Tuning, qual a vossa opinião???

Nesta historia do tuning o que me faz confusão é a malta que gasta dinheiro em peças das quais participa com 20% para o estado e na maioria n pode ser montada legalmente nos carros. É que nem se ve pelo menos nos media as casas que vendem esses produtos a manifestarem se para a legalização.

Uma coisa é ser legalmente comercializavel ( e essas peças azeiteiras são)...
Outra coisa é serem utilizadas legalmente nas vias PUBLICAS ( e ai a maioria não é)

Esse argumento dos "20% de iva para o estado e não legalizarem o uso" é uma falsa questão....

Podem comprar, vender, como facilmente comprovam...

e podem inclusive, montar, usar, mas NÃO na via publica.....

Portanto NÃO há incoerência nenhuma nas leis do estado ao cobrar os 20% de iva sobre o produto comercializado, pois na realidade esses produtos podem ser comercializados e instalados, simplesmente não podem ser usados na via publica tal como INUMEROS outros items...

Concordo perfeitamente ctg, mas cm ja foi dito aki... e se houver um acidente?? Não houve engenheiros com formações para a segurança e mais num sei o ke... k estudaram horas e horas para desenvolver um carro seguro para o condutor e para os que circulam nas estradas??

É complicado isto.

Mas por outro lado... existem carros antigos nas garagens guardados, com para choques que arrebentam com qualquer um, n é? [:D]

Claro, concordo contigo. Mas essas inspecções especiais (tipo as actuais B) seriam para isso mesmo -> com pessoas com formação neste âmbito e com preocupações na segurança, se a alteração pusesse em causa a segurança, não era aprovada

Se pusesse, seria averbada no livrete, e a partir daí aquele carro, e só aquele carro podia ter aquela alteração especifica...e assim em diante.

São sempre levantados os mesmos pontos quando se fala disto.

Eu continuo a dizer que claro que se deve legalizar, o estado só tem a ganhar com isso, basta ver a industria que gira em volta disso em muitos paises.

Só porque não gosto do que o vizinho fez ao carro não acho que deva ser ilegal.

Quanto à qestão do tuning e dos street-racers, é uma parvoice mais inventada pelos média para haver alguma coisa para dizer. Se o tuning é ilegal porque pode servir para corridas, então tambem só se deviam vender mercedes C180, bmw 316i e citroen c1 1.0, tudo o resto só serve para andar mais depressa.

Quanto ao facto de prejudicar a segurança, não fazer as revisões tambem prejudica a segurança, e quantas pessoas andam ai sem revisões feitas? Não verificar a pressão nos pneus prejudica a segurança. Não saber conduzir prejudica a segurança. Ir a conduzir e a comer prejudica a segurança. Portanto o ponto é, desde que não seja nada escandoloso, acho que não devemos ser velhos do restelo que não é por ai.

Mais uma incogruência, é o facto da lei actual PERMITIR alterações, mas desde que sejam homologadas pelas marcas. Ora, não sei quem foi o iluminado que fez esta lei, mas acham mesmo que qualquer marca que vende acessórios vai homologar os acessorios da concorrência? E nas marcas pode-se arranjar de quase tudo, desde jantes, kits de travões, etcetc. Portanto o argumento da segurança tambem cai por terra nesta perspectiva, ou só o que vem da marca é que é seguro? Nem por isso.

Eu preocupo-me mais com o facto de tanto a concentração motard em Faro como o Braga Tuning Motor Show (onde por vezes são mostrados comportamentos menos próprios e claras violações da lei) terem exposição mediática e um simples Track Day não...

Era simples.
Homologar peças, Inspecções e Legalizações.

Todos ficavam a ganhar.

No pouco que vi na reportagem, vi muitos "limpa neves" que é uma alteração que não cumpre NENHUMA das regras de atropelamento! Por isso é complicado querer legalizar algo assim.

Se em Espanha se pode andar sem legalizar ou se pode andar de modo X ou Y, não quer dizer que esteja bem e não temos de copiar!

Blablabla.

Há 3 tipos de malta envolvidas nisto:

* os xuning
* os street-racers
* os tuning

Os xuning são os gajos que metem 2 toneladas de fibra no Saxo 1.1 e vão para Santarém para os concursos de som

Os street-racers são os que tunam os carros apenas por ser um meio para atingir o objectivo final: ganhar a "tacinha da **** menos pequena" na VDG.

Os tuning são os gajos que passam desapercebidos aos olhos do comum mortal, com os seus carros discretos recheados de material importado, regra geral caro e segundo as normas TUV e etc.

Eu acho que, havendo normas na Europa que dão o OK para certo material que há aí à venda, e sendo essas normas adoptadas em Portugal para permitir a comercialização de diversos produtos, tal deveria acontecer também para os carros. Obviamente, isso deveria ser acompanhado por uma IPO, cujos técnicos analisariam o carro.

Isto aplica-se aos xuning e aos tuning. Eu não aprecio nada o xuning, mas se há quem goste, e se o Estado vai aí buscar impostos ao material vendido, acho que as pessoas têm o direito de expressar o seu mau gosto livremente. [:D] Desde que homologado segundo normas europeias, obviamente. [;)]

Para terminar, não usem os street-racers como bode expiatório para penalizar o tuning. Há muita gente que não faz tuning mas faz street-racing... e alguns andam montados em berlinas familiares e a cadeirinha de bebé no banco traseiro... :rolleyes:

Determinadas alterações estruturais dos carros podem comprometer a integridade tanto dos utilizadores dos carros como das outras pessoas que circulam nas estradas.

E há outras que podem ajudar em termos estruturais.
Penso que o tuning terá que ser alvo de algum estudo para determinar se x alterações afectarão o andamento seguro de um automóvel.
Criar-se-ia alguma burocracia pois cada caso é um caso de legalização e homologação, mas penso que seria a única forma.

Eu penso que cada um podia fazer aquilo que quizesse do carro, desde que n ultrapassase certos limites. Limites esses que n deve ser tão duros!! Se um carro é rebaixado, tem uma jante maior ou pneu mais largo, vidros escuros ou uns kits esteticos todos pirosos, isso fica ao gosto das pessoas. Porque a mim não vai mudar em nada a minha vida nem se isso for legalizado!!

Quanto ao tuning estár ligado ao azeite galo, pá... os carros vem de fabrica com certas formas que foram estudadas por engenheiros de desing, com um proposito de assim o ser. Tudo bem que por vezes pequenos toques são uma mais valia para a imagem do carro. O problema é que a grande maioria das pessoas que alteram os carros (na estetica) não são engenheiros de design nem fazem a minima ideia do que é uma imagem de marca, bonita e harmoniosa. E fazem aquelas obras estranhas que costumamos ver prai.. mas isso já é problema de quem o faz!!! Se querem andar na rua com um ''carimbo'' de parolos e pobres (de educação) isso é com eles.

Talvez por isso respeite mais o street race já que a grande maioria das modificações destinam-se a melhorar as caracteristicas do carro! Quem tem um bom carro quer testa-lo!! Ngm compra um carro veloz pra passear o cão... gosta de ter uns certos momentos de adrenalina ao volante do seu carro. E esses pequenos picas de rua sempre vão existir. O que não posso concordar é gente que corre nas ruas sem nenhuma consciencia ou respeito pelos outros. Ha que tentar fazer o mais seguro possivel, pelo menos prós outros!! Criar espaços pra isso acredito que ajudasse (mas resolver o problema isso n resolve)

Mas pro bem ou para o mal, as pessoas devem ser livres pra fazer o que querem!! Se exagerarem (no tuning ou no street race) sejam homens e mulheres pra aguentar a consequencia.

Trata-se uma questão de gosto....
Vejamos: o Híbrido vem com aquelas jantes piroseiras para melhorar o consumos, no entanto, são raros os que vêm cá para fora com elas e foram estudadas por engenheiros.

Última edição:
E há outras que podem ajudar em termos estruturais.
Penso que o tuning terá que ser alvo de algum estudo para determinar se x alterações afectarão o andamento seguro de um automóvel.
Criar-se-ia alguma burocracia pois cada caso é um caso de legalização e homologação, mas penso que seria a única forma.

Burocracia desnecessária na maioria dos casos se as peças estiverem homologadas para certas aplicações. Ou sempre que vou ao mecânico tenho que ir com o carro à inspecção? Não.

Eu não gosto de tuning, nem um bocadinho, mas pq não legalizar?

Era uma boa hipotese de o governo arrecadar uns cobres valentes com as inspecções necessárias ao veiculo alterado, e a pagar imposto conforme as alterações ao estilo, imposto sobre o CO2, mas neste caso sobre a fibra, quanto mais fibra, mais caro!!

Isso já para não falar nos seguros que deveriam ser especiais...
O governo é que ainda não reparou na oportunidade...:sh)

legalizewu7.jpg

Burocracia desnecessária na maioria dos casos se as peças estiverem homologadas para certas aplicações. Ou sempre que vou ao mecânico tenho que ir com o carro à inspecção? Não.

E todas as peças são iguais?
E todos os carros também?
Uma peça homologada para x carro não daria para outro carro.
Não evitarias alguma burocaracia, ainda para mais não sabes se certas peças conjugadas não seriam prejudiciais.

Sim, mas ambas foram estudadas e homologadas para a viatura em questão. Por isso não se pode comparar da mesma forma que a substituição por umas jantes literalmente ao gosto do freguês.

Certo.
O que quis mostrar é que nem sempre o que os engenheiros estudam é seguído por nós.
Nem estou sequer a pôr em causa o trabalho deles que sei que é bom.

sou contra a legalização....

Ainda ontem se viu o tipo de gente e de carros em braga....

No outro dia passei numa tasca e bem vi o tipo de gente que é benfiquista, devia ser ilegal. [;)]

Mentalidade mesquinha e ignorante.

E todas as peças são iguais?
E todos os carros também?
Uma peça homologada para x carro não daria para outro carro.
Não evitarias alguma burocaracia, ainda para mais não sabes se certas peças conjugadas não seriam prejudiciais.

No limite tudo prejudica, e não podes nunca estudar todas as interacções. Há standards e regras, e quando tens por exemplo peças certificadas pela TUV para uma aplicação, para que é que é necessário uma inspecção posterior?

Depois há certas peças que basta seguires as especificações, se um carro tiver homologado jante 17", acho que devia ser legal independentemente da marca ou tipo de jante.

Também acho que se deve responsabilizar quem faz o trabalho, os mecânicos. Afinal ou eles sabem o que estão a fazer, ou é TUDO um perigo!

Como digo, há sempre casos onde pode ficar marginalmente menos seguro, mas isso é como tudo na vida. Há tantas situações legais que tornam o carro substancialmente menos seguro, que estarem preocupados com certas coisas é ser "picuinhas", para não usar um nome pior!

No outro dia passei numa tasca e bem vi o tipo de gente que é benfiquista, devia ser ilegal. [;)]

Mentalidade mesquinha e ignorante.

Que grande comparação sem duvida[:D][:D][:D]

Para quê legalizar o tuning?

Mais um vez digo, pouco ou nada se ganha com essas pseudo alterações...

Ainda bem que eu e muita gente(incluido o governo) somos mesquinhos, é que ter que levar com aquelas naves diariamente era o que me faltava

Voltar
Superior