Trocar pastilhas traseiras com EPS

JMMD

New member
Boa tarde a todos,

Preciso de trocar as pastilhas traseiras do meu Mini Clubman de 2018. É um trabalho que sei fazer sem problema na frente, mas na traseira o problema é o sistema EPS (travão elétrico), que é uma novidade para mim. Por isso coloco aqui a questão a quem eventualmente já o tenha feito: consigo recuar o pistão para
colocar as pastilhas novas apenas com a farramenta propria (que possuo) para o efeito de enroscar e comprimir o pistão na pinça, ou tenho que obrigatoriamente ligar o carro à máquina/scan (que não disponho) para fazer o chamado "brake service"? Há quem diga que senão for com “equipamento informático” posso danificar os motores elétricos dos travões, etc…Muito obrigado.

Boa tarde a todos,

Preciso de trocar as pastilhas traseiras do meu Mini Clubman de 2018. É um trabalho que sei fazer sem problema na frente, mas na traseira o problema é o sistema EPS (travão elétrico), que é uma novidade para mim. Por isso coloco aqui a questão a quem eventualmente já o tenha feito: consigo recuar o pistão para
colocar as pastilhas novas apenas com a farramenta propria (que possuo) para o efeito de enroscar e comprimir o pistão na pinça, ou tenho que obrigatoriamente ligar o carro à máquina/scan (que não disponho) para fazer o chamado "brake service"? Há quem diga que senão for com “equipamento informático” posso danificar os motores elétricos dos travões, etc…Muito obrigado.
Quanto custa reparar por não ter ferramenta ou não saber como fazer?

Se tem EPB(i), precisas de uma ferramenta electrónica. Colocar em modo de emergência para mudar umas pastilhas depois pode complicar algo tão vital como os travões e ser necessário programação.

Sei que existem carros com essa opção. Por exemplo o Evoque julgo que tem. O meu Mini não tem, mas não quer dizer que não haja outros modelos da Mini que o façam. Obrigado.

Pediste orçamento para substituição na própria Mini ? se fores tu a substituir o aviso apaga no computador de bordo? Não há necessidade de "ligar à máquina" para apagar o aviso?

Enviado do meu POCO F2 Pro através do Tapatalk

Não pedi orçamento na Mini, mas já me falaram em valores superiores a 200€. Ainda não tenho aviso no painel porque a pastilha que tem o sensor ainda não está no limite. Se chegar ao sensor e der aviso, não é necessário ligar à máquina para fazer o reset.

Não pedi orçamento na Mini, mas já me falaram em valores superiores a 200€. Ainda não tenho aviso no painel porque a pastilha que tem o sensor ainda não está no limite. Se chegar ao sensor e der aviso, não é necessário ligar à máquina para fazer o reset.
Precisas de fazer o reset mesmo que não tenha chegado ao limite. Há uma quilometragem prevista de ~60000kms ou 4 anos e depois aparece o aviso.

Sobre o tópico, precisas de uma ferramenta obd2 com capacidade de entrar no módulo EPB como disse aqui e no Facebook..

Voltar
Superior