Uma espécie de Consultório de Saúde....mas à borla !

Um primeiro balanço á actividade deste tópico, parece-me francamente positiva.

Pouco mais de 24 horas após a sua criação, setecentas e muitas visitas com mais de cinquenta respostas.

Parece que estámos a ajudar o pessoal do Forum.[;)]

Era esse o principal objectivo, quando isto arrancou ...

Com mais afluência que a Consulta Externa de muitos Hospitais Privados ditos grandes [;)]

- Estou com um atraso mínimo do período (Ainda só de um dia) mas como andamos a "treinar", hoje fiz o teste de gravidez que, infelizmente, deu negativo... [s)]

Muito cedo... 1 dia?? Apesar do que dizem os kits, se derem + com 1 semanita de atraso já é muito bom. Por isso calma e espera 1 semana antes de voltar a gastar 10€ [;)]

Dador de Medula Óssea

Dador de Medula Óssea

Ora como este é um local de «Consulta de Saúde», vou lançar um tema que se mantém, cada vez mais, com muita actualidade...Doar/Dar Medula ( Óssea ).

Pois é existe um Banco Nacional de Dadores de Medula, mas é fundamental que esse Banco se torne cada vez maior.

Para tal, basta que cada um de nós, quando tiver disponibilidade, se dirija a um dos Centros de Histocompatibilidade existentes em Lisboa e no Porto e se ofereça para potencial dador de Medula Óssea.

Ser-lhe-á efectuada uma simples colheita de sangue, e ficará automaticamente registado na Base de Dados.

Se um dia vier a ter a felicidade de poder salvar uma vida através da doação da sua Medula Óssea, será contactado para se iniciar o processo de colheita, que é indolor e se faz numa máquina em tudo idêntica a uma Máquina de Hemodiálise.

Fica a Mensagem...

Last edited:
Sansoni7, em primeiro lugar, parabéns pelo tópico que me parece ser de grande utilidade, apesar de esperar não ter que cá vir...[;)]

Fiquei com uma curiosidade: como se processa a doação de Medula Óssea?:confused:

A minha maria fez o teste ao 2º dia da falta, e deu positivo....

Acho que os testes de gravidez, desde que sejam feitos como deve de ser são credivéis.

Miss Risos, há que continuar a tentar ; )

Cump.

Sansoni7, em primeiro lugar, parabéns pelo tópico que me parece ser de grande utilidade, apesar de esperar não ter que cá vir...[;)]

Fiquei com uma curiosidade: como se processa a doação de Medula Óssea?:confused:

Viva
Tal como escrevi acima, a doação de Medula Óssea processa-se de uma forma muito idêntica á Hemodiálise.

Através de um cateter que é colocado numa veia do dador, o sangue passa por uma máquina onde é como que filtrado para lhe serem retiradas umas determinadas células ( o Organismo do dador não sentirá a falta delas pois produzirá mais logo de seguida ! ).

Essa células serão «tratadas» para serem transfundidas ( isso mesmo, como uma transfusão de sangue) ao doente numa fase posterior á colheita.

Todo este processo é praticamente indolor para o dador de medula, tem a duração de poucas horas, e, regra geral, não surgem complicações.

De qualquer forma, o facto de, com este gesto se estar a salvar uma vida, vale bem o pequeno incómodo que se possa ter de suportar.

Ah...os parabéns são para ti que passáste por cá, sinal de que esta temática também tem interesse «ao pessoal dos carros» [;)]

Muito cedo... 1 dia?? Apesar do que dizem os kits, se derem + com 1 semanita de atraso já é muito bom. Por isso calma e espera 1 semana antes de voltar a gastar 10€ [;)]

Pois, é o que vamos fazer... Obrigado pela informação...Daqui a uma semana dou novidades... de preferência positivas...[;)]

Pois, é o que vamos fazer... Obrigado pela informação...Daqui a uma semana dou novidades... de preferência positivas...[;)]

Em princípio, quanto mais dias de atraso do período menstrual, maiores serão os niveis hormonais próprios da gravidez e, por consequência, mais fácil será o respectivo teste dar resultados positivos.

Assim, resta-te esperar mais uns dias para ver se aparecem boas notícias. [kiss]

Em princípio, quanto mais dias de atraso do período menstrual, maiores serão os niveis hormonais próprios da gravidez e, por consequência, mais fácil será o respectivo teste dar resultados positivos.

Assim, resta-te esperar mais uns dias para ver se aparecem boas notícias. [kiss]

Espero bem que valha a pena... Estamos desejosos que esta gravidez apareça... [:p] Mas também sabemos que nem sempre é como queremos...

Sansoni7, tenho que te dar os meus parabéns por este excelente tópico, bem como a todos os intervenientes. apr:) apr:) apr:)

Continuação de bons esclarecimentos e ajudas.

[;)]

Sansoni7, tenho que te dar os meus parabéns por este excelente tópico, bem como a todos os intervenientes. apr:) apr:) apr:)

Continuação de bons esclarecimentos e ajudas.

[;)]

Muito Obrigado...oxalá se consiga ajudar alguém.

«Ajudar»... afinal é este o lema do pessoal do TT .[:D]

Agora sou eu que preciso de ajuda (help) [:D]

Estava a tomar proteina de uma certa marca, e resolvi comprar outra proteina mas pertence exactamente à mesma marca da anterior, a única diferença é que tem mais sódio que a anterior que eu tomava!
Resultado: Quando tomei esta proteina fiquei mesmo a sentir-me muito estranho, parecia bloqueado e sem conseguir prestar atenção a nada, parecia que estava a ficar com sintomas de gripe (e das fortes), além disso fiquei com grandes dores de cabeça... eu penso que seja do sódio que esta proteina traz a mais, mas não tenho a certeza, se alguém puder dar uma explicação mais concreta agradecia. [;)]

Agora sou eu que preciso de ajuda (help) [:D]

Estava a tomar proteina de uma certa marca, e resolvi comprar outra proteina mas pertence exactamente à mesma marca da anterior, a única diferença é que tem mais sódio que a anterior que eu tomava!
Resultado: Quando tomei esta proteina fiquei mesmo a sentir-me muito estranho, parecia bloqueado e sem conseguir prestar atenção a nada, parecia que estava a ficar com sintomas de gripe (e das fortes), além disso fiquei com grandes dores de cabeça... eu penso que seja do sódio que esta proteina traz a mais, mas não tenho a certeza, se alguém puder dar uma explicação mais concreta agradecia. [;)]

Viva
Esta não é a minha área, de qualquer forma, o Sódio é um elemento de muita importância no funcionamento do nosso organismo.

Quando os níveis de sódio se encontram elevados no nosso organismo, a consequência primeira é a retenção de água, a sede e o aumento da tensão arterial.

Por isso, como se costuma dizer, cuidado com a brincadeira.

Os sintomas que referes podem ser sinal de hipernatremia ( aumento do nível de sódio no sangue).

Para mais esclarecimentos, passa por aqui:
http://www.manualmerck.net/?url=/artigos/%3Fid%3D163%26cn%3D1281

Se continuares com dúvidas, dispõe.[;)]

Viva
Esta não é a minha área, de qualquer forma, o Sódio é um elemento de muita importância no funcionamento do nosso organismo.

Quando os níveis de sódio se encontram elevados no nosso organismo, a consequência primeira é a retenção de água, a sede e o aumento da tensão arterial.

Por isso, como se costuma dizer, cuidado com a brincadeira.

Os sintomas que referes podem ser sinal de hipernatremia ( aumento do nível de sódio no sangue).

Para mais esclarecimentos, passa por aqui:
http://www.manualmerck.net/?url=/artigos/?id=163&cn=1281

Se continuares com dúvidas, dispõe.[;)]

Hum, estive a ler o link que indicaste e assustei-me um pouco com o que está lá escrito! :eek:

Vá lá que eu só tomei 4 tomas desta proteina, por sorte sou bastante sensivel a suplementos, assim sei logo se certa substancia me está a fazer mal ou não. Deixei de tomar e fiquei logo como novo... [:blush:]

Obrigado pela informação. [;)]

Assustado ?

Assustado ?

Não devemos assustar, mas nestas coisas dos suplementos, acho que, como é um tema sério e, por vezes perigoso, acima de tudo devemos falar/escrever a verdade.

Por isso, primeiro expliquei, depois deixei o link para complementar a informação.

Ainda bem que tudo já está resolvido.[;)]

Insistência

Insistência

Sem querer correr o risco de me tornar chato, deixem-me voltar ao tema _ Doação de Medula Óssea .

Profissionalmente, vivo de perto com situações, em que arranjar um dador de medula compatível , é só a diferença entre Viver e Morrer...

Agarrem esta causa...
Não deixem de poder contribuir para a felicidade dos outros...

apr:) apr:) apr:)

Sem querer correr o risco de me tornar chato, deixem-me voltar ao tema _ Doação de Medula Óssea .

Profissionalmente, vivo de perto com situações, em que arranjar um dador de medula compatível , é só a diferença entre Viver e Morrer...

Agarrem esta causa...
Não deixem de poder contribuir para a felicidade dos outros...

apr:) apr:) apr:)

De qualquer das maneiras, sabes que a probabilidade de encontrar um dador compatível, sem ser familiar, ainda por cima numa população com a nossa dimensão, é ínfima, certo?

De qualquer das maneiras, sabes que a probabilidade de encontrar um dador compatível, sem ser familiar, ainda por cima numa população com a nossa dimensão, é ínfima, certo?

Isso é relativo,ate posso ir la ver se sou compativel e ter a sorte de puder ajudar alguem.Tem que se tentar.

Ja agora o banco de dados é global ou é so para o nosso País?

Ínfima?!

E depois...

Vale sempre a pena ser mais um a acrescentar á base de dadores...

Quem sabe se um dia essa ínfima probabilidade vira certeza absoluta?

Ah...o banco de dados, apesar de sediado no país, disponibiliza a informação para todo o Mundo !

Assim, as probabilidades da medula de cada um, poder ser compatível com um doente que dela necessite, aumentam...e muito.

Vá, força, vai lá...quem sabe se tens alguém á espera ![;)]

Back