Turbo Diesel 245 PS vs Turbo Gasolina 325 PS...who wins?

Foi pelo facto do 330d ter começado do 0 e o insignia opc dos 40km/h que me impressionou ainda mais.
Este vídeo mostra especificamente a superioridade do motor diesel face ao otto.

Podes retirar as pálas...a não ser que lambo, ferrari, porsche, etc tenham por aí algum V12 diesel instalado nos modelos atuais e eu desconheça.
Neste caso a superioridade/diferença estará mais nos condutores e não vontade em acelerar que outra coisa qualquer.
Mas claro cada um é livre de ter a sua opinião.
a VW teve por aí o V10TDI (Tuareg e Phaeton) e audi o V12 TDI (Q7), mas a expressão era maior mais pelo binário do que pela potência para velocidade.

Este não tem nada a ver...mas é a gasolina...e já fiquei babado.

Os numeros estao de facto à frente da Insignia, o problema é a caixa e o peso, que fazem com que um Diesel mais fraco seja melhor. E nao é qualquer Diesel, na casa dos 3.0 nao ha pai para os BMW como é sabido. Enfim... realidades que tem de ser evidenciadas.

Agora, o resto nao entendo, eles produzem mais força, e?

Ja dei este exemplo outro dia:

http://www.zeperfs.com/duel1260-2670.htm

Mesmo com quase 100nm, o Diesel nao consegui ser superior em nada em termos de performance, face ao motor a gasolina com menor binario.

Os Diesel, pela mistura pobre, produzem sempre menor binario. Como tens Diesel enormes binarios? Metes 2000 bar de injecçao, turbo a 1.5 e pronto.

Nesse exemplo que tu dizes continuo a ver um carro com menos potencia e mais binário, a fazer prestações proximas em termos de velocidade máxima, os diesel para andarem depressa têm que ter caixas mais longas que os a gasolina, daí talvez perder nas acelerações, no entanto é próximo e o consumo com certeza será menor no cdti.

Para fazer uma comparação como deve ser tens que fixar um mesmo valor em dois motores, por exemplo: Tens dois motores, os dois têm 100cv, um é diesel outro é gasolina, o diesel tem de certeza mais binário.

Os diesel perdem porque é a própria força do piston que provoca a combustão do combustivel, chega a ponto que a rotação fisicamente não consegue aumentar. Já nos motores de explosão quando mais depressa roda mais depressa as velas disparam, o motor só pára quando partir porque o sistema não consegue rodar sincronizado na perfeição. Daí os motores a gasolina terem corte.

Mas o que dizes é um contra-senso.
Dizes que não gostas de carros para o desportivo, mas depois optas pelo carro com o look mais desportivo e agressivo dos dois, o Insignia OPC. Enquanto o 330d é tão discreto como qualquer serie 3.

Para mim os BMW têm todos aquele ar mais desportivo. Só o serie 7 é que têm um estilo mais " britânico "

O OPC, independente de ter aspecto mais desportivo ou não, é mais bonito que o serie 3.

Aliás considero o serie 1, 3 e 5 entre os carros mais feios do mercado, mas são gostos. O meu estilo é mais BMW serie 7 dos anos 90.

Nem te devia responder, mas ok

Diesel pela mistura pobre.....:sh) Diesel produzem sempre menos binário.....:sh) oi?
Mas tu sabes ao menos a diferença entre uma mistura pobre e uma mistura rica?
Não é o tipo de combustível que dita isso, mas sim o rácio da mistura entre o combustível e o comburente. Podes ter uma mistura rica ou pobre tanto com gasolina como com gasóleo. Pelo que leio aqui a tua noção de carros e motores não passa de teoria, revistas, foruns e youtubes:sh)

Exacto, o combustivel nao dita isso. Mas é mais que sabido, e nem foi perder tempo com isso porque seria encher chouriços, que os Diesel funcionam sempre com uma mistura mais pobre que gasolina, isso é quase 101 da Mecanica, mas que pelos vistos, das a volta para nao concordares.

E pelo facto que de um Diesel funcionar sempre com mistura mais pobre, logico que vai produzir menos binario. Queres um abre olhos daqueles que melhor nao ha?

TU3JP vs TUD3.

O primeiro é um 1360cm3 a gasolina, atmosferico, injecçao indirecta produz 75cv e 110nm
O segundo é um 1360cm3 a gasoleo, atmosferico, injecçao indirecta com bomba mecanica Bosch ou Lucas produz 55cv e 80nm.

O que têm em comum? O bloco. É o mesmo, partilha o mesmo bloco em aluminio. Mesma alimentaçao, exactamente a mesma cilindrada, o resultado esta à vista.

Hoje tens os binarios que tens, porque tens altas pressoes de injecçao e turbo.

Um Diesel actual anda nos 1800-2100 bar de injecçao, um Gasolina com injecçao directa, anda nos 100 e sempre com melhores valores de potencia maxima e andamento.

Nesse exemplo que tu dizes continuo a ver um carro com menos potencia e mais binário, a fazer prestações proximas em termos de velocidade máxima, os diesel para andarem depressa têm que ter caixas mais longas que os a gasolina, daí talvez perder nas acelerações, no entanto é próximo e o consumo com certeza será menor no cdti.

Para fazer uma comparação como deve ser tens que fixar um mesmo valor em dois motores, por exemplo: Tens dois motores, os dois têm 100cv, um é diesel outro é gasolina, o diesel tem de certeza mais binário.

Os diesel perdem porque é a própria força do piston que provoca a combustão do combustivel, chega a ponto que a rotação fisicamente não consegue aumentar. Já nos motores de explosão quando mais depressa roda mais depressa as velas disparam, o motor só pára quando partir porque o sistema não consegue rodar sincronizado na perfeição. Daí os motores a gasolina terem corte.

30cv de diferença, tambem nao queiras performance de um Ferrari.

Mas é engraçado essa fé no binario, mas depois, na realidade isso continua a ser irrelevante quando nem em recuperaçoes (o santo graal de um Diesel) consegue bater um motor com menos binario. E ja nem entro no caso do binario à roda e à cambota...

O que esta a bold, ja disse em cima com o exemplo dos TU3JP e TUD3, mesmo motor, e os numeros nao enganam, sempre menos potencia e binario no Diesel. Pela milesima vez, o Diesel actual so tem os niveis de binario que tem, por causa de injecçao e turbo, nao é por ele naturalmente produzir mais binario, que o seu funcionamento nunca permitira produzir mais binario nas mesmas condiçoes que um Otto.

Foi pelo facto do 330d ter começado do 0 e o insignia opc dos 40km/h que me impressionou ainda mais.
Este vídeo mostra especificamente a superioridade do motor diesel face ao otto.
Antes de mais nada, eu não estou a defender A ou B. Apenas comentei este último video, e continuo a dizer que o video está infeliz. Vê bem o video comparativo e perceberás o que quero dizer. Houve uma tentativa de igualar a velocidade de 40 kms/H já registada no Insignia, aquando da aceleração do Bmw. Isto não faz sentido nenhum para uma comparação. Porque é que não foi comparado a partir do zero? Isto para os 2, claro. O que não deve faltar são videos de aceleração a fundo da Insignia OPC.[;)]

P.S. Se eu fosse comprar, seria simples: se pr€cisass€ de um carro económico escolhia o Bmw. Se não, podia vir o Insignia. Isto entre estes 2.

Antes de mais nada, eu não estou a defender A ou B. Apenas comentei este último video, e continuo a dizer que o video está infeliz. Vê bem o video comparativo e perceberás o que quero dizer. Houve uma tentativa de igualar a velocidade de 40 kms/H já registada no Insignia, aquando da aceleração do Bmw. Isto não faz sentido nenhum para uma comparação. Porque é que não foi comparado a partir do zero? Isto para os 2, claro. O que não deve faltar são videos de aceleração a fundo da Insignia OPC.[;)]

P.S. Se eu fosse comprar, seria simples: se pr€cisass€ de um carro económico escolhia o Bmw. Se não, podia vir o Insignia. Isto entre estes 2.

Em termos de preços o 330d custa cerca de 1000 a 2000E a mais que o insignia opc, mas os consumos são outros, tal como o tipo de condução, só a enorme disponibilidade desde as baixas do 330d tem comparado com o Insignia faz a diferença como vimos em ambos videos. Para quem conhece o 330d sabe do que falo. Em termos de conforto de condução seja em cidade no para-aranca ou AE é óptimo.
Não quero com isto dizer que lá mais para a frente dos 200 e kms/h a insignia não "papasse" o 330d, pois os cavalos estão lá e são mais 80.

Nem mais, só optaria pela BMW pelo facto de gastar consideravelmente menos... Em tudo o resto preferia a Insignia.

Não percebo porque dizem que os números estão à frente no insignia...
Pessoal, aceleração pode ser definida como uma força a dividir por uma massa. O binário é que define a força do motor.
A potencia é energia por unidade de tempo. Os motores diesel são mais eficientes, com menos energia produzem mais força. Os elétricos ainda mais.

O problema dos diesel para mim é um só, a limitação mecânica na rotação do motor, se os diesel fossem as 12krpm já não havia motores a gasolina.

Nao é limitaçao mecanica mas sim do proprio combustivel !

O motor diesel é mais limitado e produz menos binario e menos cavalos comparado aos motores a gasolina !

Neste video a insignia ( pesada) tem uma caixa automatica que nao é tao boa como a da bmw , nota se MUITO bem aquele arranque lento , se fosse com uma caixa manual era capaz de ser bem melhor .

O motor da insignia com a caixa da bmw ficaria melhor que o 330xd no geral !

Nao é limitaçao mecanica mas sim do proprio combustivel !

O motor diesel é mais limitado e produz menos binario e menos cavalos comparado aos motores a gasolina !

Neste video a insignia ( pesada) tem uma caixa automatica que nao é tao boa como a da bmw , nota se MUITO bem aquele arranque lento , se fosse com uma caixa manual era capaz de ser bem melhor .

O motor da insignia com a caixa da bmw ficaria melhor que o 330xd no geral !

Fui ver ao zeperfs e as performances do bmw são práticamente iguais às do opel.
No comparativo acima, nota-se claramente que o opel não vai a fundo no inicio do video.

Exacto, o combustivel nao dita isso. Mas é mais que sabido, e nem foi perder tempo com isso porque seria encher chouriços, que os Diesel funcionam sempre com uma mistura mais pobre que gasolina, isso é quase 101 da Mecanica, mas que pelos vistos, das a volta para nao concordares.

E pelo facto que de um Diesel funcionar sempre com mistura mais pobre, logico que vai produzir menos binario. Queres um abre olhos daqueles que melhor nao ha?

TU3JP vs TUD3.

O primeiro é um 1360cm3 a gasolina, atmosferico, injecçao indirecta produz 75cv e 110nm
O segundo é um 1360cm3 a gasoleo, atmosferico, injecçao indirecta com bomba mecanica Bosch ou Lucas produz 55cv e 80nm.

O que têm em comum? O bloco. É o mesmo, partilha o mesmo bloco em aluminio. Mesma alimentaçao, exactamente a mesma cilindrada, o resultado esta à vista.

Um Diesel actual anda nos 1800-2100 bar de injecçao, um Gasolina com injecçao directa, anda nos 100 e sempre com melhores valores de potencia maxima e andamento.

Mas é engraçado essa fé no binario, mas depois, na realidade isso continua a ser irrelevante quando nem em recuperaçoes (o santo graal de um Diesel) consegue bater um motor com menos binario. E ja nem entro no caso do binario à roda e à cambota...

O que esta a bold, ja disse em cima com o exemplo dos TU3JP e TUD3, mesmo motor, e os numeros nao enganam, sempre menos potencia e binario no Diesel. Pela milesima vez, o Diesel actual so tem os niveis de binario que tem, por causa de injecçao e turbo, nao é por ele naturalmente produzir mais binario, que o seu funcionamento nunca permitira produzir mais binario nas mesmas condiçoes que um Otto.

Grandioso post!apr:)

Só alguém sem muito conhecimento de causa, é que dirá que o Diesel é Superior ao Otto, no geral...

Em termos de preços o 330d custa cerca de 1000 a 2000E a mais que o insignia opc, mas os consumos são outros, tal como o tipo de condução, só a enorme disponibilidade desde as baixas do 330d tem comparado com o Insignia faz a diferença como vimos em ambos videos. Para quem conhece o 330d sabe do que falo. Em termos de conforto de condução seja em cidade no para-aranca ou AE é óptimo.
Não quero com isto dizer que lá mais para a frente dos 200 e kms/h a insignia não "papasse" o 330d, pois os cavalos estão lá e são mais 80.

Repara que neste nível de potência, tanto me faz ter o Insignia como o Bmw (qualquer 318d me satisfaz para teres uma noção). Eu não valorizo a diferença a este nível...provavelmente, se tivesse que comprar um carro com o dinheiro que estes custam, se calhar nem um, nem outro. Mas repito, e não é por "ser moda", prefiro andar num carro a gasolina, mas só o faria se não tivesse preocupações de dinheiro. Caso contrário, podia vir um diesel.

Repara que neste nível de potência, tanto me faz ter o Insignia como o Bmw (qualquer 318d me satisfaz para teres uma noção). Eu não valorizo a diferença a este nível...provavelmente, se tivesse que comprar um carro com o dinheiro que estes custam, se calhar nem um, nem outro. Mas repito, e não é por "ser moda", prefiro andar num carro a gasolina, mas só o faria se não tivesse preocupações de dinheiro. Caso contrário, podia vir um diesel.

São gostos, eu prefiro um motor diesel, tanto para conduzir no para arranca como em AE é muito mais confortável que um carro a gasolina. Para andar em RPMs altas e a trocar de mudanças constantemente tenho a minha moto. Para alem do diesel gastar muito menos.
A menos que fosse um exótico ou um bom investimento nunca optaria por um motor a gasolina em detrimento de um diesel.

São gostos, eu prefiro um motor diesel, tanto para conduzir no para arranca como em AE é muito mais confortável que um carro a gasolina. Para andar em RPMs altas e a trocar de mudanças constantemente tenho a minha moto. Para alem do diesel gastar muito menos.
A menos que fosse um exótico ou um bom investimento nunca optaria por um motor a gasolina em detrimento de um diesel.

Se há altura em que prefiro um gasolina é precisamente no pára-arranca... As embraiagens dos Diesel são muito mais duras! Ao fim de 20 minutos já me dói a perna [:D]

Se há altura em que prefiro um gasolina é precisamente no pára-arranca... As embraiagens dos Diesel são muito mais duras! Ao fim de 20 minutos já me dói a perna [:D]

Nao sabes que um Diesel é bem mais facil fazer o ponto por isso qualquer maçarico prefere Diesel? [:D]

O peso depende do carro. Agora, em para-arranca um Diesel actual tem a vantagem de comer bimassas como se nao houvesse amanha, de resto... os Diesel actuais tem a mesma sensibilidade que um otto no levantamento da embraiagem, e em cidade, um Turbo Diesel, com uma faixa de utilizaçao mais curta, ou tem força logo desde as 1000rpm (o que envolve ja ser um 3.0) ou torna-se desagradavel em cidade, uma pessoa deixa cair o ponteiro para as 1500rpm, e adeus motor... ate o meu 1.4 de rega, anda as 1200rpm tranquilamente em percursos citadinos e responde prontamente sem precisar de reduzir, e tenho sempre uma faixa alargada de rotaçao que me da o conforto de andar com uma mudança durante mais tempo, porque é diferente ir com um Diesel as 3000rpm quando faz 4500rpm, e um Otto as 3000 quando faz 6500rpm.

Hoje em dia, com os Otto Turbos, so desconhecimento ou muitos km por causa do consumo, se prefere um Diesel sobre um motor a gasolina.

Desde que vi um teste da AH que, de um lado tinha um cayman (com cerca de 300cv) e na página ao lado um 330xd sedan, e quando olhei para os números dos dois testes e reparei, com óbvio espanto, que o bmw ganhou em TODAS as acelerações e TODAS as recuperações.... Já não digo nada.

Por outro lado, o vídeo não comprova nada, e fico um bocado reticente.

Confesso que fiquei um pouco apreensivo, não pelo vídeo em si (porque me parece que a Insignia arranca muito mal), mas por terem dito lá atrás que no zeperfs o Insignia OPC e um mero 330d têm performances idênticas.

Da ideia que eu tinha, um Insignia OPC chegava na boa para um 335d e, eventualmente, para um 335i.

Se é assim e se o Insignia é taco a taco com um "simples" 330d com quase menos 100cv, então não vejo o porquê de ser um OPC. Mais vale considerar-se um Insignia normal mais potente :sh)

TU3JP vs TUD3.

Mas que deturpação que tu estás para aí a fazer...

Então um tem 75CV e o outro 55 (?!)! Mesmo partindo dos teus 55CV são 26% a menos de potência. Já no que diz respeito ao binário, a minha fonte, declara 88 Nm para o diesel e não os 80 Nm que tu afirmas. Assim sendo, temos 20% menos de binário. Ou seja, para uma maior diferença de potência, temos uma menor perda de binário.

Mas se quiseres ser justo, comparando pela potência, então compara com o 1.0 com 50CV que produz cerca de 73.5 Nm. Demonstrativo! [:cool:]

Back