Tuning, qual a vossa opinião???

O não se permitir Tuning é mais uma esperteza do nosso País.

É preferível proibir tudo do que criar uma legislação capaz !

É evidente que há exageros em tuning, como há em muitas outras coisas, mas isso não justifica banir completamente.

Se eu tiver um carro e quiser colocar um aileron matias, saias por todo o lado, etc, desde que não altere os parâmetros e cotas do carro, qual é o problema ?

O que deveria ser devidamente legalizado era a alteração de tamanhos de jante diferentes e suspensão, que no caso das jantes até existe, só que por um preço elevado.

Tudo o que mexa na dinâmica do carro deve ser sujeito a uma regulamentação e inspecção, tudo o resto não.

Lá por ver montes de carros que até acho que ficaram feios, não é por isso que os bania da estrada. Afinal, por essa ordem de ideias também bania os modelos que eu não gosto de origem.

Mentalizem-se de uma coisa: a partir do momento em que alguém compra um carro, deve poder fazer o que quer com ele, desde que não altere as características base e segurança na estrada - algo que frequentemente não é verdade.

Se passa um zé do boné com um aileron é xuning, se passa um indivíduo a fundo num essesse com escapes modificados e a fazer barulho (de fábrica), já é tuning porque foi feito por uma entidade credenciada.

"tenho um honda cibic todo alterado e tnh balurdio incalcucabel la... pra cima duns binte cinco mil euros''... va la que ainda é um civic e nao sabemos de quando mas com esse dinheiro andavas com um civic novinho em folha com 140cv e nao passavas vergonhas...
Quanto ao topico... pequenas alteraçoes para colocar o carro mais ao gosto do dono acho que deverá ser sempre legal. Embora pessoalmente nao altere os meus carros acho perfeitamente normal. Agora tudo o que for aqueles exageros de aventais e saiotes e ailerons feitos sabe Deus por quem e que alteram por completo aquilo que engenheiros andaram a fazer durante anos... tenham paciencia, tenham-nos guardados na garagem para que gente como eu nao tenha que olhar pa eles...

Se eu tiver um carro e quiser colocar um aileron matias, saias por todo o lado, etc, desde que não altere os parâmetros e cotas do carro, qual é o problema ?

.

Chiça! Outra vez??

É assim tão difícil de perceber que não és o único nas estradas? Que esses elementos põem em risco a integridade dos que te rodeiam?

Essa treta de, ah e tal o carro é meu! Pois é! Comprem-no, ponham-no na sala, de preferência no sítio da televisão, e modifiquem-no como quiserem, mas não venham para as estradas PÚBLICAS por em risco a segurança dos outros!

Chiça! Outra vez??

É assim tão difícil de perceber que não és o único nas estradas? Que esses elementos põem em risco a integridade dos que te rodeiam?

Essa treta de, ah e tal o carro é meu! Pois é! Comprem-no, ponham-no na sala, de preferência no sítio da televisão, e modifiquem-no como quiserem, mas não venham para as estradas PÚBLICAS por em risco a segurança dos outros!

Não sei como é que as coisas feitas em condições põem em risco mais do que um carro como sai da fábrica. Se estás preocupado com ailerons matias, há carros que já os trazem da linha de montagem, esses não são perigosos? Será que o problema é mesmo esse ou falta de conhecimento e apenas vontade de mandar postas para o ar? Pelo menos é o que o nosso governo faz. Como se justifica que em países mais desenvolvidos e teoricamente mais cultos do que o nosso se permitam essas alterações? Afinal são estúpidos e têm apenas a 4ª clase? Será que os governantes desses países querem reduzir o número da população e encontraram essa maneira de o conseguir?

Eu já sei que neste fórum não vale a pena discutir o tuning ou xuning ou o diabo a 4 que esteja relacionado com alterações, mas ouvir alarvidades devidas a desconhecimento e por se querer dizer mal, chateia.

Eu acho que este tópico devia ser trancado porque está visto que vai ser os super dórige contra malta que gosta de modificações, o que não vai levar a lado nenhum a não ser mostras de ignorância e má língua.

Não sei como é que as coisas feitas em condições põem em risco mais do que um carro como sai da fábrica. Se estás preocupado com ailerons matias, há carros que já os trazem da linha de montagem, esses não são perigosos? Será que o problema é mesmo esse ou falta de conhecimento e apenas vontade de mandar postas para o ar? Pelo menos é o que o nosso governo faz. Como se justifica que em países mais desenvolvidos e teoricamente mais cultos do que o nosso se permitam essas alterações? Afinal são estúpidos e têm apenas a 4ª clase? Será que os governantes desses países querem reduzir o número da população e encontraram essa maneira de o conseguir?

Eu já sei que neste fórum não vale a pena discutir o tuning ou xuning ou o diabo a 4 que esteja relacionado com alterações, mas ouvir alarvidades devidas a desconhecimento e por se querer dizer mal, chateia.

Eu acho que este tópico devia ser trancado porque está visto que vai ser os super dórige contra malta que gosta de modificações, o que não vai levar a lado nenhum a não ser mostras de ignorância e má língua.

Queres ser demagogo ou queres falar das coisas a sério?

Para estares a dizer que eu desconheço o assunto, sem argumentares e provares que estás certo, mais vale não dizeres nada.

Qualquer componente saído de uma marca está devidamente homologado, foi testado no carro (podes ter a certeza absoluta disto). Um aileiron que sai de fábrica foi sujeito a imenos testes aerodinâmicos, por exemplo. Os párachoques actuais são feitos em materiais poliméricos, e possuem uma forma ergonómica para que, em caso de atropelamento, afectem o mínimo possível! Um párachoques feito em fibra de nhanha não foi estudado, o material não foi calculado, logo, a sua homologação é impossível.

Queres mais exemplos? Quero lá saber que nos outros países seja legal! Na Holanda é permitido drogas leves. E então? Lá porque nos outros lados podem, cá também tem de ser como lá? Portugal, em toda a sua história, nunca precisou de seguir as ideias de ninguém.

Aliás, nesses países em que é legal, é necessário saber as condições necessárias para que o veículo seja homologado. De certeza que muitos chumbam.

Tal como no casamento homossexual, também aqui um grupo maioritário de individuos teima em colocar em primeiro plano a sua liberdade, ofuscando a liberdade de um outro grupo minoritário. Porquê? Com que razões válidas e objectivas o fazem? Deixem-se de demagogias, se alguém quer alterar o seu veiculo, desde que não coloque em causa a sua segurança e a dos outros, qual é o mal? Se vos faz mal à vista ver carros tunados, comprem palas para os olhos e passem a ver só em frente como os equídeos. Mas que mania esta de tentarem sempre mandar na vida dos outros. Deviam era preocuparem-se e apontarem o dedo ao zé do boné que compra um SEAT Leon FR e sem o alterar mete-se a fazer corridas na Vasco da Gama. Quem faz tuning ao seu carro, fá-lo por gosto pessoal e para o expôr em encontros e exposições. Não o faz para andar a correr feito maluco. [8b]

Queres ser demagogo ou queres falar das coisas a sério?

Para estares a dizer que eu desconheço o assunto, sem argumentares e provares que estás certo, mais vale não dizeres nada.

Qualquer componente saído de uma marca está devidamente homologado, foi testado no carro (podes ter a certeza absoluta disto). Um aileiron que sai de fábrica foi sujeito a imenos testes aerodinâmicos, por exemplo. Os párachoques actuais são feitos em materiais poliméricos, e possuem uma forma ergonómica para que, em caso de atropelamento, afectem o mínimo possível! Um párachoques feito em fibra de nhanha não foi estudado, o material não foi calculado, logo, a sua homologação é impossível.

Queres mais exemplos? Quero lá saber que nos outros países seja legal! Na Holanda é permitido drogas leves. E então? Lá porque nos outros lados podem, cá também tem de ser como lá? Portugal, em toda a sua história, nunca precisou de seguir as ideias de ninguém.

Aliás, nesses países em que é legal, é necessário saber as condições necessárias para que o veículo seja homologado. De certeza que muitos chumbam.

Eu não falei em fibras nem em material de origem duvidosa, escusas de estar a pôr palavras na minha boca. Falo das grandes marcas, fabricantes de material para os carros que fazem também testes e têm as suas peças devidamente testadas, legalizadas e homologadas para os carros a que são destinadas. Lá fora pois claro...
A TUV, que homologa muito material, é reconhecida em grande parte da Europa e não tem a sua validade aplicada no nosso canto, para as peças automóveis, por exemplo. Mas a culpa não é só do nosso governo. As marcas também formam um lobby grande por estes lados, não querendo ver essas peças devidamente certificadas e autorizadas a serem montadas para circulação nas nossas estrada. Porquê, não sei...
Uma coisa tão simples como querer montar umas jantes um pouco maiores no nosso carro era uma tarefa praticamente impossível até há bem pouco tempo, apesar de as marcas terem os meios para permitirem tal coisa. Agora também não é muito mais simples, mas é possível através de entidades que não as marcas pois, mas vá lá!
As películas, material de perigosidade extrema que matam gente diariamente, só pode, para serem tão repudiadas, são coisas que se pode aplicar à vontade noutros sítios, cá só com uma directiva imposta pela UE é que passaram a ser permitidas. Claro que através de uma forma extremamente burocrática e dispendiosa, para desencorajar o pessoal. Mas vá lá, já é possível.
Como disseram no vídeo postado acima, apesar de quem o diz ter uma credibilidade duvidosa, há outra directiva europeia para as modificações automóveis terem regulamentação própria. Mais! No nosso código da estrada elas estão previstas, através de "regulamento em anexo", que não existe!!

Deixo, portanto, aqui algumas palavras sobre esta matéria tão vil como o tuning, que eu defendo e aprecio. Desprezo também as modificações feitas à "trosca mosca", por este país fora, que são más, perigosas e outros adjectivos que lhes queiram imputar. No entanto, há que ver as coisas como elas são, e não defender o seu lado como se fosse o único. Não gostam tudo bem. Dizer tantas coisas que se lêem aqui, com tal leviandade, é triste e faz-me ver porque é que tal modalidade nunca será vista com bons olhos por esta sociedade tão preconceituosa e arrogante que é a nossa.
Há que vá achar que eu sou idiota por fazer tal discurso para defender tal coisa, estão no seu direito. Não tenho justificação para isso tal como não tenho para o facto de gostar de maçãs e de kiwis não. Julguem-me o que quiserem mas ao menos tentem perceber o que quero dizer.

EDIT: E dizer-se que lá por se fazer lá fora não quer dizer que se possa fazer cá... Estamos na Europa ou não?

Chiça! Outra vez??

não se percebe então como é que o Tuning é permitido num país tão restritivo como a Suíça.
é vê-los a cortar pessoas às postas com os seus fibrados...

desde que haja uma legislação eficaz, porque não?

ld

Chiça! Outra vez??

Não leste o que escrevi.

Eu disse que "desde que fosse legislado".

Eu não defendo as coisas à toa, mas onde é que um aileron vai colocar a integridade de outros em causa ?

Se vier de origem (como os ATR traziam) já não colocam ?

accord_type_r.jpg

Sejamos coerentes !
Neste Accord não deve ser tuning só porque vem de fábrica.

Última edição:
Gosto dos carros a 100% como vêm de origem e mesmo assim já vêm com problemas de sobra. Por causa desta onda do xuning fico estupefacto como até a opel já mandou cá pra fora o corsa opc que mais parece um carro xunado, cada vez é mais dificil distinguir-se o tuning do xuning...

Se todas as alterações forem homologadas e não ponham em causa a segurança dos outros, não me importo nada que o tuning seja legalizado.

Caso contrário acho que não...

O não se permitir Tuning é mais uma esperteza do nosso País.

É preferível proibir tudo do que criar uma legislação capaz !

É evidente que há exageros em tuning, como há em muitas outras coisas, mas isso não justifica banir completamente.

O que deveria ser devidamente legalizado era a alteração de tamanhos de jante diferentes e suspensão, que no caso das jantes até existe, só que por um preço elevado.

Tudo o que mexa na dinâmica do carro deve ser sujeito a uma regulamentação e inspecção, tudo o resto não.

Lá por ver montes de carros que até acho que ficaram feios, não é por isso que os bania da estrada. Afinal, por essa ordem de ideias também bania os modelos que eu não gosto de origem.

Mentalizem-se de uma coisa: a partir do momento em que alguém compra um carro, deve poder fazer o que quer com ele, desde que não altere as características base e segurança na estrada - algo que frequentemente não é verdade.

Se passa um zé do boné com um aileron é xuning, se passa um indivíduo a fundo num essesse com escapes modificados e a fazer barulho (de fábrica), já é tuning porque foi feito por uma entidade credenciada.[/quote]

Gostei dessa parte, é tipo isto:
Tuning:

Evo_vi_99.jpg

xuning:

normal_lancer2.jpg

Para mim tudo o que nao afecte a aerodinamica do carro deve ser permitido, ou seja, podem pintar o carro de cor-de-rosa com bolas verdes (provavelmente ate ha algum) desde que nao aumentem a superficie frontal entre outras coisas.
Ha muitos bons motivos para sustentar esta medida, sejam eles ecologicos, de segurança etc.

Pessoalmente, acho que 90% dos tuners sao uns azeiteiros, cujo desporto preferido é gastar muito dinheiro para por o carro digno do "Freak show".

Para mim tudo o que seja alterar o automóvel é tunning, mas acho engraçado os critérios de alguns de voçes, portanto AMG,M,MUGEN,ZENDER,HAMMAN,BRABUS " estes entao têm preparações do mais xunning" Estes não cortam o pezinho ao menino quando o atropelam
Para mim há é tuning de bom e de mau gosto
Também acho que não são só os tuners que devem levar 5 anos de prisão,
os que têm
A unha do dedo mindinho grande
A unha do dedo grande do pé amarela
Mau hálito
Pelos a sair do nariz e das orelhas
Que usem lenços de pano para se assuarem
Que usem calças da salsa á boca de sino

Raceland Tuning

Raceland Tuning

Deparei-me com esta marca que não conhecia e até acho os preços acessíveis.
Será alguma coisa de jeito?

Cumprimentos

Voltar
Superior