Última Chance Para a Seat?

dyogocardoso

New member
Seat is to embark on a five-year restructuring plan - and company CEO James Muir has described it as "the last attempt for Seat as a brand".

"This is the last attempt for the brand. It wouldn't make sense to think anything else," Muir said, acknowledging his VW Group bosses are growing increasingly frustrated with the brand.

However, he acknowledged: "If one would want to get rid of Seat, one would have to give the other part money to take it."

Plans include better use of Seat's Martorell factory near Barcelona, which can produce 500,000 vehicles a year but currently runs at only 60 per cent capacity.

Muir stated that the plant must run at 90 per cent capacity to be profitable. Initiatives include production of Audi's small SUV, the Q3, in Spain from 2011. Around 80,000 units of that car are expected to be built per year.

Seat's previous three-year turnaround plan failed: sales fell 8.5 per cent to 336,683 cars in 2009.

Muir replaced Erich Schmitt last September.

The company's first quarter losses this year were lower year-on-year, at 110 million euros (£100m).

"I cannot solely rely on cost reduction to make Seat profitable. It'll be an uphill battle, but I believe it is possible," added Muir.

Fonte: autocar.co.uk

Será que vamos assistir ao fim da Seat? Pessoalmente não sabia que as coisas estavam tão mal por aqueles lados.

Honestamente acho que é inevitável a VW livrar-se da Seat ou da Skoda mais cedo ou mais tarde. Aqui há uns anos atrás a Seat era apenas uma alternativa barata à VW. Eram carros que tinham como primeira preocupação o preço reduzido. Hoje em dia a Skoda ocupa esse lugar no grupo VW, mas está claramente a subir em termos de reputação. Já não é vista como apenas uma marca barata, mas como uma marca com a melhor relação qualidade-preço do mercado. Para além tem carros de segmentos acima dos Seat. Ou seja, daqui a uns anos quando acabar o preconceito contra a Skoda, vamos começar a ver a marca checa a vai estar melhor colocada nos segmentos superiores do que a Seat. E é muito mais fácil para a Skoda "descer" do que para a Seat "subir".

Neste momento não compensa comprar Seat. A diferença de preços para a VW não justifica a opção pela marca espanhola. Até em termos estéticos já esteve muito melhor.

Toda a gente não sei, mas no que concerne á SEAT, haviam uns rumores aqui há uns tempos....
Até gosto da SEAT, tenho pena que possa vir a acabar...

Toda a gente não sei, mas no que concerne á SEAT, haviam uns rumores aqui há uns tempos....
Até gosto da SEAT, tenho pena que possa vir a acabar...

O meu comentário fiz porque sempre que alguma marca está para ser fechada ou vendida aparece o rumor que a fiat a vai comprar.

Mas a Seat ja n foi o "departamento" espanhol da Fiat noutros tempos, ou estou a dizer asneira? (isto para justificar q n me surpreenderia q a Fiat "pegasse" nela de novo).
Qt à questao propriamente dita espero muito sinceramente q a Seat sobreviva, singre, se imponha e ganhe o seu espaço pois tem vindo a merecer, pois ate tem dado cartas em varios segmentos e eventos desportivos.

Mas a Seat ja n foi o "departamento" espanhol da Fiat noutros tempos, ou estou a dizer asneira? (isto para justificar q n me surpreenderia q a Fiat "pegasse" nela de novo).
Qt à questao propriamente dita espero muito sinceramente q a Seat sobreviva, singre, se imponha e ganhe o seu espaço pois tem vindo a merecer, pois ate tem dado cartas em varios segmentos e eventos desportivos.

sim penso que é verdade o que disseste, e aliás seria benéfico para os amantes de automóveis continuar a ver a SEAT no desporto automovel, eu pessoalmente gosto muito do WTCC

se apostassem em carros diferentes e não cópias uns dos outros como acontece agora no grupo audi, se criassem um SUV tipo qashqai, se criassem algo tipo scirocco mas mais barato, vocacionado para a desportividade em vez de venderem alteas XL, alhambras que vão ser mais feias que o rodius, se optimizassem o ibiza com a saída da tourer, se tivessem ficado quietos com a "fantástica" ideia de fazerem um audi A4 reciclado da geração anterior e mais dois ou três aspectos, então sim, poderiam ter salvação. [8b]

assim sendo anuncia-se uma morte lenta, vendendo apenas ibizas e leons. mas realmente nunca pensei que estivessem assim tão mal, já que vendem muitos carros destes dois modelos. :confused:

Realmente também não sabia que estavam mal. Por outro lado também não estranha assim tanto devido à crise mundial em que vivmemos....

Mesmo que venha a ser vendida estou certo de que alguma outra marca a compre, porque mesmo sendo o seu forte apenas em leons e ibizas é uma marca que não vende mal.
No caso de ser apanhada por outra marca até pode ser uma mais valia em termos de novos modelos e novas ideias.

ultima oportunidade para a Seat

ultima oportunidade para a Seat

A SEAT revelou um plano de cinco anos para rentabilizar a marca. Se não conseguir o futuro não se revelará promissor.

Mas muita da culpa não é da VW, que não apostou na marca, que não renovou produtos quando devia? Que nunca deu a importância de devia?

Seat brand enters Last Chance Saloon with new 5yr Plan

Quem tiver mais infos, agradecia... Nesta noticias os pormenores são poucos...

Dá para perceber que o futuro passa por produzir modelos para outras marcas do grupo.. será assim até a marca desaparecer?

A Seat está como a Opel. Ambas as marcas dão imenso prejuízo há vários anos consecutivos e ambas podem desaparecer se nos próximos 4 ou 5 anos não se tornarem rentáveis.

A Seat, dentro do grupo VW, seria a marca "desportiva" do Grupo, mas o que se vê, é que quem quer comprar um carro desportivo deste grupo, compra Audi A3 ou Vw Golf com motores potentes, já que são carros mais fiáveis.
Digo isto pois a maior parte dos carros da Seat que vejo a circular são Ibiza e Leon, este ultimo muito bonito [:cool:]
Teria pena ver desaparecer esta marca...

Há um topico a falar deste assunto na parte errada do forum (road book).
Apelo a moderação para anexar os dois.

Quanto a noticia, surpreende-me até pq tenho a sensação de que, pelo menos, a nova geração do ibiza está a vender mto bem. O leon apesar dos anos de mercado ainda vende. O mesmo para as alteas.

Não obstante, a VW que abra os olhos. Tem na SEAT a hipotese de fazer um braço com cunho desportivo dentro do seu grupo (tipo a scion na toyota).
Não pode é andar constantemente a castrar as criações dos responsaveis da marca espanhola.

O problema é que as marcas tem muito poucas diferenças entre si (por acaso a Seat até a que mais se afastava) competem nos mesmos segmentos, havendo apenas ligeiras oscilações nos preços pedidos por produtos similares.

Enquanto havia mercado para todos, tudo fino, agora quando começa a apertar...

Creio que a Seat na sua história nunca desenvolveu um modelo , ou motor próprio. Ou fabricaram sobre licença Fiat ou WM.´Quanto a mim é a unica marca sem historial

Neste momento não compensa comprar Seat. A diferença de preços para a VW não justifica a opção pela marca espanhola. Até em termos estéticos já esteve muito melhor.

Pois eu até poderia concordar mas em Portugal não foi isso que vejo. Na altura de comprar o Ibiza, o mesmo com mais equipamento ficava cerca de 4.000€ mais barato que um Polo.

Em termos esteticos, é tudo muito discutivel, eu por exemplo não gosto da estectica paralelipipeda com 4 rodas que a VW está a utilizar em todos os seus modelos.

Oportunidade de ouro para os chinocas (SAIC) adquirirem know-how e abrirem a porta de entrada na Europa. Basta qu€r€r€m (coisa que para aqueles lados não deve faltar...€€€).

Ou então para a TATA, continuar os seus planos de expansão, após ter adquirido a Jaguar...

Veja-se a KIA, abriu um centro de design na Europa, construiu/adquiriu fabricas na Europa e agora é o que se vê...

Last edited:
Vou aqui repetir-me pela milionésima vez.

Grupos Multimarca não funcionam eternamente !

Principalmente se umas concorrem com as outras no mesmo segmento, com o mesmo tipo de filosofia, variando uns plásticos e o preço.

Umas marcas começam a comprar outras para aniquilar a concorrência e depois metem-na dentro de casa, tentam baralhar e dar de novo, mas para uma marca sobreviver, outras acabam por dar o sangue...

Que comprassem a concorrência e fizessem desaparecer a "marca", aproveitando as infra-estruturas, concordava, de outra forma, corre mal.

Veja-se pelo que tem passado o Grupo Fiat, que exceptuando a Ferrari (que não pertence à FIAT AUTO, sublinhe-se), nunca há dinheiro para apostar naquilo que não é FIAT, ora investem tardiamente na Lancia, destróem-na, retirando-lhe o ser e como não dá frutos viram-se para a Alfa Romeo, que apesar do bom trabalho, por vir MUITO tarde o investimento, agora também já não compensa (segundo palavras do novo CEO FIAT).

O Grupo VW, se calhar agora amealhando a marca Porsche também, vai ficar assim cheio de conflitos internos e ou se livra de algumas marcas do mercado, ou pelo menos de alguns mercados, ou então vai haver sangue e muitos, mas muitos prejuízos.

Bem faz (fez) a Ford (e viu-se que resultou), que se livrou do "monte" de marcas que detinha e agora vai apostar a 100% na Marca FORD, independentemente dos acordos paralelos que possa ter ou ainda vir a ter com outros construtores para partilha de motores, plataformas, etc.

Aceita-se, digamos um pequeno grupo, como por exemplo a BMW, que tem mais 2 marcas, mas em nada interferem com A MARCA.

O caso da PSA, já esteve pelas ruas da amargura, quando fazia 106 e saxos com as mesmas portas, capot, etc, mas a tempo lembrou-se que podia ter dois tipos de cliente, o do 207/308 e o do C3/C4, arriscou um bocadinho no C5, que se tornou (muito apetecível), mais alemão e entrou no campo reservado ao substituto do 407.

Por isso voltando ao Grupo a que pertence a SEAT e ao cerne da questão, é difícil justificar um R8, ao lado de um Gallardo, a existência de uma Lamborghini, quando a Porsche necessitará de puxar pelos galões nos Super Sport, visto ter andado a ser INSTITUIÇÃO FINANCEIRA, criando carros para fazer muito dinheiro e comprar a VW...agora de nada serve ter camiões e mini cayman/boxster, para isso há outras marcas dentro do grupo.
A Bugatti, já tem o destino traçado como carroçador e não como construtor, a Bentley, por enquanto ainda justifica a sua existência.
Para a Skoda e para Seat a nível MUNDIAL, a VW chega.

Por isso, é natural que quando uma destas pequenas não deitam sumo quando são expremidas, se deitem fora.

[;)]

Afirmar que a Seat é a exclusiva culpada pela situação em que se encontra é equivalente a afirmar-se que as sucessivas governações portuguesas das últimas duas décadas são as culpadas pela situação em que nos encontramos agora (e pela pressão exercida do exterior nas últimas semanas).

Back