Ó meus amigos, qual é a parte que ainda nao perceberam que durante este tópico se tem falado numa COMPARAÇÃO entre o novo CTR e os "seus" rivais?
Naturalmente, e é por isso que foi o preferido pelo Stig, que continua uma excelente máquina que consegue transmitir sensações quase ímpares.
Agora, o anterior CTR EP3, que até podia, num comparativo entre os 2 ser inferior, era o rei das performances e sensações transmitidas quando comparado com os seus concorrentes directos, a base de qualquer comparação quando saia um novo hot-hatch. E no entanto tinha praticamente a mesma potencia e combatia com sucesso contra adversários mais potentes.
Só que nas suas novas versões, esses adversários evoluiram muito, não só a nível de potencia, como também a nível dinâmico, e o novo CTR, apesar de ainda brilhante, não acompanhou tamanha evolução neste campo. A ver vamos se até não regrediu, quando for feito o tal comparativo tão apetecido entre CTR EP3 contra novo CTR, entendem?
E devido a isso, o novo CTR deixou de ser a referência a nível de performances e dinâmica, como era o seu antecessor, para passar a ser apenas um bom carro de caracter desportivo que continua a transmitir boas sensações a quem o conduz.
Quando se olha para um NSX Type-R, onde até na capa que cobre a manete das velocidades investiram num dado material para poupar 100g, ou para um ITR considerado pela EVO como o melhor FWD de sempre, é no mínimo estranho que a Honda dê ao novo CTR mais de 100kg, e mantenha praticamente o mesmo motor, dotando-lhe ainda daquilo que um Type-R nunca teve, GPS, AC auto bi-direccional (ou lá como se chama), ESP (exceptuando o NSX), uma insonorização (à custa de melhores materiais e acabamentos que naturalmente teem o seu peso) quase ao nível de um carro familiar, etc...
A filosofia Type-R não se enquadrava nestes parâmetros até há bem pouco tempo. Mas não deixa de ser um grande carro, e a minha escolha se quisesse comprar agora um hot-hatch.
Xiça, que um gajo neste forum ou tem de escrever uma dissertação, ou nunca é entendido
Agora a minha duvida reside em: ou a Honda abandona de vez o desejo de se manter um ícone de performance e dinâmica com os seus Type-R's e no futuro CTR mantém esta filosofia, e então aí o CTR deixa de ser de vez uma referência como sempre foi até agora dentro do conceito e segmento, ou então arrepende-se de ter ficado para 3º e 4º lugar nesta nova onda de hot-hatches e a proxima versão do CTR será qualquer coisa do outro mundo, coisa que a Honda pode e deve fazer, e o CTR actual acabará por cair no esquecimento. Mas isto sou eu a divagar.
Cumprimentos.