Tuning, qual a vossa opinião???

Pessoal, vamos a aderir, todos nós temos problemas, nem que seja com uma simples homologação de jantes, dou o meu exemplo, tenho um clio 1.6 16v que noutros países até tem homologação para jante 17, cá não pode levar mais que jante 15.
Deixemos todos os estigmas de lado e vamos lutar por algo que deveria ser nosso por direito.
Dia 12 eu vou lá estar, todos aqueles que se identificarem com a luta, apareçam também, somos todos necessários.
Ps: O texto acima não é da minha autoria, o texto acima é de um user de outro forum, apenas estou a passar a mensagem, no texto acima têm os contactos da organização, a qual podem contactar por forma a esclarecer qualquer duvida existente.[;)]
cumprs

Pessoal, vamos a aderir, todos nós temos problemas, nem que seja com uma simples homologação de jantes, dou o meu exemplo, tenho um clio 1.6 16v que noutros países até tem homologação para jante 17, cá não pode levar mais que jante 15.
Deixemos todos os estigmas de lado e vamos lutar por algo que deveria ser nosso por direito.
Dia 12 eu vou lá estar, todos aqueles que se identificarem com a luta, apareçam também, somos todos necessários.
Ps: O texto acima não é da minha autoria, o texto acima é de um user de outro forum, apenas estou a passar a mensagem, no texto acima têm os contactos da organização, a qual podem contactar por forma a esclarecer qualquer duvida existente.[;)]
cumprs

E quais vão são ser as alterações da lei? Já as sabem ou ainda não há certezas?

Por acaso acho que algo está mal neste país no que diz respeito ao tuning.

Eu não sou adepto, mas não condeno quem seja.

Existem de facto algumas alterações que comprometem a segurança dos carros, desde rebaixamentos exagerados (que mais podem ser comparados a não terem suspensão), a diâmetro de rodas exagerados, que provocam um esforço anormal nos travões chegando muitas vezes a raspar na cava das rodas, com os problemas de segurança que daí surgem.

Mas há exageros também na lei.
Se eu comprar um Audi novo (exemplo), posso escolher entre a suspensão normal ou desportiva, que têm uma diferença de curso e altura do carro assinalável.

Se vem de origem é legal e não há problemas, se for rebaixado para os mesmos valores (e até com peças originais) passa a ser ilegal.
Parece-me que isto está errado.

O que deveria haver (na minha opinião) era inspecções para as alterações feitas nos carros para aferir a qualidade das mesmas, ou seja, que o diâmetro da roda está a ser respeitado, que o rebaixamento não implicou ficar sem suspensão ou folgas anormais (lembro-me daqueles que serram as molas), etc.

Convinha fazer qualquer coisa para mudar, não numa perspectiva de autorizar toda e qualquer alteração, mas sim autorizar as que não prejudicam a segurança do carro.

O estado até ganhava umas coroas com isso...
...ou talvez não, porque nas multas ganham muito mais.

O número de contacto da organização é 92, pertence a uma nova operadora de que já devem ter ouvido falar: a phone-ix(ctt).
Agradecia que quem não estiver de acordo com o tuning, que não faça deste tópico uma luta entre facções anti-tuning e pró-tuning, não é essa a intenção.
Eu irei lá estar, gostaria de poder usar umas jantes 16 no meu carro, gostaria de poder ter uma admissão directa sem problemas, coisas que lá fora são permitidas(e ainda bem que assim o é) e cá não, estes são só alguns exemplos.[;)]

cumprs

Acho que eles pedem mais que uma simples homolgação de jantes de 17''...

Gostava de saber todos os pontos que se pretendem ver alterados, antes de emitir uma opinião...

Eu não vou , porque não tenho tempo!

e porque o carro tá na oficina......

porque senão ia lá! com o carro stock que tenho! isto porque há aqui um fenómeno associado ao tuning que é o do xuning, e não há nada a ver (o mesmo blá blá de sempre)

! a verdade é que (e tal como o ruben referiu) existe no nosso país uma burocratização estupida das alterações, nomeadamente jantes,pneus, filtros, peliculas etc!

acho que o que se passa no nosso país é uma rigidez incompreensivel perante algo que nem se percebe a razão de ser rigido.

Os blá blás da segurança e tal não estão aqui em jogo, quem acha que tão é porque desvirtua por completo esta questão!

eu como amante de automóveis e não xuner, gostava de poder por exemplo meter as jantes do volvo 960 no meu 940, e não posso porque são 16 e as minhas 15!

que é isto?:sh)

[...]
Mas há exageros também na lei.
Se eu comprar um Audi novo (exemplo), posso escolher entre a suspensão normal ou desportiva, que têm uma diferença de curso e altura do carro assinalável.

Se vem de origem é legal e não há problemas, se for rebaixado para os mesmos valores (e até com peças originais) passa a ser ilegal.
Parece-me que isto está errado.
[...]

Só uma dúvida: será que a única diferença entre a suspenção normal e a desportiva é só o curso e altura (e molas), ou existem outras alterações a nível estrutural?

Ate estou curioso para ver se algum dos carros da manifestacao teve algum tuning.

Provavelmente vai ser o festival da tupperware, e depois vem defender o "tuning"[:D]

Só uma dúvida: será que a única diferença entre a suspenção normal e a desportiva é só o curso e altura (e molas), ou existem outras alterações a nível estrutural?

no audi não sei, mas há umas centenas de outros modelos que podes escolher entre versão sport e normal e que a suspensão só moda mesmo em molas e amortecedor.

e depois é do tipo, se eu comprar um carro e pedir para vir a jante 16 é na boa! mas se vier 15 e depois eu quiser meter 16 já tenho que pagar para mudar isso no livrete...

se aceitarem a autorização sem encargos na marca isto é :sh) [8b]

Quando se fala no mesmo carro (versão/motor), raramente há uma alteração estrutural.

Outro exemplo que tens é o Accord. Ele vem de origem com uma suspensão, e em qualquer altura podes colocar a suspensão desportiva da Honda, que baixa o carro. É 100% aprovado pela marca para o carro, ou não fossem eles a vendê-la.

Ate estou curioso para ver se algum dos carros da manifestacao teve algum tuning.

Provavelmente vai ser o festival da tupperware, e depois vem defender o "tuning"[:D]

isso não tenhas duvidas pá!

é assim, lá fora, o pessoal altera carros e ninguém pensa em tuning!

o tuning só está presente quando se altera os carros quase para parecerem showcars!

só que por cá pela pensula ibérica e pouco mais acima, existe um fenómeno do tuning associado, xuning.......que dá por completo cabo da imagem da pessoa que faz alterações ao carro!

eu só comecei a perceber isso quando comecei a participar num forum estrangeiro de volvos, e reparava que todos alteravam os carros e guardavam as peças de origem...

mas nenhum era alterado á toa para a estrada, e as maiores aberrações ao nivel de estética eram carros de TD´s com mais de 300cv !

por cá é ailerons matias , cor verde alface, jante 18, playstations a montes e tudo isto num fiat punto elx :sh)

basta dar uma olhadela ás revistas do tuning nacional para perceber o nivel........

Gostava de saber todos os pontos que se pretendem ver alterados, antes de emitir uma opinião...

Agora, já está melhor!

E que tal dar tb sugestões? Não há razão para que a iniciativa se fique por uns quantos (normalmente sempre os mesmos). Pode ser a origem de uma discussão séria sobre o assunto, que até pode começar aqui.

Mas há uma questão central. No resto da Europa, não tens problemas, desde que uses peças devidamente homologadas. Cá, só o podes fazer, se o representante da marca o autorizar expressamente. É o que dá, quando ninguém se quer responsabilizar por rigorosamente nada!

Quando se fala no mesmo carro (versão/motor), raramente há uma alteração estrutural.

Outro exemplo que tens é o Accord. Ele vem de origem com uma suspensão, e em qualquer altura podes colocar a suspensão desportiva da Honda, que baixa o carro. É 100% aprovado pela marca para o carro, ou não fossem eles a vendê-la.

e a barra AA?[:D] É a mesma coisa

e nem vale apena falarmos na qualidade do material e afins....porque a maioria do material aftermarket mas de boas marcas é tão bom ou melhor que o de origem!

a meu ver, e desde que não existam perigos estupidos , qual é o problema de uma pessoa ter mau gosto?[:D]

agora a sério........

excepto casos de apendices estéticos que possam por em causa a segurança dos peões em caso de acidente, ou de alterações nos carros que aumentem exageradamente o nivel de ruido , e afins!

qual é o problema de alterares jantes, pneus, barras AA, rebaixares o carro legalmente até X% , meteres umas peliculas, etc???

isso não tenhas duvidas pá!

é assim, lá fora, o pessoal altera carros e ninguém pensa em tuning!

o tuning só está presente quando se altera os carros quase para parecerem showcars!

Pois então percebeste tudo ao contrário![:p]

Tuning não tem nada a ver com aparências. Se não sabes, basta pegar num dicionário para perceber isso. :rolleyes:

Espero que esta discussão sirva pelo menos para isso![;)]

Agora, já está melhor!

E que tal dar tb sugestões? Não há razão para que a iniciativa se fique por uns quantos (normalmente sempre os mesmos). Pode ser a origem de uma discussão séria sobre o assunto, que até pode começar aqui.

Mas há uma questão central. No resto da Europa, não tens problemas, desde que uses peças devidamente homologadas. Cá, só o podes fazer, se o representante da marca o autorizar expressamente. É o que dá, quando ninguém se quer responsabilizar por rigorosamente nada!

Já está melhor??? Alguma vez estive pior??? O 1º post foi só uma piada...

Eu posso dar sugestões, mas gostava de ver o que vai ser "manifestado"... se já têm a manifestação marcada, então já devem ter o manifesto pronto.

Existem coisas com as quais concordo, outras que discordo e outras ainda que sou indiferente, por isso é que não vou estar a alimentar uma manfestação que irá "pedir" coisas que eu não concordo...

No caso dos Audi, caso que conheço mais ou menos, os audi só muda a suspensão, a nivél de rigidez de chassis não existem alterações.
Mas também não vale a pena irmos a extremos, não é por usares uma suspensão mais firme que vais ter problemas a nivél de chassis, embora o pessoal se esqueça que com suspensões mais radicais é aconselhavél usar barras anti-aproximação.
Já agora deixo aqui um dado curioso e que vos vai dar algo que pensar:
Sabiam que um carro normal, todo de origem, com o passar do tempo pode exibir alterações a nivél da geometria da suspensão, o camber e caster(já nem falo do angulo de convergência)num carro normal, dependendo do uso e do carro em questão, uma vez que a rigidez, flexibilidade e configuração dos elementos da suspensão e do chassis de um carro variam de carro para carro?
[;)]

Voltar
Superior