Turbo partido e vibrações posteriores

Boas...
Penso ser este o local adequado.

É um pedido de ajuda.
Tenho um colega de trabalho que tem uma carrinha BMW 320d de 2005 com 150 cvs.
Neste último Agosto, ele começou a sentir um ligeiro "assobio" do motor quando em aceleração.
Levou o carro à oficina e garantiram-lhe que tudo estava perfeito e que o turbo estava em condições.
Saiu da oficina e, umas duas horas depois, o turbo partiu.
Colocou um novo turbo na mesma oficina (estupidamente, na minha opinião).
Mas o problema é que agora queixa-se de vibrações do motor ao ralenti, vibrações do motor até às 2.000 rpm e muito fumo preto quando acelera a fundo.
Voltou a colocar o carro na mesma oficina (disse-lhe que achava mal, mas enfim) e está à espera do "veredicto".
As perguntas que ele coloca são estas:
- Tendo estado o carro uns 20 a 30 segundos à rotação máxima (quando partiu o turbo), não serão os sintomas actuais o resultado desta pressão?
E, nesse caso, não será a oficina que o mandou embora com um turbo prestes a rebentar responsável pela reparação que tiver de ser efectuada agora?

Obrigado antecipado.

O fumo preto pode ser causado por óleo que tenha entrado dentro do catalisador e do escape e que agora esteja a queimar com o calor.
Já tive vários casos em que tiveram mesmo de mudar o escape completo por causa do óleo e do fumo.

Quanto á vibração, pode ser alguma peça mal montada [;)]

Telefonaram ontem ao meu colega.
Disseram-lhe que estão a desmontar a válvula EGR para saber se é daí que vem o fumo...
Sinceramente, como percebemos "muito" de mecânica, ficamos a olhar um para o outro...

Back