tudo o que queria saber sobre GPL

Se um carro a GPL estiver estacionado num parque coberto e não tenha dístico, como pode ser identificado?

Não é possível, ainda por cima com os novos depósitos no lugar do pneu pode-se abrir a mala à frente de toda a gente.

A única situação em que um carro a GPL está exposto é durante o abastecimento e sempre há os dísticos magnéticos.

Uma operação stop é a situação pior pois normalmente acabará numa multa de 60€.

Tópico do GPL

Tópico do GPL

Não sei se já existe algum tópico aqui, se houver ignorem este.

Eu não sou nenhum entendido em GPL, mas tenho lido imenso o forum da autogas.

Segundo me parece, o gas não é assim tão user-friendly quanto isso, senão vejamos:

- Existem frequentemente problemas de afinação após a instalação de um kit de gás novo. Podem ser necessárias diversas intervenções até ficar certo, sem total certeza de que fique a 100 %

- O carro continua a gastar gasolina para aquecer, o que significa que em trajectos curtos o carro poderá andar uma boa percentagem do tempo a gasolina. Ou seja, a poupança é diminuída.

- Alguns carros parecem dar-se mal com o gás, tendo problemas nas válvulas (supostamente apenas nos carros de válvulas macias, mas não só). Existe um lubrificante (flashlube) que parece ser para resolver este problema, mas ainda não entendi se resolve ou simplesmente atenua. Além disso, se ficar mal instalado (como já aconteceu) pode não cumprir a sua função.

- Com o carro a gás, não convém andar muito tempo a altos regimes, por provocar maior desgaste ao motor e válvulas. Ou seja, quem tem o carro a gás não o pode usar como se fosse a gasolina.

Peço a quem tiver conhecimentos sobre estas questões que se pronuncie, porque eu até poderia estar interessado num sistema de GPL, mas começo a achar que os inconvenientes são mais que muitos. Estou habituado a fazer 200.000 km sem afinar válvulas ou grandes preocupações, e não me parece que a gas possa fazer o mesmo.

Alguém tem experiência neste campo ?

O carro tem de vir afinado do instalador. Se nao vier vais la outra vez e ele que afine novamente. Isso esta incluido na instalacao.
Nos outros n sei, no meu carro clico para mudar para GPL 5 segundos depois de ligar o motor. N tive problemas ate agora.
O GPL aquece mais que a gasolina. O flashlube reduz essa temperatura, o dinheiro q se poupa dá bem para isso. Nao é verdade que haja alguma limitacao de usar o carro a altas rotacoes.
Já bastante gente q fez mais de 100mil kms, e usa ha anos GPL n os vejo serem gasolina-friendlys.

Última edição:
O carro tem de vir afinado do instalador. Se nao vier vais la outra vez e ele que afine novamente. Isso esta incluido na instalacao.
Nos outros n sei, no meu carro clico para mudar para GPL 5 segundos depois de ligar o motor. N tive problemas ate agora.
O GPL aquece mais que a gasolina. O flashlube reduz essa temperatura, o dinheiro q se poupa dá bem para isso. Nao é verdade que haja alguma limitacao de usar o carro a altas rotacoes.
Há quem já bastante gente q fez mais de 100mil kms, e usa ha anos GPL n os vejo serem gasolina-friendlys.

Já agora, que carro é o teu e quantos kms tem ?

Falaram em GPL???[:D]

Eu tenho 1 Fiesta a GPL,a instalação custou 1.600euros da Prins e tem Flashlube,é usual pôr em todos,mesmo naqueles que não precisam.

A limitação de andar a alta rotação é a mesma do que com os outros carros,anda sempre na esgalha com 1 carro a gasóleo e vê qto te dura.

O carro passado 30 seg +- muda para GPL,qual é o inconveniente mesmo?

Neste momento já fiz mais de 10.000km e probs=0 (espero que se mantenha).

Pelo menos não tenho turbos para avariar.
O meu sistema tem 3 anos de garantia.

Em relação à afinação é normal voltar 1 ou 2x para afinar,completamente normal,mas fica tudo a cargo do instalador e enquanto tiver garantia.

De resto vais poupar nas velas,no óleo,sim no óleo,em vez de mudar imagina aos 10.000 podes mudar aos 15.000 sem problema nenhum,sai limpinho[:D]

De resto podes passar no meu DB do meu Fiesta aqui no forum

http://forum.autohoje.com/showthread.php?t=15017&highlight=fiesta

Qq dúvida apita

Falaram em GPL???[:D]

Eu tenho 1 Fiesta a GPL,a instalação custou 1.600euros da Prins e tem Flashlube,é usual pôr em todos,mesmo naqueles que não precisam.

A limitação de andar a alta rotação é a mesma do que com os outros carros,anda sempre na esgalha com 1 carro a gasóleo e vê qto te dura.

O carro passado 30 seg +- muda para GPL,qual é o inconveniente mesmo?

Neste momento já fiz mais de 10.000km e probs=0 (espero que se mantenha).

Pelo menos não tenho turbos para avariar.
O meu sistema tem 3 anos de garantia.

Em relação à afinação é normal voltar 1 ou 2x para afinar,completamente normal,mas fica tudo a cargo do instalador e enquanto tiver garantia.

De resto vais poupar nas velas,no óleo,sim no óleo,em vez de mudar imagina aos 10.000 podes mudar aos 15.000 sem problema nenhum,sai limpinho[:D]

De resto podes passar no meu DB do meu Fiesta aqui no forum

http://forum.autohoje.com/showthread.php?t=15017&highlight=fiesta

Qq dúvida apita

Obrigado

Mas provavelmente também há casos em que andar a GPL é mais vantajoso
do que andar a gasolina.
Lembra-te que em geral quem aparece num fórum sobre GPL é quem tem problemas.
Um motor a GPL não sofre do problema da carbonização. Isto pode
dar mais longevidade ao motor. As velas também podem durar mais tempo,
assim como o óleo do motor e o filtro do óleo.

Eu já tenho 2 carros a GPL. Um deles já andou mais de 150.000 kms a GPL.
Nos 2 casos só voltaram 1 vez ao instalador para afinar cerca de 1 semana
após a instalação. O primeiro carro voltou mais uma vez ao instalador
após 100.000 kms para fazer uma revisão ao sistema de GPL.

Mas o instalador também tem que ser competente. No meu caso acho que tive sorte.

Um carro a gasolina ou a Diesel faz uma revisao aos componentes de 15 em 15mil kms, um sistema GPL levar uma revisao cada 100mil n me parece nada demais

Não sei se já existe algum tópico aqui, se houver ignorem este.

Eu não sou nenhum entendido em GPL, mas tenho lido imenso o forum da autogas.

Segundo me parece, o gas não é assim tão user-friendly quanto isso, senão vejamos:

- Existem frequentemente problemas de afinação após a instalação de um kit de gás novo. Podem ser necessárias diversas intervenções até ficar certo, sem total certeza de que fique a 100 %

- O carro continua a gastar gasolina para aquecer, o que significa que em trajectos curtos o carro poderá andar uma boa percentagem do tempo a gasolina. Ou seja, a poupança é diminuída.

- Alguns carros parecem dar-se mal com o gás, tendo problemas nas válvulas (supostamente apenas nos carros de válvulas macias, mas não só). Existe um lubrificante (flashlube) que parece ser para resolver este problema, mas ainda não entendi se resolve ou simplesmente atenua. Além disso, se ficar mal instalado (como já aconteceu) pode não cumprir a sua função.

- Com o carro a gás, não convém andar muito tempo a altos regimes, por provocar maior desgaste ao motor e válvulas. Ou seja, quem tem o carro a gás não o pode usar como se fosse a gasolina.

Peço a quem tiver conhecimentos sobre estas questões que se pronuncie, porque eu até poderia estar interessado num sistema de GPL, mas começo a achar que os inconvenientes são mais que muitos. Estou habituado a fazer 200.000 km sem afinar válvulas ou grandes preocupações, e não me parece que a gas possa fazer o mesmo.

Alguém tem experiência neste campo ?

Poupança diminuida??

Eu a gasolina andava 400km com €50
Agora a GPL ando 500km com €30

O meu carro (2.0 140cv) tá a fazer uma média de €5,5 por cada 100km que faz.....
Nada mau, hem? [;)]

Poupança diminuida??

O meu carro (2.0 140cv) tá a fazer uma média de €5,5 por cada 100km que faz.....
Nada mau, hem? [;)]

Tem uma certa lógica.

Eu também tenho carro a GPL.

Faço cerca de 60 kms todos os dias.

É verdade que a mudança de gasolina para o GPL não é instantânea, o motor tem de aquecer.

No meu caso, com o carro frio, faz pelo menos 1 km a gasolina. Em dias mais frios quase faço 3 kms até passar a GPL.

Quem faça 6 kms por dia vai andar 50% da distância a gasolina, o que diminui realmente o retorno.

Mas quem é que vai investir num sistema GPL, quando só faz meia dúzia de kms por dia?:sh)

Poupança diminuida??

Nada mau, hem? [;)]

É bastante bom, mas se o carro vier a ter problemas de válvulas causados pelo GPL, lá se vai uma boa parte da poupança (além da chatice de abrir o motor...)

Voltar
Superior