Um pequeno conselho

lviegas

New member
Boas pessoal,

Precisava de um pequeno conselho. Bem não eu mas sim um familiar. Este viu que eu estou a tirar a licenciatura e que irei terminar em breve já perto dos 30 anos e decidiu que talvez lhe interessava igualmente progredir um pouco na carreira e talvez ganhar um pouco mais. Ele sempre trabalhou em fábricas em linhas de produção, mas neste momento a fabrica onde trabalha precisa de pessoas qualificadas e deu-lhe a hipótese de fazer uma formação de 1 ano e pouco como Técnico de manutenção e Programação CNC.

A formação pelo que vimos no conteúdo programático é bastante completa mas é ministrada pelo IEFP.

Acham que este tipo de formação tem futuro não só em Portugal mas principalmente no Estrangeiro, visto que um dos objectivos dele é emigrar? Apesar de muitos não acharem correcto (eu não opino sobre isso pois a vida é dele), ele está a ponderar fazer a formação e caso o valor salarial não se altere ele iria tentar emigrar.

O que acham sobre este assunto? Eu já dei o meu feedback mas ele pretendia ouvir mais pessoas. Na familia não vale a pena pois todos acham que ele é velho demais (29 anos lol)

Obrigado

Eu estou a tirar a licenciatura e devo acabar aos 30. Com calma pois trabalho e estudo.

No caso dele é uma formação profissional EFA (Formação para adultos). Ele tem 29 anos e andava indeciso eu é que puxei por ele mas mesmo assim ele anda indeciso sobre a empregabilidade desse curso tanto aqui como no estrangeiro (UK, Suiça, frança, etc...)

Boas pessoal,

Precisava de um pequeno conselho. Bem não eu mas sim um familiar. Este viu que eu estou a tirar a licenciatura e que irei terminar em breve já perto dos 30 anos e decidiu que talvez lhe interessava igualmente progredir um pouco na carreira e talvez ganhar um pouco mais. Ele sempre trabalhou em fábricas em linhas de produção, mas neste momento a fabrica onde trabalha precisa de pessoas qualificadas e deu-lhe a hipótese de fazer uma formação de 1 ano e pouco como Técnico de manutenção e Programação CNC.

A formação pelo que vimos no conteúdo programático é bastante completa mas é ministrada pelo IEFP.

Acham que este tipo de formação tem futuro não só em Portugal mas principalmente no Estrangeiro, visto que um dos objectivos dele é emigrar? Apesar de muitos não acharem correcto (eu não opino sobre isso pois a vida é dele), ele está a ponderar fazer a formação e caso o valor salarial não se altere ele iria tentar emigrar.

O que acham sobre este assunto? Eu já dei o meu feedback mas ele pretendia ouvir mais pessoas. Na familia não vale a pena pois todos acham que ele é velho demais (29 anos lol)

Obrigado
Que se meta, sem medos! É uma área em que se ele for bom não lhe vai faltar trabalho.

Eu estou a tirar a licenciatura e devo acabar aos 30. Com calma pois trabalho e estudo.

No caso dele é uma formação profissional EFA (Formação para adultos). Ele tem 29 anos e andava indeciso eu é que puxei por ele mas mesmo assim ele anda indeciso sobre a empregabilidade desse curso tanto aqui como no estrangeiro (UK, Suiça, frança, etc...)

Tem mais empregabilidade com o curso do que sem ele...

Podem haver razões para ele não a fazer, mas ser velho não é uma delas..

E se a empresa o apoia nisso é uma boa oportunidade.

Sim a empresa apoia com horario e folgas bem como subida de carreira pelo que ele disse.

Que se meta, sem medos! É uma área em que se ele for bom não lhe vai faltar trabalho.

Pois era o que eu pensava, pelo menos ao ouvir alguns professores da universidade a falar.

Tem mais empregabilidade com o curso do que sem ele...

Sim realmente.

mais velho e tive 3 profissões diferentes num ano!!! velho não é!!!

3? Epá isso sim é ter coragem apr:)

Trabalho na área, se a empresa o apoia nisso e tem possibilidade de subir acho que deve aproveitar.
Arranja trabalho com alguma facilidade aqui em Portugal e lá fora se for a escolha dele.

A área dos CNCs tem boa empregabilidade, mesmo cá em Portugal. Quem seja bom na área emigrará por opção e não por obrigação.

Importante é ter um bom formador, de preferência com experiência prática no ramo, e não daqueles "formadores" que lêem manuais de instruções, como eu já vi... [;)]

Se a empresa o apoia com tempo e ainda tem a hipótese de subir na carreira com isso não vejo onde esteja a dúvida.
A maior parte de nós faz isso com pouco apoio e sem garantias nenhumas. :)

não existe idade limite para a formação, estamos sempre a aprender, e iremos aprender até morrer. Se é a própria empresa que está a levar os funcionários a fazer a formação, então é porque a empresa está a apostar neles. Se isso vai levar a um aumento do ordenado é que só a empresa saberá.

Ele que vá fazer o curso, mas para ontem. Conheço quem tivesse conseguido o emprego de programador CNC e pouco mais sabia que zero. Há ainda bastante procura deste tipo de profissionais.
Se no futuro a empresa onde está não o quiser remunerar de acordo com as novas habilitações, não duvido que arranje emprego na área noutra empresa.

Se a empresa o apoia com tempo e ainda tem a hipótese de subir na carreira com isso não vejo onde esteja a dúvida.
A maior parte de nós faz isso com pouco apoio e sem garantias nenhumas. :)

É isto! Ontem era tarde! E se for descomprometido, sem filhos ou outros compromissos, anteontem é que já era tarde!

quando tirei o meu curso tinha colegas com mais de 30, com filhos, já empregados

a idade jogou a favor deles porque eram pessoas com experiência profissional

Obrigado a todos pelo feedback.

Já lhe mostrei o vosso feedback e ele já se inscreveu no curso. Vai ser um ano de estudo mas no final vai lhe compensar. Apesar de já ser casado e com um filho ainda pequeno, tem o apoio dos pais por isso manter o emprego ou no futuro mudar de emprego ou mesmo de país para ele não deverá ser problema.

Obrigado a todos.

boas, já agora aproveito o titulo do tópico, gostaria que me dissessem qual destas engenharias tem mais empregabilidade? engenharia de materiais ou engenharia alimentar? são duas áreas que me levantam bastante interesse[;)], aguardo a vossa resposta[;)]

Voltar
Superior