Tumultos em Maputo

Salahudeen

New member
Agravamento do custo de transporte cria tumultos

agravamento_do_custo_de_transporte_cria_tumultos_medium.jpg

Últimas notícias

Mais Notícias

Actos de vandalismo estão a acontecer em vários pontos da cidade de Maputo em protesto contra o agravamento da tarifa dos transportes semi-colectivos, vulgo “chapa cem”, a vigorar a partir de hoje, 5 de Fevereiro.

Um número ainda não especificado de viaturas, incluindo particulares e da Polícia da República de Moçambique, encontram-se danificadas e várias vias de acesso, como a que liga a capital às restantes províncias do país, foram bloqueadas.
Com vista a repor a ordem em várias artérias da cidade, o Ministério do Interior mobilizou uma equipa composta por agentes das polícias de Intervenção Rápida e da República de Moçambique.
Maior parte dos proprietários dos transportes semi-colectivos de passageiros reteve, hoje, as viaturas nas garagens com receio das mesmas serem destroçadas, acabando por criar uma crise de transportes na cidade e província de Maputo.
Segundo as negociações havidas entre a Federação Moçambicana dos Transportadores Rodoviários (FEMATRO) e o Governo, os custos das passagens passam a ser de 7.500 MT e 10.00 MT para as rotas onde se cobrava 5.00MT e 7.50MT, respectivamente.
Em termos de distância, equivale a dizer que a tarifa de 7.50MT será aplicada até 5Km e a de 10.00 MT depois de se ultrapassar essa distância, até 9Km.
Pelo menos um morto
Já há registo de um morto em consequência dos tumultos originados pela subida da tarifa dos transportes colectivos e semi-colectivos de passageiros, na cidade e província de Maputo.
Ainda não há informações oficiais sobre o número exacto de vítima até aqui registado, mas a nosso Reportagem confirmou a morte de um jovem, supostamente alvejado pela polícia, na tentativa de frustrar as manifestações contra o agravamento das tarifas dos transportes, em mais de 50%.
Fonte: www.opais.co.mz – 05.02.08

Manifestantes “assaltam” a baixa de Maputo
05/02/2008

1202208885.jpg
Milhares de manifestantes contra a subida de preços de transportes na cidade e província de Maputo decidiram avançar para o coração da cidade, controlando, neste momento, grande parte das principais estradas da capital do país, Maputo. Vários estabelecimentos comerciais foram obrigados a encerrarem as suas portas. As avenidas 25 de Setembro, Guerra Popular, Karl Marx., entre outras, já estão sob o controlo dos manifestantes.
A polícia tenta, mas em vão dispersar os manifestantes, havendo relato de um morto e vários feridos.
É um pandemónio geral. Os manifestantes, na sua maioria jovens com idades compreendidas entre 13 a 30, barricaram as ruas de Maputo, impedindo a circulação de viaturas. Na avenida 25 de Setembro, os manifestantes estacionaram-se muito próximo ao Banco de Moçambique.
Neste momento, ninguém circula por zonas próximas a onde se encontram. Nenhum transportador, mesmo os que tentaram resistir nas primeiras horas, está a circular. Os trabalhadores são obrigados a percorrer entre três a 12 km a pé para os seus postos de trabalho. Alguns, os que vivem a uma distância superior a 12 km, primaram pela ausência.
Na baixa da cidade, muitas lojas foram obrigadas a encerrarem as portas devido a insegurança. Algumas nem sequer abriram. A situação está complicada.

Fonte: www.opais.co.mz – 05.02.08

Meu deus... Tive que fugir e a situação está um CAOS... Já vi pessoas a levarem tiros e outras a abandonar carros e a fugir pela sua vida...

Eu próprio vim a acelerar por ruas secundárias para n apanhar por tabela...

[8b]

Tudo isto pk aumentou 2,5 MTN ou seja 0,06 €

Last edited:
Transportes continuam interrompidos em Maputo

A circulação de transportes semipúblicos de passageiros continuava interrompida hoje de manhã em Maputo, enquanto no centro e arredores da capital moçambicana se removiam as barricadas de contentores, carros e pneus queimados após a violência de terça-feira.

No centro da cidade, pelas artérias habitualmente pejadas de «chapas» (as carrinhas de transporte de passageiros, cujo aumento de tarifas motivou a revolta popular) circulavam apenas automóveis privados.

Nos arredores, no entanto, há relatos de que os transportes começam pontualmente a circular, mas ainda sem arriscar percursos longos da periferia para a cidade (os «chapas» que na terça-feira saíram à rua foram quase todos apedrejados).

Um pouco por toda a cidade, porém, a vida começa timidamente a regressar à normalidade possível, depois de terça-feira à noite, o Governo moçambicano e os representantes dos transportadores terem decidido suspender o aumento das tarifas que inflamou a revolta.

A avenida que dá acesso ao aeroporto internacional, que na terça-feira esteve interrompida durante quase todo o dia e foi palco de algumas das mais graves cenas de violência, já está aberta ao tráfego, apesar de em alguns pontos os automóveis terem de contornar enormes contentores de entulho ainda abandonados no asfalto.

Alguns passageiros que desembarcaram no aeroporto de Maputo ou que esperavam por voos que nunca chegaram a acontecer foram obrigados a pernoitar no terminal.

A violência nas imediações do aeroporto levou ao cancelamento de cinco voos terça-feira, incluindo um da companhia aérea sul-africana SAA para Joanesburgo.

A maior parte das lojas que encerraram terça-feira após a eclosão da violência começaram também a abrir as portas, embora mais tarde do que habitualmente.

Segundo o governo moçambicano, a violência de terça-feira em Maputo provocou nove feridos.

Diário Digital / Lusa

in: http://diariodigital.sapo.pt/news.asp?section_id=10&id_news=317153

Tudo isto pk aumentou 2,5 MTN ou seja 0,06 €
Não querendo desculpar o que aconteceu (longe disso!)...

O que representarm 2.5 MTN / 0.06€ em bens de primeira necessidade (alimentação, por exemplo)?

Faço esta pergunta por curiosidade. Não tenho a mínima noção do custo de vida nos PALOP's.

Não querendo desculpar o que aconteceu (longe disso!)...

O que representarm 2.5 MTN / 0.06€ em bens de primeira necessidade (alimentação, por exemplo)?

Faço esta pergunta por curiosidade. Não tenho a mínima noção do custo de vida nos PALOP's.

Nem um pão compras.... mas se fores a ver por mês são 2,5 a ir e a voltar... total 5 MTN... x 6 (sim trabalham 6 dias por semana) = 30 * 4 semanas = 120 MTN que dá para comprar dois sacos de arroz ou um frango

Longe de querer legitimar a violência social, pergunto se estes tumultos não serão em parte um sinal do fortalecimento do regime democrático em Moçambique, sob a forma de "dores de crescimento".
Não reflectem de algum modo uma assumpção popular de poder, e uma tomada de consciência de que o povo pode ter força? É que coisas destas seriam totalmente impensáveis num regime autocrático e militarizado, como o são a maioria dos regimes africanos.

Não quero desculpabilizar nada, mas gostaria de saber (e não sei) se de facto não haverá uma aresta positiva no meio disto tudo.

Longe de querer legitimar a violência social, pergunto se estes tumultos não serão em parte um sinal do fortalecimento do regime democrático em Moçambique, sob a forma de "dores de crescimento".
Não reflectem de algum modo uma assumpção popular de poder, e uma tomada de consciência de que o povo pode ter força? É que coisas destas seriam totalmente impensáveis num regime autocrático e militarizado, como o são a maioria dos regimes africanos.

Não quero desculpabilizar nada, mas gostaria de saber (e não sei) se de facto não haverá uma aresta positiva no meio disto tudo.

Na minha opinião isto vai rebentar

As pessoas estão fartas...

98% da população sobrevive com 50 USD por mês, e vêem alguns a comprar mercedes todos os dias...

Os gajos do poder levaram as coisas aos extremos e isto é o inicio do fim...

Ontem partiam os carros de todos os que passavam na estrada e diziam...

"Se eu sofro tu tb sofre... n és mais que eu.... Já chega de sermos tratados como inferiores..."

Isto infelizmente não está bem e ha mto medo nas ruas!

Os tumultos são por causa do aumento do preço dos transportes ou este foi apenas a faisca que faltava para depoltar a revolta contra o governo e para certos movimentos que estavam na sombra sairem á rua em protestos e gerando violencia de forma a servir de pretexto á sua causa?

Os tumultos são por causa do aumento do preço dos transportes ou este foi apenas a faisca que faltava para depoltar a revolta contra o governo e para certos movimentos que estavam na sombra sairem á rua em protestos e gerando violencia de forma a servir de pretexto á sua causa?

Foi a faisca que faltava... Mas os dirigentes foram burros...

Aumentaram o pão e os transportes (chapas) no mesmo dia...

Estava mesmo a ver que isto iria rebentar...

Hj ta mais calmo mas não acredito que tenha parado, até porque os transportes públicos continuam parados pk querem aumentar ainda mais os preços!

Isto vai dar guerra

:sh)

93 feridos deram entrada no Hospital Central
06/02/2008

1202316423.jpg

Calcula-se em noventa e três, o número de feridos que deram entrada no Hospital Central de Maputo, na sequência dos tumultos registados ontem (06.02) na cidade de Maputo. Deste número, vinte e cinco ainda estão internados.
O serviço de urgências do Hospital Central de Maputo esteve completamente agitado todo o dia de ontem. Segundo conta o director destes serviços naquela unidade hospitalar, António Assis, esta unidade sanitária atendeu perto de uma centena de pessoas, muitas delas atingidas por projécteis, e queimaduras durante as manifestações que caracterizam a cidade e província de Maputo.

Na sequência desta avalanche, muitos serviços, não de carácter urgente, estiveram condicionados, para além de que uma boa parte do pessoal médico não conseguia chegar ao serviço por causa das manifestações que impossibilitaram o trânsito.
No momento em que a nossa equipe de reportagem abandonou o hospital, o ainda não se sabia qual é o bairro que registou maior número de feridos.

Fonte : www.opais.co.mz

Hj ta mais calmo mas não acredito que tenha parado, até porque os transportes públicos continuam parados pk querem aumentar ainda mais os preços!

Isto vai dar guerra

E a tua situação aí? O que pensas fazer, se as coisas se agravarem?

Boa sorte

Isto vai dar guerra

O pior foi ter começado.
Agora vai ser dificil restaurar a normalidade, até que estas situações são logo aproveitadas pelos opositores ao regime para aumentar a contestação publica e tentar criar uma crise politica entre o governo e a população.

E tu o que é que tens feito? Tens ido trabalhar, ou ficas em casa/outro sítio?

O pior destas situações, é de que há sempre uns espertinhos que decidem assaltar umas casas e tal, visto estar o caos total.

E tu o que é que tens feito? Tens ido trabalhar, ou ficas em casa/outro sítio?

O pior destas situações, é de que há sempre uns espertinhos que decidem assaltar umas casas e tal, visto estar o caos total.

Vou trabalhar e vivo o dia a dia normalmente mas é dificil...

Hj ouvi rumores que amanha há greve e ha bombas

Tb ouvi que pode haver golpe de estado

QQ das formas o meu passaporte Português está pronto... Se isto der barraca dou de fuga [8b]

QQ das formas o meu passaporte Português está pronto... Se isto der barraca dou de fuga [8b]

Que fazes ai em Maputo?

Fdx e eu que ando com a panca de ir até á angola :(:(:(:(

Tu pira-te mas é daí, a situação não me cheira que vá melhorar, mas tu, melhor que eu, saberás!

Boa Sorte!

Back