Tuning, qual a vossa opinião???

No outro dia passei numa tasca e bem vi o tipo de gente que é benfiquista, devia ser ilegal. [;)]

Mentalidade mesquinha e ignorante.

No limite tudo prejudica, e não podes nunca estudar todas as interacções. Há standards e regras, e quando tens por exemplo peças certificadas pela TUV para uma aplicação, para que é que é necessário uma inspecção posterior?

Depois há certas peças que basta seguires as especificações, se um carro tiver homologado jante 17", acho que devia ser legal independentemente da marca ou tipo de jante.

Também acho que se deve responsabilizar quem faz o trabalho, os mecânicos. Afinal ou eles sabem o que estão a fazer, ou é TUDO um perigo!

Como digo, há sempre casos onde pode ficar marginalmente menos seguro, mas isso é como tudo na vida. Há tantas situações legais que tornam o carro substancialmente menos seguro, que estarem preocupados com certas coisas é ser "picuinhas", para não usar um nome pior!

Vamos lá ver uma coisa.
Existem IPO's que verificam o estado de um automóvel e se se mantém fiel à homologação inicial.
Se alterares algo, isso mudará.
Porém, existirão peças no mercados que podem ser homologadas ou já vêm homologadas.
Não necessitas de nenhum tipo de burocracia.
Por outro lado, o aumento de certas e determinadas peças não de origem poderá afectar o correcto e seguro funcionamento de veículo, mesmo que a "bulso", as peças sejam homologadas.
Aqui teria que haver algum tipo de inspecção que determinasse a sua segurança.
Foi dista burocracia que falei.

Trata-se uma questão de gosto....
Vejamos: o Híbrido vem com aquelas jantes piroseiras para melhorar o consumos, no entanto, são raros os que vêm cá para fora com elas e foram estudadas por engenheiros.

Sem duvida!! Por isso é que digo que por vezes pequenos toques no carro podem ser uma mais valia pro mesmo. Eu nem desgosto das jantes, mas tb tou mt longe de gostar. Dá um ar futurista ao carro...

Que grande comparação sem duvida[:D][:D][:D]

Para quê legalizar o tuning?

Mais um vez digo, pouco ou nada se ganha com essas pseudo alterações...

Ainda bem que eu e muita gente(incluido o governo) somos mesquinhos, é que ter que levar com aquelas naves diariamente era o que me faltava

Ainda bem que não és ministro da economia! [:)]

Também não gosto muito de patins em linha, e o pessoal até se aleija a andar com eles, deviam ser ilegais.

Vamos lá ver uma coisa.
Existem IPO's que verificam o estado de um automóvel e se se mantém fiel à homologação inicial.
Se alterares algo, isso mudará.
Porém, existirão peças no mercados que podem ser homologadas ou já vêm homologadas.
Não necessitas de nenhum tipo de burocracia.
Por outro lado, o aumento de certas e determinadas peças não de origem poderá afectar o correcto e seguro funcionamento de veículo, mesmo que a "bulso", as peças sejam homologadas.
Aqui teria que haver algum tipo de inspecção que determinasse a sua segurança.
Foi dista burocracia que falei.

Pensei que estavas a falar de IPO sempre que se mudava uma peça.

Mesmo assim não concordo contigo. Mesmo que as peças sejam analisadas discretamente, é a responsabilidade dos mecânicos saber o que estão a fazer, se uma peça interage com outra o mecânico é que tem que saber isso. Estar a fazer inspecções por tudo e por nada é irrelevante, até porque aposto que não há equipamento de teste para grande parte dessas interacções. No limite também podemos aplicar o principio da incerteza, ao medir e testar também influenciamos o sistema, portanto chegamos a um impasse para ter benefícios residuais.

Eu não gosto de tuning, nem um bocadinho, mas pq não legalizar?

Era uma boa hipotese de o governo arrecadar uns cobres valentes com as inspecções necessárias ao veiculo alterado, e a pagar imposto conforme as alterações ao estilo, imposto sobre o CO2, mas neste caso sobre a fibra, quanto mais fibra, mais caro!!

Isso já para não falar nos seguros que deveriam ser especiais...
O governo é que ainda não reparou na oportunidade...:sh)

Eu não me importava de pagar essas burocracias todas para andar com o meu carro legal.Mas como as multas dão dinheiro rápido,sem se andarem a cansar com implementações que permitissem essas inspecções às alterações,que também iriam dar dinheiro...

Na falta de argumentos, usa-se exemplos despropositados :rolleyes::rolleyes::rolleyes:

Olha que a tua primeira intervenção no tópico foi um exemplo de como se fazer um post cheio de argumentos...:rolleyes:

sou contra a legalização....

Ainda ontem se viu o tipo de gente e de carros em braga....

Ah!Jé sei qual é o argumento!Se uma parte não sabe fazer as coisas então nenhum sabe!É isto que dizes não é?

Última edição:
Que grande comparação sem duvida[:D][:D][:D]

Para quê legalizar o tuning?

Mais um vez digo, pouco ou nada se ganha com essas pseudo alterações...

Ainda bem que eu e muita gente(incluido o governo) somos mesquinhos, é que ter que levar com aquelas naves diariamente era o que me faltava
Não vi esse evento de Braga, mas presumo que tenha reúnido a malta do xuning, e não do tuning.

Não confundir, são coisas completamente diferentes.

Na falta de argumentos, usa-se exemplos despropositados :rolleyes::rolleyes::rolleyes:

Qual é o argumento que preciso de te dar para te fazer perceber que as leis não são feitas com base naquilo que se "gosta" ou deixa de gostar?

A regulação dos mercados, e eventual proibição, não deve ser feita com base nos costumes mas sim com base no equilíbrio económico-social.

Sempre que vejo uma reportagem dessas vem me sempre a mesma ideia à cabeça:

Quantos dos que estão lá no queixume do costume fazem Tuning a sério?

1?2 talvez?
Exacto. E até há muita malta que tem bom tuning, passam na rua e ninguém os topa, e nas IPO decentes não lhes chateiam a cabeça. [;)]

E claro, esta malta não vai para essas "coisas" em Santarém e Braga...

Não vi esse evento de Braga, mas presumo que tenha reúnido a malta do xuning, e não do tuning.

Apenas falei sobre o que ontem deu no telejornal...

Se a esse evento vão maioritariamente "xuning´s", quem estiver de fora vai pensar que aquilo é tuning, e quem tiver um pouco de bom gosto vai abominar esse tuning/xuning..

Se querem que o tuning vá para a frente, deixem de ter carros a parecer arvores de natal, pelo menos era um bom inicio

Eu não me importava de pagar essas burocracias todas para andar com o meu carro legal.Mas como as multas dão dinheiro rápido,sem se andarem a cansar com implementações que permitissem essas inspecções às alterações,que também iriam dar dinheiro...

Olha que a tua primeira intervenção no tópico foi um exemplo de como se fazer um post cheio de argumentos...:rolleyes:

Ah!Jé sei qual é o argumento!Se uma parte não sabe fazer as coisas então nenhum sabe!É isto que dizes não é?

Os argumentos estão sub-entendidos na parte dos carros e pessoas.

Achas que alguem os pode levar a sério com aquele genero de postura e de carros?:rolleyes::rolleyes:

Costuma ser o melhor evento nacional,para mim.Como é realizado no circuito vêem-se carros muito bons que em outras concentrações não aparecem.No entanto continua a ser uma concentração "tuning",portanto as fibras continuam a ser a maior presença.

Se a esse evento vão maioritariamente "xuning´s", quem estiver de fora vai pensar que aquilo é tuning, e quem tiver um pouco de bom gosto vai abominar esse tuning/xuning..

Se querem que o tuning vá para a frente, deixem de ter carros a parecer arvores de natal, pelo menos era um bom inicio
Continuas a demonstrar ignorância neste aspecto, já te explicaram que são coisas dissociadas, sendo que há muita culpa da parte da comunicação social e dos praticantes, pois tuning é diferente de meter fibra e ailerons avulso nos carros. Isso é xuning, algo oposto ao tuning.

Muita gente com tuning passa por ti e tu nem bufas, porque simplesmente não reparas, tal o nível de discrição do tuning a sério. E se o que te provoca a azia é a malta dos carritos foleirotes com os néons e os spoilers super-grandes, canaliza para aí a tua... raiva? Agora, deixa de fora o tuning, que não pertence a essa vendetta.

Os argumentos estão sub-entendidos na parte dos carros e pessoas.

Achas que alguem os pode levar a sério com aquele genero de postura e de carros?:rolleyes::rolleyes:

Acabaste de escrever o que o pessoal do tuning mais sério,e que vai de encontro ao meu conceito,diz e traduziste o meu sentimento em relação ao estado do tuning nacional.Afinal estás de que lado?[;)]

Continuas a demonstrar ignorância neste aspecto, já te explicaram que são coisas dissociadas, sendo que há muita culpa da parte da comunicação social e dos praticantes, pois tuning é diferente de meter fibra e ailerons avulso nos carros. Isso é xuning, algo oposto ao tuning.

Muita gente com tuning passa por ti e tu nem bufas, porque simplesmente não reparas, tal o nível de discrição do tuning a sério. E se o que te provoca a azia é a malta dos carritos foleirotes com os néons e os spoilers super-grandes, canaliza para aí a tua... raiva? Agora, deixa de fora o tuning, que não pertence a essa vendetta.

O nome do evento é braga international tuning show, ou seja se querem distiguir tuning de xuning, sejam os organizadores os 1º a faze-lo...

Pelo que toda a gente viu ontem o nome deveria ser:Braga international xuning show

http://www.tuning.online.pt/destaques/Braga-Tuning-Show.php

Vejam as fotografias

Portanto ninguem tem obrigação de distiguir tuning de xuning, se não querem ser confundidos façam coisas em condições....

Acabaste de escrever o que o pessoal do tuning mais sério,e que vai de encontro ao meu conceito,diz e traduziste o meu sentimento em relação ao estado do tuning nacional.Afinal estás de que lado?[;)]

Estou do lado em que não gosto de tuning que é por luzinhas e fibras[;)]

Mas quem gosta de tuning é que tem que começar a combater e a fazer a selecção para que não sejam todos metidos no mesmo saco

Não percebo o que é que a guerra tuning vs xuning tem a ver. O que interessa o bom gosto (na nossa perspectiva) das pessoas na questão das coisas serem legais ou não? Nada!

O nome do evento é braga international tuning show, ou seja se querem distiguir tuning de xuning, sejam os organizadores os 1º a faze-lo...

Pelo que toda a gente viu ontem o nome deveria ser:Braga international xuning show

Portanto ninguem tem obrigação de distiguir tuning de xuning, se não querem ser confundidos façam coisas em condições....
Estamos de acordo, tal como disse, quem participa (e organiza, pelos vistos) nestes eventos, não tem noção do que é o tuning a sério, atribuindo esse titulo a algo que não é, de todo tuning.

Mas eu pergunto: e os verdadeiros praticantes do tuning, que estão inseridos em comunidades pequenas e discretas, aqui e ali, e que não se identificam minimamente com este tipo de eventos, têm culpa que alguém se aproprie e use indiscriminadamente o nome "tuning"? Não sei para quê continuares a assumir-te desinformado, com tanta informação que já aqui te deram. :rolleyes:

Por exemplo.

vamos imaginar que este "estendal" dá 200kg de downforce, o que torna o carro super seguro e que o fabrincante é de renome,.

braga-9.jpg

Se alguém se espetar contra esta traseira. Quem é que se responsabiliza pelas cabeça decepadas? Ou os suportes da asa partirem e espetarem-se em alguém?

Por exemplo.

vamos imaginar que este "estendal" dá 200kg de downforce, o que torna o carro super seguro e que o fabrincante é de renome,.

braga-9.jpg

Se alguém se espetar contra esta traseira. Quem é que se responsabiliza pelas cabeça decepadas? Ou os suportes da asa partirem e espetarem-se em alguém?

È um bom exemplo...

E mesmo os para-choques xpto, num atropelamento, em quanto puderá aumentar a gravidade dos ferimentos?[;)]

São questões muito pertinentes, mas que ficam esquecidas

Voltar
Superior