Tuning, qual a vossa opinião???

Só queria deixar um aviso para que não se entusiasmem muito, pois o programa, há que dizê-lo, é uma verdadeira "seca" - isto para quem está à espera de ver montes de carros à la "pimp my ride" e coisas do género.
O programa é mais um retrato da forma de viver das pessoas do interior, em que o tempo parece ter parado ou andar mais devagar do que nas grandes cidades. Assim como foi sobre um grupo de rapazes que gostam de tuning, poderia ter sido sobre rapaziada que gosta de fumar umas brocas ao som de Bob Marley ou de seguidores de Che Guevara.
O objectivo é mais mostrar como se vive no interior de Portugal do que fazer uma incursão pelos meandros da cena tuning. [;)]

Percebo que as pessoas "gozem" mas o programa é de uma crueza profunda mas que não deve fugir da realidade.

Há populações isoladas a viver as contingências desse isolamento, não são melhores nem piores que outras, são a imagem da situação em que se encontram.

O facto de não se passar nada catalisa a iniciativa, não têm mais iniciativa que eu ou que vocês nem são mais burros que eu ou que vocês, simplesmente vivem num "isolamento".

Muito bom o documentario.

Eu não vi nem vou ver.
Só estou a intervir porque vocês falam duma forma sobre o Interior como se houvesse por aí sítios a dias de distância da "civilização" e como se não vivêssemos no Séc. XXI com a disponibilidade de informação instantânea em qualquer lugar do país, tanto faz estar no centro de Lisboa ou no cimo da Serra da Estrela... :sh)

Nós nem sequer temos interior, toda a gente vive a menos de 2/3 horas do mar. Toda a gente vive a menos de 1h de uma cidade aonde pode ter tudo ou quase tudo, nem que seja por encomenda. Toda a gente vive a uma distância de um "click" aonde pode encomendar tudo o que queira.

Pelo menos para mim não há qualquer diferença, tanto compro coisas na internet quando estou no litoral como quando estou no interior...

Isolamento, não sei aonde...

Eu não vi nem vou ver.
Só estou a intervir porque vocês falam duma forma sobre o Interior como se houvesse por aí sítios a dias de distância da "civilização" e como se não vivêssemos no Séc. XXI com a disponibilidade de informação instantânea em qualquer lugar do país, tanto faz estar no centro de Lisboa ou no cimo da Serra da Estrela... :sh)

Nós nem sequer temos interior, toda a gente vive a menos de 2/3 horas do mar. Toda a gente vive a menos de 1h de uma cidade aonde pode ter tudo ou quase tudo, nem que seja por encomenda. Toda a gente vive a uma distância de um "click" aonde pode encomendar tudo o que queira.

Pelo menos para mim não há qualquer diferença, tanto compro coisas na internet quando estou no litoral como quando estou no interior...

Mais nada[;)]

A suposta interioridade é só uma desculpa (má por sinal)

Não vi o programa e duvido que veja. Corro o país de norte a sul e tunning, rasco ou bom, azeiteiros ou não, há em todo o lado.

O programa é mais um retrato da forma de viver das pessoas do interior, em que o tempo parece ter parado ou andar mais devagar do que nas grandes cidades.

O tempo é exactamente o mesmo, a vida passa é mais devagar, ah isso passa, porque não perdes tempo no trânsito, não há excesso de pessoas onde queres que vá, e curiosamente, ao contrário do que se pensa, há infraestruturas e serviços em todo o lado como nas grandes cidades [;)] Muito têm as grandes cidades em aprender com o interior. Uma delas é a conviver. Eu estou em Lisboa a 2 anos sei 1 nome de 1 vizinho. O vizinho de 1 colega meu morreu e só deram por isso graças ao cheiro...

O que é dito pelo XlPower não é uma opinião, é o puro retrato da realidade! Isolamento, só de quem pensa que nas grandes cidades é a civilização!

Eu não vi nem vou ver.

Até sou levado a concordar convosco na parte relativa ao (falso) isolamento das pessoas que vivem no interior. Mas então, o que este documentário retrata é a forma de (con)viver de um grupo de jovens em que o denominador comum são as origens humildes a todos os níveis.
E eu sei por experiência própria que neste grupos as amizades são mais leais, sólidas e duradouras do que nos meios mais urbanos. [;)]

Até sou levado a concordar convosco na parte relativa ao (falso) isolamento das pessoas que vivem no interior. Mas então, o que este documentário retrata é a forma de (con)viver de um grupo de jovens em que o denominador comum são as origens humildes a todos os níveis.
E eu sei por experiência própria que neste grupos as amizades são mais leais, sólidas e duradouras do que nos meios mais urbanos. [;)]

Como pessoa que nasceu, cresceu e já não vive no "interior" não posso deixar de concordar com a tua concordância..

O que é certo é que a "falta de cultura" desta gente do interior já será, em parte, devido às origens humilde que não lhes permitiram cultivar os horizontes e alarga-los.

Posso dizer que qdo vou à aldeia estas pessoas são mto acolhedores e serão genuínas.. Uma característica que é cada vez menos comum de encontrar nestas cidades do litoral...

Já vivo no litoral quase à 12 anos e as minhas maiores e melhores amizades são de pessoal de lá de cima...

Deve ser isso, o retrato de um grupo de pessoas e não do interior, só que como de costume, os jornalistas decidem dar sempre um retrato triste, atrofiadinho e atrasado do interior e generalizam.
Também há pessoas muito diversas no litoral, desde grupos de marginais oriundos de bairros de lata até grupos de ministros [:D]. No entanto, as pessoas do interior não dizem que os do litoral são todos como aqueles que andam a atacar policias no bairro da Bela Vista...

Última edição:
Deve ser isso, o retrato de um grupo de pessoas e não do interior, só que como de costume, os jornalistas decidem dar sempre um retrato triste, atrofiadinho e atrasado do interior.

Olha que não. Do pouco que vi da reportagem deu para perceber que ninguém tentou dar a entender nada, a realidade é aquela e não é necessariamente negativa, depende apenas do ponto de vista.

Estou de acordo com o L. Marques, usou-se o "pretexto" tuning para de certa forma se retratar uma parte do designado "Portugal Profundo". Ainda mais porque tratava de malta nova, o futuro afinal...

Aliás, do que vi, os jornalistas não disseram uma única palavra. Cada um vê e interpreta à sua maneira. [;)]

Estou a tentar encontrar no site o Link para esta reportagem, para poder visualiza-la toda, mas encontro para tudo menos para isto. Até a "Fé dos Homens" encontro! [:D] Se alguém encontrar.... [;)]

Não conseguem não tomar partido, será assim tão dificil não tentar encontrar os "bons" e pelo menos uma vez tentar perceber o porquê das coisas?

Acham portanto que é a mesma coisa morar no Casteno ou sei lá onde era aquilo e em NY?

Também não acreditam no comportamento das pessoas em comunidade?

Ou acham que uma pessoas comporta-se sempre da mesmas maneira independentemente do sitio onde se encontram?

As pessoas da Bela Vista, de Lisboa, de Coimbra, de Gouveia, etc., formam comunidades com caracteristicas proprias que estão para lá das personalidades de cada um e têm muito mais a ver com a realidade socioeconomica do sitio que outra coisa qualquer.

Mas pronto continuem com o bairrismo e a dizer que na vossa terra é que é (podera é o unico sitio onde gostam de nós...).

Última edição:
Eu não estou a tomar partido por ninguém, só estou a tentar explicar que o tal grupo de "tuningueiros" não representam o interior, o interior profundo, ou outra coisa qualquer que decidam chamar ao que fica a mais de 20 kms do mar. Se eu for entrevistar alguns daqueles vândalos da Bela Vista e dizer que é o retrato do Litoral, será que vocês vão concordar?

Claro que concordo que o sitio e/ou comunidade aonde as pessoas nascem e crescem influenciam as pessoas, mas no interior há muitos sitio diferentes tal como no Litoral, e pensei que o exemplo da Bela Vista era perfeito para perceberam que não se devem fazer generalizações.

Eu não estou a tomar partido por ninguém, só estou a tentar explicar que o tal grupo de "tuningueiros" não representam o interior, o interior profundo, ou outra coisa qualquer que decidam chamar ao que fica a mais de 20 kms do mar. Se eu for entrevistar alguns daqueles vândalos da Bela Vista e dizer que é o retrato do Litoral, será que vocês vão concordar?

Claro que concordo que o sitio e/ou comunidade aonde as pessoas nascem e crescem influenciam as pessoas, mas no interior há muitos sitio diferentes tal como no Litoral, e pensei que o exemplo da Bela Vista era perfeito para perceberam que não se devem fazer generalizações.

Sabes que fico com a ideia que ficaste incomodado com a imagem passada pelo documentario.

Eu gostei deles, e achei piada a quererem mexer nos carros, aliás isso é uma prova da tal "proximidade", que na pratica não é mas pronto, pois muita dela é virtual.

Não acho que as pessoas do interior ou de outro lado qualquer tenham que ter vergonha.

Pura e simplesmente são realidade diferentes, não têm que ser melhores ou piores, conseguem ter a certeza de quêm é mais feliz?

Quanto á Bela Vista (onde já passei mais que uma vez) é uma palhaçada para as televisões, que muito possivelmente vai ter como destinho a demolição do bairro (que nunca devia ter sido construido com aquelas caracteristicas).

Desculpem o off topic mas tenho uma dúvida.

Criei isto no Off-Topic e mudam para o geral, e depois do geral passam novamente para o OT.

Foi para ganhar mais visibilidade?

Desculpem o off topic mas tenho uma dúvida.

Criei isto no Off-Topic e mudam para o geral, e depois do geral passam novamente para o OT.

Foi para ganhar mais visibilidade?

Respondendo com outra citação:
11. (...)Qualquer reclamação [no caso, pedido de esclarecimento] ser endereçada a um administrador ou ao moderador através de mensagem privada (PM), clicando em cima do seu nick.​

Além do mais, a resposta já está num post anterior meu:

O programa é mais um retrato da forma de viver das pessoas do interior, em que o tempo parece ter parado ou andar mais devagar do que nas grandes cidades. Assim como foi sobre um grupo de rapazes que gostam de tuning, poderia ter sido sobre rapaziada que gosta de fumar umas brocas ao som de Bob Marley ou de seguidores de Che Guevara.
O objectivo é mais mostrar como se vive no interior de Portugal do que fazer uma incursão pelos meandros da cena tuning.
[;)]

Para quem não viu por favor elucidem-me, que "interior" é este que é referido no programa? Trás-os-montes? Beira-Alta? Beira-Baixa? Alentejo?

É que como já aqui disseram, Portugal não tem interior...

Estou de acordo com o L. Marques, usou-se o "pretexto" tuning para de certa forma se retratar uma parte do designado "Portugal Profundo". Ainda mais porque tratava de malta nova, o futuro afinal...

E pelo tempo que tenho passado nalgumas terras do interior (fruto das idas a Ralis para reportagens fotográficas e férias passadas em algumas localidades rurais), foi o retrato deste "Portugal Profundo", tão bem mostrado nesta reportagem, que sempre vi.

Por isso, embora as comunidades possam diferir entre si, o que posso concluir é que o Interior de Portugal é bastante semelhante ao que vi na reportagem, em função do que pude presenciar ao vivo...

Para quem não viu por favor elucidem-me, que "interior" é este que é referido no programa? Trás-os-montes? Beira-Alta? Beira-Baixa? Alentejo?

É que como já aqui disseram, Portugal não tem interior...

Não vi desde o inicio, mas pelas vistas, parecia-me que era para os lados da Régua.

Voltar
Superior