Turbo a pingar óleo

csousa7

New member
Boa noite, ora o meu Grande Punto, 1.3 de 90cv, anda a deixar-me óleo no chão da garagem e o óleo vem do turbo, foi hoje visto na oficina. Disseram-me logo que o turbo tinha que ser trocado. Mas digamos, o carro puxa bem, não faz fumos estranhos (está reprogramado e nem mais fumo preto faz nem nada)... o óleo em 20 mil km, desceu meia vareta, mais ultimamente, porque a fuga ainda é alguma... mas é normal dizerem para trocar logo o turbo? Disseram que se for a reparar gasto quase o dinheiro de um recondicionado isso é verdade, mas queria algumas opiniões, se o turbo funciona bem, pode ser só necessário trocar vedantes ou assim não? O turbo tem 160 mil km. Agradecia uma ajuda...

O ideal é tu verificares ao certo por onde sai o óleo. Até pode ser uma fuga na linha de óleo e não propriamente no turbo.

De qualquer forma, na minha opinião a fuga ainda é pequena e pode fazer mais uns KM.

Boa noite, ora o meu Grande Punto, 1.3 de 90cv, anda a deixar-me óleo no chão da garagem e o óleo vem do turbo, foi hoje visto na oficina. Disseram-me logo que o turbo tinha que ser trocado. Mas digamos, o carro puxa bem, não faz fumos estranhos (está reprogramado e nem mais fumo preto faz nem nada)... o óleo em 20 mil km, desceu meia vareta, mais ultimamente, porque a fuga ainda é alguma... mas é normal dizerem para trocar logo o turbo? Disseram que se for a reparar gasto quase o dinheiro de um recondicionado isso é verdade, mas queria algumas opiniões, se o turbo funciona bem, pode ser só necessário trocar vedantes ou assim não? O turbo tem 160 mil km. Agradecia uma ajuda...

Consegues postar uma foto? O óleo é mesmo do turbo ou um tubo ligado ao mesmo? Já vi cada história..

O mais provável é os retentores estarem nas lonas. Isso pode chegar a uma altura em que o óleo que passa para a câmara de combustão é tanta que o motor desarvora e ficas sem motor...por isso eu não hesitaria em arranjar uma solução para esse problema.

Podes tentar recuperar o teu, mas se o preço for realmente semelhante ao de um novo (ou recondicionado...) eu preferiria sempre esta segunda hipótese.

O mais provável é os retentores estarem nas lonas. Isso pode chegar a uma altura em que o óleo que passa para a câmara de combustão é tanta que o motor desarvora e ficas sem motor...por isso eu não hesitaria em arranjar uma solução para esse problema.

Podes tentar recuperar o teu, mas se o preço for realmente semelhante ao de um novo (ou recondicionado...) eu preferiria sempre esta segunda hipótese.

Mas diz-me uma coisa, nesse caso não sairia óleo queimado pelo escape ou ficaria gordura no mesmo? Isso não acontece, logo não quer dizer que o óleo não está a passar para dentro do motor, pelo menos por agora

2ª opinião como já disseram. Consulta uma casa que mexa em turbos.

Já agora, que valor avançaram?

Já foste onde foi feita a repro? Talvez mexam também nisso...

considera isto, porque acontece.

Quanto a dizerem te que reparar custa o mesmo que um turbo recondicionado é um bocado a lógica da batata, já que um turbo reparado pode receber o interior todo novo, ou seja, ser recondicionado.
Ainda hoje vi um carro que puxa como novo mas mesmo assim tem a admissão toda suja de óleo.

Boa noite
O que eu faria; se o carro desenvolve bem se o turbo tem o assobio agudo carateristico dos turbos quando estão bons eu não mexia....reapertava os tubos inerentes ao turbo; admira-me não verificarem a pressão do turbo antes de mandarem reparar ....Reaperta os tubos do turbo e coloca o óleo a nível.

Boas, é assim, o turbo assobia bastante como sempre assobiou, faz o barulho de descompressão e tudo , tudo igual. Não faz nada de diferente. O óleo foi colocado a nível mas não mexeram em mais nada... claro que continua a pingar, vou controlando a ver como isto está

Boa noite
O que eu faria; se o carro desenvolve bem se o turbo tem o assobio agudo carateristico dos turbos quando estão bons eu não mexia....reapertava os tubos inerentes ao turbo; admira-me não verificarem a pressão do turbo antes de mandarem reparar ....Reaperta os tubos do turbo e coloca o óleo a nível.

Na verdade um assobio agudo não é nada bom sinal para um turbo. Quanto mais assobio fizer mais desalinhado está.

Não sei o que tem a ver o facto de o turbo desenvolver bem com as boas condições do mesmo. Um turbo com retentores nas lonas desenvolve esplendidamente...até ao dia.

Última edição:
Mas diz-me uma coisa, nesse caso não sairia óleo queimado pelo escape ou ficaria gordura no mesmo? Isso não acontece, logo não quer dizer que o óleo não está a passar para dentro do motor, pelo menos por agora

Não. Ficaria gorduroso se estivesse a sair directamente para o escape. Se estiver a perder óleo para a admissão nunca te aperceberás porque ele é sempre queimado no motor...

Vamos por partes:

Qualquer fuga é má- PONTO!

Um turbo com fuga de óleo, pior ainda! além disso dizes que a vareta fica a meio em 20 mil Km´s? Isso não é uma fuga assim tão pequena...

O meu (1.3 Mjet 95cv) em 30 mil KM´s entre revisões não gasta nada...

Turbo novo podes não precisar, vai a uma boa casa de turbos e pede um orçamento/opinião, pois os turbos podem ser "reparados"[;)]

Última edição:
Vamos por partes:

Qualquer fuga é má- PONTO!

Um turbo com fuga de óleo, pior ainda! além disso dizes que a vareta fica a meio em 20 mil Km´s? Isso não é uma fuga assim tão pequena...

O meu (1.3 Mjet 95cv) em 30 mil KM´s entre revisões não gasta nada...

Turbo novo podes não precisar, vai a uma boa casa de turbos e pede um orçamento/opinião, pois os turbos podem ser "reparados"[;)]

Ora bem... o meu quando mudava de 30 em 30 mil, se eu andasse a apertar com ele sempre, por volta dos 15 mil km levava meio litro e depois chegava à revisão a cerca de meia vareta. Ou seja o consumo de óleo anda dentro do normal pelo que me parece. A única coisa que acontecia se o óleo fosse queimado por entrar na admissão seria fumo azul não? Mas o meu carro a ligar sempre fez um ligeiro fumo branco, a frio, acho que é feitio destes motores. Pelo que me disseram é algum gasóleo que fica na ponta dos injetores, e que depois é mal queimado e faz esse fumo ao pegar.

Voltar
Superior