Uma dúvida, será rolamentos?

MLopes

New member
Reparei recentemente que se puser o meu carro em ponto morto numa descida, ele perde alguma velocidade, isto é, vou a 100km/h e ele começa a reduzir a velocidade para 90km/h, e ainda é mais notório se for em plano, é quase como se fosse a travar lentamente.... Claro que sem aceleração, o carro vai perder velocidade, mas parece-me algo perro. Não sinto o efeito de "carro embalado" nas descidas.

Assim acho que o carro poderá estar a fazer um esforço maior que o necessário, e consequentemente a consumir mais. No entanto, não noto barulhos nos rolamentos, nem aumentos nos consumos, e nem desgaste anormal nas rodas...

Já alguém passou por situação semelhante? Poderá ser problemas de rolamentos, rodas empenadas?
Faz-me lembrar a situação quando se anda de bicicleta, e ela não está bem oleada (correntes, rodas, eixos) ou afinada, temos de fazer um esforço maior...

Ps: não criticar a questão do ponto morto em descidas, utilizei este método apenas para constatar esta situação..

Poderá ser os travões. Atrás o carro é de discos ou tambores? Levantas o carro e, com ele destravado, vê se alguma roda oferece resistância ao rolamento.

que carro é?
experimenta levantar o carro com o macaco e roda uma roda uma a uma.
se tiver tambor, não custa nada ter uma bomba de travão presa.;)

Um rolamento gripado faz uma zoada díficl de não ouvir.

Deverá ser um problema de travões.

boas malta será que alguem me pode ajudar procuro o chat alfista mas como nunca aqui estive não sei como.

citação:Originalmente colocada por mdc

boas malta será que alguem me pode ajudar procuro o chat alfista mas como nunca aqui estive não sei como.

Aqui não existe nenhum chat alfista.

posso tentar ajudar porque já tive um problema semelhante e era a afinação
do travão de mão.

posso tentar ajudar porque já tive um problema semelhante e era a afinação
do travão de mão.

Embora os travões de estacionamento costumem desafinar ao contrário do que tu dizes, ou seja, travar mal, a tua hipótese também é de considerar.

pode ser muita coisa
direcção desalinhada,jantes enpenadas,pressão inadecuada,pneus ovalizados, transmisão, etc...

citação:Originalmente colocada por brunoclio

Poderá ser os travões. Atrás o carro é de discos ou tambores? Levantas o carro e, com ele destravado, vê se alguma roda oferece resistância ao rolamento.

ora, os rolamentos ouvia-se bem, em casos extremos de desalinhamento de direcção pode ocorrer, mas de certo é travões, não esquecer que as bombas também podem colar e não só as cintas e bombitos.

pode ser muita coisa
direcção desalinhada,jantes enpenadas,pressão inadecuada,pneus ovalizados, transmisão, etc...

Não dramatizemos.
Se o autor diz que não sente nada, 3 ou 4 dessas hipoteses são logo postas de parte.

Obrigado a todos pelas vossas respostas...

O carro é este: http://forum.autohoje.com/topic.asp?TOPIC_ID=86204

Tem travões de discos nas 4 rodas, e as pastilhas estão em bom estado.
O andamento em estrada é bom e até nem sinto grande desconforto, mas reparei neste pormenor.
Os consumos estão entre os 8 a 8,5lt o que considero normal para este carro.
Como se aproxima a inspecção, vou falar com o mecânico para me preparar o carro, e ver a questão dos travões, jantes, rolamentos...
Se alguém tiver mais opiniões...

Se em plano arrancares muito lentamente para a frente e logo de seguida desembraiares poderás sentir se está a prender ou não (travões). Caso os cabos do travão de estacionamento tenham alguma folga (mínima), que devem ter necessariamente, põe de lado a questão do travão de estacionamento demasiado afinado. Também os tubos de travão tr. podem estar entupidos ou cabos trv estac. presos. Pode ter sido revisado de travões traseiros há pouco e estarem os cabos desmasiado justos. Se tocares nas jantes após um percurso de poucas travagens e houver uma muito mais quente atrás, anda essa roda presa.

Back