... Acredita que no meu CLS 55 AMG poucos carros acompanham o animal se andares entre as 1500 e as 3000....

A questão é que se usares mais rotação também usas mais gasolina e nestes motores os valores disparam de forma significativa, os diesel continuam a ser relativamente contidos mesmo em ritmo despachado. Daí também haver alguma contenção na rotação ao conduzir gasolina.

Por definição um motor a gasolina é menos eficiente que um motor diesel, o que justifica menor consumo para o mesmo trabalho.

Atenção que não estou para aqui a dizer que não gosto de carros a gasolina.. lembro-me do meu S2000, o tão aclamado 2.0 da Honda devorador de rotações, que basicamente até às 4500/5000 era pouco mais do que um mero aspirante a gritar por rotação... só depois dessas rotações é que o motor começava a mostrar o seu carácter... convenhamos, o S2000 foi um óptimo produto e tem o seu espaço no mundo automóvel, mas quem anda nas estradas constantemente a puxar pelo motor da 5500 às 9000 rpm? ao fim de algum tempo deixa de ser user friendly...

..é só a minha opinião e vale o que vale...

Bom mesmo... o model S 100D que experimentei outro dia: binário máximo desde as 0 rpm, resposta ao acelerador imediata... que máquina amigos!!!

Por definição um motor a gasolina é menos eficiente que um motor diesel, o que justifica menor consumo para o mesmo trabalho.

Atenção que não estou para aqui a dizer que não gosto de carros a gasolina.. lembro-me do meu S2000, o tão aclamado 2.0 da Honda devorador de rotações, que basicamente até às 4500/5000 era pouco mais do que um mero aspirante a gritar por rotação... só depois dessas rotações é que o motor começava a mostrar o seu carácter... convenhamos, o S2000 foi um óptimo produto e tem o seu espaço no mundo automóvel, mas quem anda nas estradas constantemente a puxar pelo motor da 5500 às 9000 rpm? ao fim de algum tempo deixa de ser user friendly...

..é só a minha opinião e vale o que vale...

Bom mesmo... o model S 100D que experimentei outro dia: binário máximo desde as 0 rpm, resposta ao acelerador imediata... que máquina amigos!!!
A minha opinião é muito semelhante à tua.

Os meus dois primeiros carros tinham motor Honda e o redline só começava nas 7.200 rpm e dava gozo puxar por eles no início, com o tempo passou a ser algo esporádico, com o tempo passei a querer algo que respondesse a um leve movimento do pé, sem ter de andar a meter duas ou três abaixo. É daquelas coisas que dá gozo uma vez ou outra pelo próprio gozo mas quando é por necessidade cansa.

Os meus planos eram que o carro actual fosse um gasolina (a GPL) mas as circunstâncias penderam para o diesel e ainda bem que assim foi, não só pelos consumos mas também pela disponibilidade. O "sumo" está muito mais acessível do que num gasolina atmosférico.

Se uma caixa automática já ajuda um diesel a ter resposta disponível, um eléctrico então é fantástico nesse aspecto, não há lags de turbo nem trocas de caixa, é resposta sempre pronta.

É. Vai daí que é por isso que eu só uso GPL [:p] O melhor dos 2 mundos.

Os meus dois primeiros carros tinham motor Honda e o redline só começava nas 7.200 rpm e dava gozo puxar por eles no início, com o tempo passou a ser algo esporádico, com o tempo passei a querer algo que respondesse a um leve movimento do pé, sem ter de andar a meter duas ou três abaixo. É daquelas coisas que dá gozo uma vez ou outra pelo próprio gozo mas quando é por necessidade cansa.

Os meus planos eram que o carro actual fosse um gasolina (a GPL) mas as circunstâncias penderam para o diesel e ainda bem que assim foi, não só pelos consumos mas também pela disponibilidade. O "sumo" está muito mais acessível do que num gasolina atmosférico.

Se uma caixa automática já ajuda um diesel a ter resposta disponível, um eléctrico então é fantástico nesse aspecto, não há lags de turbo nem trocas de caixa, é resposta sempre pronta.

Isso resolvia-se com um motor turbo a gasolina. Tenho 2 e são das coisas que mais gosto dão conduzir de forma relaxada.

Se calhar passaste de um 1.4 ou 1,6 ainda por cima honda para um 2.0 diesel.... aqui estás a falar de um 2,8 ...

Os elétricos por outro lado são tão desprovidos de tudo aquilo que entusiasma .....

Back