Tuning, qual a vossa opinião???

Não percebo o que é que a guerra tuning vs xuning tem a ver. O que interessa o bom gosto (na nossa perspectiva) das pessoas na questão das coisas serem legais ou não? Nada!
Pessoalmente também acho o xuning aberrante, como uma actividade que gira em torno das aparências, e não do real conteúdo.

No entanto, enfim, teeento respeitar, e sei que as pessoas são livres de escolher o caminho a tomar na personalização do carro. Obviamente, também sou a favor de que se regulamente essa actividade, com regras bem especificas, e um controlo técnico profissional

Estou do lado em que não gosto de tuning que é por luzinhas e fibras[;)]

Mas quem gosta de tuning é que tem que começar a combater e a fazer a selecção para que não sejam todos metidos no mesmo saco
Quem gosta de tuning não é responsável pelos outros, quem faz tuning tem é de procurar que haja uma entidade que regulamente esta actividade, mais nada.

Se outros usam o nome do tuning em vão, enfim, é algo que acontece também noutras áreas, e há-de sempre acontecer.

Não é desculpa para continuar a usar a expressão tuning em vão, com tanta informação que aqui corre.

Por exemplo.

vamos imaginar que este "estendal" dá 200kg de downforce, o que torna o carro super seguro e que o fabrincante é de renome,.

braga-9.jpg

Se alguém se espetar contra esta traseira. Quem é que se responsabiliza pelas cabeça decepadas? Ou os suportes da asa partirem e espetarem-se em alguém?

Nunca vais ter nenhum veiculo 100% seguro, desde que não aumentes o risco consideravelmente, não me parece que seja um argumento. É normal acontecerem atropelamentos de "traseira"? Aumentas consideravelmente o risco por ter um apêndice aerodinamico do genero? O material de origem não aumenta o risco?

O mini pode vir com dois farois auxiliares à frente, não aumenta o risco de danos em caso de atropelamento? No entanto é 100% legal na legislação actual.

Moralismo à parte e sem fazer qualquer juízo de valor quanto à actividade em si, eu acho que o verdadeiro tuning é mais feito pela malta do street racing do que por esses azeiteiros do xuning.

Eu vejo o tuning como um melhoramento das capacidades mecanicas dos carros, no sentido de melhorar as performances, dinamica e segurança. A própria palavra tuning significa afinação.

Isso que se viu em Braga é xuning puro e duro, em 99% dos casos.

Acho que a legalização (regulamentação) é o caminho, independentemente da minha opinião sobre essas actividades.

O tuning para mim só deveria ser efectuado por casas credenciadas pela marca do carro e ponto final. Só esses gajos tem acesso a informações necessárias a um bom "tuning".

O resto, esqueçam...

Eu acho que a legislação actual deveria ser mais permissiva para com as alterações que os tuners fazem, desde que essas alterações não ponham em causa questões de segurança e tem de ser mais eficaz em relação a tudo o que possa afectar a segurança dos condutores desses veiculos e os seus ocupantes, bem como a segurança dos que o rodeiam. Acho que assim não havia mal nenhum, desde que se cumprissem todas as regras...

O tuning para mim só deveria ser efectuado por casas credenciadas pela marca do carro e ponto final. Só esses gajos tem acesso a informações necessárias a um bom "tuning".

O resto, esqueçam...

E subvertes o mercado ao não deixar mais ninguém controlar esse negócio. Uma boa estratégia para a estagnação, claramente a perspectiva errada, não admira que não seja seguida por mais ninguem.

E o argumento de só os mecânicos da marca saberem trabalhar nos carros é no mínimo ridículo. Às vezes chegam as informações mais rapidamente à internet do que aos representantes da marca em Portugal, portanto não estou a ver porque é que haveria de se limitar o mercado dessa maneira.

Eu não estou a falar de atropelamentos (como é óbvio, visto ser uma traseira) Estou a falar em acidentes comuns de bater numa traseira de outro carro.

Não te vou dizer que isso não é relevante, mas só acho que não devemos ser mais papistas que o papa. Temos sempre que manter a segurança em níveis aceitáveis, mas se um impreza ou um gt3 podem ter um aileron matias, não estou a ver porque é que os outros não poderão.

Eu não gosto de tunings, xunings ou pseudo-artistas automobilisticos. No entanto, tal como critico, também defendo que cada um é livre de fazer o que quiser aos seus bens. Neste caso em particular defendo que poderia haver uma legalização, desde que fosse com peças originais. O vendedor ganhava o seu e, mais importante ainda o estado ganhava no IVA! Sendo assim todos ficavam a ganhar.

Alguns não imaginam o dinheiro que por vezes alguns deixam nestas casas e até nas NORAUTO, STATIONMARCHÉS e afins. 500, 1000€, algumas vezes até mais.

Desde que no fim tivessem um prazo de 30 dias ou algo no género para levarem a sua viatura a um centro de inspecções tipo B, tal como fazem aos veículos importados, não haveria aí muita ilegalidade como há hoje em dia.

O mau gosto, esse, não pode ser eliminado, infelizmente. Mas cada um é que sabe o que faz aos seus bens.

Em relação apostarem os livretes, como referiram na 1ª página, penso eu, existe e continuará a existir. Em Vale de Cambra, por vezes fazem-se corridas ilegais, drifts, etc. Alguns para exibição, outros para apostas a sério e à grande. Esses é que são os tristes. Sentem-se homens assim... Infelizmente o ser humano também tem destas coisas. Não sabem pensar com a cabeça e depois acontecem acidentes com feridos e até mortos.

Espero nunca ter um acidente com um carro tuning azeiteiro, nem que daí advenham consequências para a minha família. Já houve várias situações em que vi carros a atravessarem avenidas em zigue zague com as suas ponteiras a rugirem pelo alcatrão fora e até picanços. É deixá-los ir na sua ignorância e esperar não os ver mais.

E subvertes o mercado ao não deixar mais ninguém controlar esse negócio. Uma boa estratégia para a estagnação, claramente a perspectiva errada, não admira que não seja seguida por mais ninguem.

Mas qual negocio?? O negocio do "deixa ver se eu vendo uns ailerons e umas suspensões"?? Isso é algum negócio??

Mas tu sabes o que é um caderno de encargos??

E o argumento de só os mecânicos da marca saberem trabalhar nos carros é no mínimo ridículo. Às vezes chegam as informações mais rapidamente à internet do que aos representantes da marca em Portugal, portanto não estou a ver porque é que haveria de se limitar o mercado dessa maneira.

No minimo ridiculo?
Deves pensar que a perca de garantia devido a fazer manutenções fora vem só do facto das "marcas" quererem ganhar dinheiro...Pois...

Mas qual negocio?? O negocio do "deixa ver se eu vendo uns ailerons e umas suspensões"?? Isso é algum negócio??

Tu já ouviste falar em cadeia de valor? A venda de material obviamente que é apenas um aspecto deste tipo de mercado. No limite também podem haver empresas nacionais a fazer I&D.

Mais, se não fosse este tipo de "negócios" muitas oficinas já tinham fechado.

Mas tu sabes o que é um caderno de encargos??
Dizem que sim. O que é que isso tem a ver com a legalização de alterações em automóveis é que me escapa.

No minimo ridiculo?
Deves pensar que a perca de garantia devido a fazer manutenções fora vem só do facto das "marcas" quererem ganhar dinheiro...Pois...
O que é que a garantia tem a ver para o caso? Sabes que lá fora em muitos casos podes até manter a garantia e fazer alterações ao carro? Claro que se acontecer alguma coisa te arriscas a um processo em tribunal chato, mas não uma coisa não invalida automáticamente a outra.

Não existe mão de obra qualificada fora das marcas? Não existe capacidade de engenharia fora das marcas? Não consigo encaixar como é que alguém hoje em dia ainda acredita que uma peça, só porque vem da marca, é necessáriamente melhor ou mais segura.

Se fosse essa a mentalidade nos anos 70, certamente que não estavamos agora aqui todos a utilizar computadores de todas as marcas e feitios, alguns até escolhidos e montados às peças. A IBM agradecia, os consumidores não.

Tu já ouviste falar em cadeia de valor? A venda de material obviamente que é apenas um aspecto deste tipo de mercado. No limite também podem haver empresas nacionais a fazer I&D.

Gostava de saber como se faz I&D, quando não se sabe de que ponto partir...(para isso servem cadernos de encargos, os tais papeis confidenciais que vem de muitos anos de testes e experiencia).

Dizem que sim. O que é que isso tem a ver com a legalização de alterações em automóveis é que me escapa.

O caderno de encargos é a base de qualquer automóvel, que faz com que o teu carro não se desmanche em andamento passado 1 ano...hummm, se calhar é importante quando se quer andar a trocar peças...

O que é que a garantia tem a ver para o caso? Sabes que lá fora em muitos casos podes até manter a garantia e fazer alterações ao carro? Claro que se acontecer alguma coisa te arriscas a um processo em tribunal chato, mas não uma coisa não invalida automáticamente a outra.

Lá fora, usam peças credenciadas pela marca! Nunca na vida uma marca iria autorizar usar peças de um fornecedor "estranho" a companhia e acatar com as responsabilidades em caso de problemas!!

Não existe mão de obra qualificada fora das marcas? Não existe capacidade de engenharia fora das marcas? Não consigo encaixar como é que alguém hoje em dia ainda acredita que uma peça, só porque vem da marca, é necessáriamente melhor ou mais segura.

Existe, existe aqueles que saiem dos concessionários e tentam ganhar a vida com um preço por hora mais baixo...Mas as coisas evoluem...

Quanto a capacidade de engenharia, as ideias/soluções não caem do ceu! É preciso ter um historial por trás de cada peça!

Gostava de saber como se faz I&D, quando não se sabe de que ponto partir...(para isso servem cadernos de encargos, os tais papeis confidenciais que vem de muitos anos de testes e experiencia).

O caderno de encargos é a base de qualquer automóvel, que faz com que o teu carro não se desmanche em andamento passado 1 ano...hummm, se calhar é importante quando se quer andar a trocar peças...

Já ouviste falar de engenharia reversa? E nem é preciso tanto, a informação está amplamente acessível, basta ver o exemplo dos manuais da Hayes. Em certos componentes os princípios de funcionamento são bastante conhecidos e estudados, e é muito facil fazer engenharia sem ser preciso conhecimento de todo o sistema. É a maravilha do carro não ser uma caixa negra, de ser modular.

Lá fora, usam peças credenciadas pela marca! Nunca na vida uma marca iria autorizar usar peças de um fornecedor "estranho" a companhia e acatar com as responsabilidades em caso de problemas!!

Não usam não.. é perfeitamente legal em Inglaterra, nos USA e na Alemanha instalar peças que não foram credenciadas pela marca. Com esse comentário revelas uma ignorância tremenda sobre o funcionamento das coisas lá fora.

Existe, existe aqueles que saiem dos concessionários e tentam ganhar a vida com um preço por hora mais baixo...Mas as coisas evoluem...

Não tem nada a ver com isso.. e apesar das coisas evoluirem os conceitos continuam a ser os mesmos. Quando tiras um curso técnico depressa ficas obsoleto, mas se tiveres um espirito mais de engenharia é perfeitamente plausivel acompanhar a evolução.

Quanto a capacidade de engenharia, as ideias/soluções não caem do ceu! É preciso ter um historial por trás de cada peça!

Concordo, o que não invalida que haja peças fora da marca que cumpram com os requisitos. E pasmem-se, até há certas empresas de tuning independentes que, tem tanto know-how, que acabam por ser adquiridas pelas marcas!

Já ouviste falar de engenharia reversa? E nem é preciso tanto, a informação está amplamente acessível, basta ver o exemplo dos manuais da Hayes.

Se consideras informação aquilo que lês nos manuais da Haynes...

Em certos componentes os princípios de funcionamento são bastante conhecidos e estudados, e é muito facil fazer engenharia sem ser preciso conhecimento de todo o sistema. É a maravilha do carro não ser uma caixa negra, de ser modular.

Isso é falso. Precisas sempre de saber como se comporta o que rodeia a tua "peça"! Se tu nem sabes a cadeia de cotas (visto que está guardado no segredo da propria marca), como garantes um bom funcionamento da tua "peça"?? E isto só a nível geometrico! Fora o resto...

Não usam não.. é perfeitamente legal em Inglaterra, nos USA e na Alemanha instalar peças que não foram credenciadas pela marca. Com esse comentário revelas uma ignorância tremenda sobre o funcionamento das coisas lá fora.

Tu disseste "mantendo a garantia"!!! O que é muito diferente!! E eles, na concessão só te metem produtos creditados por eles, ou seja, vindo de fornecedores aprovados!

Não tem nada a ver com isso.. e apesar das coisas evoluirem os conceitos continuam a ser os mesmos. Quando tiras um curso técnico depressa ficas obsoleto, mas se tiveres um espirito mais de engenharia é perfeitamente plausivel acompanhar a evolução.

Sem informação, não consegues evoluir...

Concordo, o que não invalida que haja peças fora da marca que cumpram com os requisitos. E pasmem-se, até há certas empresas de tuning independentes que, tem tanto know-how, que acabam por ser adquiridas pelas marcas!

Tu viste como é que a empresa desenvolveu-se até lá chegar?? Tu viste os acordos que haviam entre elas antes?

Isso é falso. Precisas sempre de saber como se comporta o que rodeia a tua "peça"! Se tu nem sabes a cadeia de cotas (visto que está guardado no segredo da propria marca), como garantes um bom funcionamento da tua "peça"?? E isto só a nível geometrico! Fora o resto...

Há muito boa gente que garante isso, basta ter conhecimentos de eng mecanica, por exemplo por experimentação consegues determinar o comportamento do sistema às alterações. E dependendo do componente que alteras, podes ter alterações mais ou menos contidas.

Tu disseste "mantendo a garantia"!!! O que é muito diferente!! E eles, na concessão só te metem produtos creditados por eles, ou seja, vindo de fornecedores aprovados!
Mantendo a garantia do veiculo, obviamente não sobre a peça alterada, e sem os produtos serem aprovados por eles. E se houver problemas o ónus da prova está na marca para provar que foi a peça alterada que provocou o problema.

Sem informação, não consegues evoluir...
Certo, mas não precisas de informação técnica especifica dum sistema. Podes ter informação técnica geral aplicável em todas as implementações, e com mais ou menos trabalho, inferir os comportamentos particulares.

Tu viste como é que a empresa desenvolveu-se até lá chegar?? Tu viste os acordos que haviam entre elas antes?
Dois bons exemplos: http://en.wikipedia.org/wiki/Abarth e http://en.wikipedia.org/wiki/Alpine_(car)
Vês como as coisas podem começar. Cá enquanto tivermos esta mentalidade, limitamo-nos a montar desenhos trazidos de fora até que noutro lado o preço por hora seja mais barato.

Mais um bom exemplo: http://en.wikipedia.org/wiki/AC_Schnitzer

Última edição:
Sinceramente não percebo o argumento muitas vezes usado do:

Rebaixar o carro, pode ser muito perigoso em caso de atropelamento.

Atropelar um pião, é sempre perigoso, mas desde quando este tema é + ou - perigoso por um carro estar ou não rebaixado?
Um Ferrari é muito mais baixo que um jipe, ou não?!
Então, onde é que está a norma que diz que um carro tem que ter "x" cm´s de altura na frente?!
Até há carros que são rebaixados na propria marca, e esses já não são então perigosos em caso de atropelamento?!

As legalizações, era tão simples quanto isto. Lá fora, há muito que há homologações.
Há uma certificcação T.U.V que determina ou não se determinado componente está homologado para determinado veiculo.
Só em Portugal é que esse entidade não tem valor.

Por exemplo, eu gostava de colocar o KIT brembo junior completo no 156 1.6! O carro de origem tem discos de 288mm e maxilas de 2 pistões.
Este kit brembo, com certificação, é composto por discos de 305mm, maxilas de 4 pistões, pastilhas de melhor qualidade, etc.
Aqui, simplesmente chego a uma IPO ou operação STOP e o carro é considerado alterado!
Agora, se conseguirem, expliquem-me onde é que este alteração traz problemas em termos de segurança! [;)]

Por exemplo, eu gostava de colocar o KIT brembo junior completo no 156 1.6! O carro de origem tem discos de 288mm e maxilas de 2 pistões.
Este kit brembo, com certificação, é composto por discos de 305mm, maxilas de 4 pistões, pastilhas de melhor qualidade, etc.
Aqui, simplesmente chego a uma IPO ou operação STOP e o carro é considerado alterado!
Agora, se conseguirem, expliquem-me onde é que este alteração traz problemas em termos de segurança! [;)]

Mas achas que alguem vai reparar nisso? O xô guarda ou o tipo da inspecção saberão que o alfa tem uns discos 288?? É pq tal info n vem propriamente no doc. único ou no livrete! Existem versões de carros equipadas com kit brembo de origem, como é que estes tipos vão saber? Tiram os pneus, medem o diametro e depois ligam para a marca para apurar se aquela viatura especifica tem os discos brembo? Estou convencido que essa é daquelas alterações que n deve levantar problemas. Digo eu!

Mas achas que alguem vai reparar nisso? O xô guarda ou o tipo da inspecção saberão que o alfa tem uns discos 288?? É pq tal info n vem propriamente no doc. único ou no livrete! Existem versões de carros equipadas com kit brembo de origem, como é que estes tipos vão saber? Tiram os pneus, medem o diametro e depois ligam para a marca para apurar se aquela viatura especifica tem os discos brembo? Estou convencido que essa é daquelas alterações que n deve levantar problemas. Digo eu!

Tantos casos que há disso!Kits específicos,de marcas reconhecidas,para um carro que levam logo com olhar torto nas IPO e se quem lá vai com o carro não se põe esperto leva logo com uma reprovação,e os discos às vezes têm as mesmas dimensões que de origem.Às vezes basta pintar as maxilas de vermelho para isso.A ignorância e vontade de fazer mal que há nos centros de IPO é surpreendente.

Eu sou contra é aqueles carros que fazem barulho até mais não.

Moro relativamente perto do sítio da concentração e o barulho dos escapes à noite neste último fim de semana foi demais.

Para mim isso é xuning ao mais alto nível. [;)]

Um abraço, by Filas

Voltar
Superior