Port El Kantaoui é um sítio muito catita.
Estive na Tunisia há três/quatro anos com a minha esposa.
Estivemos lá duas semanas e na primeira percorremos o interior do pais de jeep.
Fizemos 2300km de jeep, passámos por sítios lindissimos.
Desde sets abandonados no meio do nada pertencentes ao Star Wars - Phantom Ménace, a outras localidades onde foram filmadas cenas da saga.
Estive em Kasserine Pass, onde o Rommell andou à trolha com os americanos na WWII.
Existe uma quantidade quase cretina de ruinas romanas pelo pais.
Tem duas étnias, por assim dizer, os árabes mais a norte e os Berbéres que estão mais a sul.
São estes ultimos que fazem casas escavadas na rocha.
Lembram-se do primeiro Star Wars e a casa dos tios do Luke Skywalker, isso é na verdade um hotel, salvo erro, perto de Tataouine. O nome lembra-vos alguma coisa? Pois, o George Lucas é doido pela Tunisia.
Andámos em pistas do rali da Tunisia, ficámos em oásis deslumbrantes com lagoas de água quente, no meio do deserto.
Na segunda semana ficamos a recuperar o esqueleto num hotel em port El Kantaoui, na primeira linha de praia. O Mediterrâneo estava a trinta graus (sim, eu medi) e a piscina rondava os quarenta.
Houve dias muito, muito humidos, era Julho, que se tornavam bem complicados de lidar.
No deserto apanhámos os classicos quarenta e seis graus, mas era deserto, porra, queriamos o quê?
O povo genéricamente é muito simpático. Para comprares coisas nos souks, tens de facto de regatear... e isso é uma arte que requer paciência.
Se não quiseres regatear há lojas estatais em Sousse, que fica a meia duzia de km de Port el Kantaoui, que vendem as coisas pelo preço justo.
Em termos de fotos, nada de fotografar edificios governamentais, afinal aquilo é uma ditadura, nem a policia ou exército.
É normal veres policia e exercito armados com metralhadoras austriacas, em plena rua.
Atenção à condução na Tunisia. Aquilo tem regras proprias, ou não... eu continuo a dizer que eles descobriram como se conduzem carros como se fossem um enorme bando de passaros. Ou seja, são muitos, mas há poucas colisões.
Quanto à comida, se ficares só no hotel, seja ele qual for, vais ter comida ocidental.
Mas tenta provar a harissa deles. É uma pasta de malagueta e alho com azeite virgem. Coloca-se num prato e molha-se pão lá.
Os meus guias comiam disto log de manhãzinha, com café expresso a acompanhar.
Eu fiz questão de os acompanhar e comer tb e... benditos Ultra levure que levei.
O sistema de saude deles é excelente. Um casal amigo nosso teve um problema relativamente grave de saude, foram atendidos numa clinica de Port el Kantaoui de uma maneira fantástica.
Os cartões de crédito, aceitam tudo.
Prepara-te para comunicar basicamente em Francês. Muito pouca gente fala alguma coisa de jeito em Inglês.
Port el Kantaoui é uma localidade muito sossegada, de praia mediterrânea. Era um porto de piratas antigamente, e agora basicamente tem hoteis e moradias de italianos, suiços e alemães que por lá compram casas de praia.
Podes passear à vontade à noite. Ninguem te chateia. Se falarem contigo, mesmo pessoal do hotel, eles tem a mania de andar de mão dada, por isso não te preocupes, é mesmo assim.
Parece quase um local tipo Carvoeiro, no Algarve. Sossegado e tal. Não é tão orientado para o turista como Hammamet ou a ilha que agora não me recordo o nome.
Tem produtos muito bons para trazeres, ou consumires lá. O tomate, mel, pinhões, tâmaras, melância são simplesmente divinais...
Os couros deles são bons.
Curiosamente, no meio da Tunisia, numa das localidades do interior, o grupo em que estava inserido foi abordado por um senhor que nos mostrou o centro da localidade e depois nos convidou para irmos à loja dele e mostrou-nos a casa dele e tudo, e afinal um dos nossos elementos viu uma foto de um tipo que na altura era jogador do Guimarães, um tal Ben Ashur, que era simplesmente filho do tal senhor...
Enfim... mundo pequenino mesmo.
Olha, diverte-te.